Relojoaria de luxo


A marca hoje em destaque, Jaquet Droz, foi fundada por Pierre Jaquet Droz, um relojoeiro afamado pelas suas criações, que iam de relógios de pulso e bolso, a relógios de parede de rara beleza e sofisticação.
Jaquet nasceu em La Chaux-de-Fonds em 28 de Julho de 1721, a mesma localidade onde viria a estabelecer a sua manufactura.
Pierre Jaquet Droz começou a criar relógios em 1740, na altura relógios de pêndulo com caixas de grandes dimensões.
O seu sucesso e esforço permitiram que abrisse três manufacturas (uma em La Chaux-de-Fonds em 1738, outra em Londres em 1774, a última em Genebra em 1784).  
Em 1756 Jean-François Leschot começou a trabalhar com Pierre Jaquet Droz e, em 1769, associaram-se formalmente.
Pierre Jaquet Droz viaja para Espanha em 1758 e o Rei espanhol adquire seis criações suas.
A fama permite-lhe abrir nova manufactura em Londres, a qual, por sua vez, lhe permite o acesso ao mercado oriental.
Com criações suas em exibição no Museu de Arte e História em Neuchatel (The Lady Musician, The Draughtsman e The Writer, todas de 1773) Pierre Jaquet Droz ficou famoso não só pela sua criatividade, mas também pela extrema beleza das peças que criava.
Características que ainda se mantêm nos nossos dias.
Alguns exemplos de relógios da marca:
O mais famoso, e mais caro, modelo da marca é este Jaquet Droz La Chaux-de-Fonds 1738 Quantieme Perpetuel Circlee, aqui em caixa de ouro branco, movimento automático, à venda por um preço na ordem dos 54 000 Us dólares.


O mais emblemático dos modelos da marca, e meu favorito, é este Jaquet Droz Hommage Geneve 1784 Grande Seconde, aqui em caixa de ouro branco, movimento automático e um preço a rondar os 18 000 Us dólares.

Comentários

Mensagens populares