Só o Porto reage assim

A equipa do Porto, o clube e a sua estrutura, são únicos em Portugal.
Afirmo-o assim, sem qualquer receio de ser desmentido.
A passar por um período conturbado, com os famosíssimos castigos, mais as lesões arrealiadoras em unidades extremamente importantes (Rodriguez, Fárias, agora Orlando Sá outra vez), com uma sucessão de jogos terrivel (a seguir ao Arsenal e ao Braga, agora vem o Sporting em Alvalade), a equipa do Porto, onde outros claudicariam, vai buscar forças e motivação.
E nisso é mesmo única.
Ontem, uma goleada sobre o Braga (5-1), com os bracarenses a sofrerem ontem quase tantos golos (5) como em todos os jogos anteriores (tinham sofrido 8).
A classe da equipa do Porto foi determinante para estes números, alicerçados numa exibição de encher o olho.
Mas também as debilidades do Braga.
Domingos foi-as disfarçando, mas ontem estiveram todas presentes - não há o hábito de ganhar, de estar envolvido numa luta titânica como é a luta para ser campeão, não há jogadores de classe, não há muitas alternativas credíveis.
Há, sim, uma equipa espremida ao máximo.
Para ajudar à festa, ontem até Domingos foi infeliz em algumas das opções que tomou.
Do outro lado, uma equipa com uma estrutura mental e uma mentalidade competitiva incomparáveis, e onde se destacam alguns jogadores de classe pura.
Rúben Micael foi uma das melhores aquisições que o Porto fez nos últimos anos (tem o "espírito do Dragão", joga de cabeça levantada, é arrogante, no bom sentido...é um craque!).
Mas também Varela (as mudanças de velocidade e de direcção do garoto deixam a cabeça em água a quem tem a dolorosa tarefa de o marcar), Falcao (joga muito e marca muito), Álvaro Pereira (quem é que se lembra de Cissokho?).
Com Raúl Meireles ao seu melhor nível, mais as formiguinhas laboriosas (Fernando, a dupla de centrais e Fucile), está explicada a goleada de ontem.
Inevitável a pergunta - e se houvesse Hulk em vez de Mariano?
Ainda há muito campeonato para disputar.
Depois do jogo de ontem, que tanta gente se apressou a vaticinar seria o do afastamento definitivo do Porto da luta pelo título, continuam três equipas à procura do título de campeão.
Uma vitória em Alvalade na próxima jornada, e os níveis de motivação da equipa do Porto ficam num pico díficil de derrubar.
Mas, seja qual for o resultado, o jogo de ontem confirmou (se dúvidas ainda havia) - o Porto é único!

 

A crónica d'A Bola aqui http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=194499

Comentários

Mensagens populares