Novo conceito de acção directa, ou nova figura jurídica?

O deputado do PS, Ricardo Rodrigues, apropriou-se dos gravadores de dois jornalistas da revista Sábado que o entrevistavam.
Ricardo Rodrigues ficou ofendido com o teor das perguntas (pensaria que lhe iam perguntar se achava suficientes as ajudas de custo para deslocação dos deputados aos Açores e foram fazer-lhe umas perguntas......como dizer?....Sensíveis, sim é isso, sensíveis!) e retirou os gravadores aos jornalistas, num acto que classificou de acção directa.
Bem sei que Ricardo Rodrigues é advogado, mas permita-me que procure densificar o conceito, sem preocupações de exaustividade hermenêutica, nem de exaustão para os eventuais leitores.
Então cá vai:
A doutrina portuguesa ensina que acção directa é o recurso à força (às vias de facto) para realizar o próprio direito.
Ou seja, estamos perante acção directa quando o indivíduo recorre à força como forma de realizar um direito seu.
E qual era o direito que o deputado Ricardo Rodrigues queria ver realizado?
A julgar pelo teor das suas declarações, posteriores a este episódio, o seu direito ao bom nome.
Um direito que, quando violado, ou em risco de violação, costuma ser assegurado com recurso às vias judiciais.
Por exemplo, com recurso a uma figura que ficou muito célebre muito recentemente - a providência cautelar.
Numa outra nota, furto é geralmente definido como a subtracção, com ilegítima apropriação, para si ou para outrem, de uma coisa.
Tendo em atenção estes conceitos, o deputado Ricardo Rodrigues terá criado doutrina ao classificar o acto de surripiar os gravadores aos jornalistas que o entevistavam como acção directa.
Não é hábito assistirmos à criação de doutrina por parte dos nossos representantes na Assembleia da República.
Só essa novidade já justificaria este post.
Mais importante, estou em crer que o deputado Ricardo Rodrigues poderá inclusivamente estar a caminho de criar uma nova figura jurídica, que poderá eventualmente vir a ser classificada como furto directo, e que será o direito reconhecido a quem se sentir incomodado com as perguntas que lhe são feitas de se apoderar dos meios utilizados para gravar as respostas.
Teríamos assim o furto directo de gravadores, máquinas fotográficas, máquinas de filmar, apontamentos, telemóveis, .....as possibilidades são infinitas.
Ricardo Rodrigues já veio apresentar publicamente as suas razões e justificar a sua actuação.
Na conferência de imprensa, lá estava presente Francisco Assis, "O Solidário" (está a ter uma semana particularmente penosa e infeliz, o líder parlamentar do PS. Acontece...).
Resta agora esperar ansiosamente para verificar se a doutrina é seguida e se é realmente criada uma nova figura jurídica.
Se tal acontecer, estas imagens ficarão para sempre gravadas na memória dos portugueses.
Se não acontecer nada, ficam gravadas aqui no Devaneios.

Comentários

  1. Caro Pedro Coimbra,

    Acho que, realmente, os jornaliastas mostraram ser muito sádicos ao perturbarem a serenidade de um senhor deputado que tem tido os seus AZARES!!! Mas tem acho pouco sensato que o seu partido tenha feito dele deputado e, depois detentor de tandos cargos ligados à ética, ele que tem tido azares. Quem tem ropensão para os azares, e ontem teve mais outro (!!!) não deve ser escolhido para nada de resposnabilidade. Os deputados como representantes dos eleitores podem tranamitir azar a Portugal e, por isso, os azarentos devem ser evitados.

    E assim vai Portugal para o buraco levado pelas mãos de incompetentes e incapazes que depois se desculpam com os seus azarea!!!

    Um abraço
    João
    Do Miradouro

    ResponderEliminar
  2. Após a aceitação tácita da corrupção fica agora também a livre arbítrio o exercício da justiça pelas próprias mãos. Ao contrário, este fulano devia ser condenado com pena agravada por abuso de poder e presunção ilícita de impunidade.

    ResponderEliminar
  3. De certeza que numa outra ocupação do rectângulo mais ocidental da europa fizemos muito mal aos deuses. E os deuses agora vingam-se!

    ResponderEliminar
  4. Os vossos comentários já me fizeram rir um bom bocado.
    Agora tenho a certeza que vou ter sonhos bonitos esta noite.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. E o que o Pedro ainda provavelmente não sabe, é que o homúnculo foi eleito para o Conselho Superior de Segurança Interna!
    Logo mais, informação no Rochedo.
    PS- Gostei do novo look destes Devaneios

    ResponderEliminar
  6. Um abraço Carlos.
    Vou fazer uma visita ao Rochedo agora.
    O look (azulão, carago!!) fica sempre bem!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares