Uma boa escolha


O anúncio do nome de Alexis Tam Chin Weng para exercer a função de porta-voz do Governo parece-me uma boa notícia.
Tenho uma boa relação pessoal com o Dr. Alexis Tam, que já vem de há alguns anos, quando vivíamos no mesmo prédio.
Mas não é essa boa relação pessoal que tolda a minha percepção ou influencia o meu juízo.
No plano puramente teórico, dificilmente a escolha poderia recair numa personalidade mais qualificada.
Digo isto porque julgo que o Dr. Alexis Tam reúne um conjunto de qualidades que são únicas e que o tornam na personalidade indicada para exercer a função de ser a cara do Governo perante os órgãos de comunicação social e a população.
O Dr. Alexis Tam é uma pessoa culta, com Mundo, com longa experiência na Administração, extremamente profissional e dedicada, com facilidade de contacto com o público e com a imprensa, e, last but not least, bilingue, característica que lhe permite dialogar com os órgãos de comunicação social das duas línguas oficiais, sem necessidade de recorrer a intérpretes, com as dúvidas e incertezas que tantas vezes se geram nessas situações.
Mais, sendo Chefe de Gabinete do Chefe do Executivo, terá um conhecimento priveligiado das várias áreas de governação e das várias opções políticas a serem seguidas.
Confesso que estava à espera de mais uma personalidade cinzenta, baça, na linha e tradição a que temos sido habituados ao longo dos anos.
O anúncio, já confirmado pelo próprio, do nome do Dr. Alexis Tam, constitui uma boa surpresa.
E tem tudo para dar certo.
Mais, demonstra que há gente preparada para exercer funções de grande peso e visibilidade sem ter de se recorrer sistematicamente aos nomes que já enjoam só de serem pronunciados.

Comentários

Mensagens populares