Grandes portugueses (vivos)

Hoje o destaque vai para um actor, Joaquim António Portugal Baptista de Almeida, nascido em Lisboa em 15 de Março de 1957.
O actor português vivo mais famoso internacionalmente, Joaquim de Almeida já filmou em quase todo o Mundo - Europa, Estados Unidos, América do Sul (Brasil e Argentina).
Joaquim de Almeida, que se tornou cidadão americano em Outubro de 2005, deixou Portugal aos 18 anos de idade porque queria contiuar os seus estudos e o Conservatório de Lisboa estava fechado, temporariamente, no seguimento dos acontecimentos posteriores à revolução de Abril de 1974.
Viveu em Viena, onde exerceu várias profissões, incluindo a de jardineiro.
Foi aí que conheceu a sua primeira esposa, uma pianista, e ambos mudaram para Nova Iorque em 1977, onde a sua esposa iria prosseguir os seus estudos.
Novamente, Joaquim de Almeida, como forma de custear os seus estudos no Actor's Studio, trabalhou como barman e criado de mesa.
Já como actor, Joaquim de Almeida participou em inúmeros filmes em português, inglês, espanhol, françês, italiano e alemão, tudo línguas em que é fluente.
Na televisão apareceu nas séries 24 e CSI: Miami, mas a sua maior notoriedade deve-se ao cinema e a filmes como Clear and Present Danger, Desperado, Behind Enemy Lines, Guerrilla e The Burning Plain.
Ainda que naturalizado americano, Joaquim de Almeida continuou a representar em filmes de realizadores portugueses tais como Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, Um Tiro no Escuro, de Leonel Vieira, Os Imortais e Call Girl, ambos de António Pedro Vasconcelos.
O seu timbre de voz faz com que seja também frequentemente solicitado para aparecer em filmes de animação, como é o caso dos filmes da série Batman.

Comentários

Mensagens populares