Será que a esquerda quer Cavaco como Presidente?

A notícia da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da Republica deixou-me (duplamente) surpreso.
E, acreditem, nos dias que correm, já poucas notícias me surpreendem.
A candidatura de Fernando Nobre, o médico que dirige a AMI, a acreditar no que noticia o "i", seria a resposta da "ala soarista" à candidatura de Manuel Alegre.
Mário Soares nunca vai perdoar a Manuel Alegre a humilhação nas presidenciais de 2006.
Como se o culpado daquela hecatombe fosse Manuel Alegre e não a enorme vaidade e presunção de Mário Soares!
A ser assim, e aqui já não me surpreendo nada, a área mais à esquerda dentro do PS já conta com dois candidatos no terreno.
Nenhum deles apoiado formalmente pelo PS.
Nem pelo Bloco, partido ao qual os dois candidatos "piscam o olho".
Admitindo que o PCP vai apresentar o seu candidato (apresenta sempre, resta saber o nome), passam a ser três candidatos, todos a ocuparem um espectro político-partidário que abrange a ala "soarista" do PS, o Bloco de Esquerda e o PCP.
Agora admitamos que nenhum destes nomes agrada ao directório do PS, como parece óbvio pelas declarações das mais destacadas figuras do partido sempre que são confrontadas com o tema.
O que vai fazer o PS?
Não vai apoiar Cavaco, pois não?!
Aparecerá então outro candidato, este já do agrado do aparelho (esqueçam António Vitorino, António Guterres, Ferro Rodrigues, que não os estou a ver metidos neste folhetim).
Passam a ser quatro!
Num cenário como este, basta a PSD e CDS reunirem forças à volta de Cavaco, o que não será muito complicado, como também não será muito complicado ir buscar uns votos aos socialistas descontentes, e Cavaco quase não precisa de fazer campanha para ser reeleito.
A esquerda quererá Cavaco como Presidente, ou Sócrates tem aqui uma dor de cabeça ainda maior que a licenciatura, a "Face Oculta, o "Freeport", as escutas, a TVI e a PT, todos somados?


Comentários

Mensagens populares