Grandes portugueses (vivos)

A personalidade hoje em destaque é uma cantora, Dulce Pontes, nascida a 8 de Abril de 1969 no Montijo. 
Dulce Pontes estudou piano mas acabaria por se tornar cantora depois de participar num concurso na sua cidade natal, na altura com 18 anos de idade.
Ao mesmo tempo, apareceu também regularmente na televisão e no teatro como actriz.
No ano de 1991 ganha o Festival da Canção em Portugal com a canção Lusitana Paixão.
Mas o seu grande salto para o estrelato aparece com a gravação de canções cantadas anteriormente por Amália Rodrigues, acima de todas a famosa Canção do Mar, que Richard Gere escolheu para banda sonora de um dos filmes que protagonizou (Primal Fear) e que Sarah Brightamn cantaria mais tarde com o título Harem.
Apesar de ter o seu nome ligado ao universo do fado, Dulce Pontes evoluiu ao longo dos anos para uma cantora que se pode inserir no género que se conhece por World Music.
Com colaborações com inúmeros grandes nomes da música, podem-se destacar as colaborações com Cesária Évora, Caetano Veloso, Marisa Monte, Carlos Núñez, the Chieftains, Kepa Junkera, Eleftheria Arvanitaki, George Dalaras e Andrea Bocelli.
A mais conhecida, no entanto,  será a colaboração com o compositor italiano Ennio Morricone que deu origem a um álbum, do qual não resisto a deixar aqui uma música.
 

Comentários

Mensagens populares