Quando todos perdem
Em A Arte da Guerra, Sun Tzu ensinava como vencer batalhas até acabar por vencer a guerra. Fosse no campo de batalha ou no dia a dia, nas nossas vidas, aquela seria a estratégia a seguir para se poder ser um vencedor. Esta semana que agora terminou permitiu perceber que Sun Tzu não foi lido, ou pelo menos compreendido, em muitas latitudes. Não foi compreendido desde logo no Médio Oriente. Porque ninguém, mas absolutamente ninguém, ganhou nada com aquela guerra estúpida. Os iranianos ficaram com um país parcialmente destruído e clamaram vitória. Perderam grande parte da marinha, do exército, perderam todos os líderes, e ainda assim clamaram vitória. Porque conseguiram afectar a economia mundial durante alguns meses com reflexos inevitáveis no futuro?? Já os americanos clamaram vitória porque deixaram o urânio intocado, com toda a probabilidade de vir a ser enriquecido e transformado em arma nuclear pelos iranianos mais à frente no tempo? Ou porque cont...







