Grandes portugueses (vivos)
A cantora lírica soprano Bárbara Barradas hoje em destaque.
Iniciou a sua carreira musical aos 8 anos de idade, como solista, no Coro Infantil dos Jovens Cantores de Lisboa.
Aos 9 anos de idade ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional.
Contudo, o seu objectivo na música sempre se vocacionou para o canto, pelo que aos 18 anos de idade concorreu ao curso de Canto da E.M. do Conservatório Nacional, frequentando a classe do professor José Carlos Xavier, com quem estudou durante 3 anos, até ao ano lectivo 2005/2006.
Com esta classe estreou-se num concerto de Natal no Salão Nobre do Palácio Foz, tendo subsquentemente participado em várias actuações públicas.
Em 2005, com 19 anos de idade, ganhou o prémio Bocage, do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi, tendo no âmbito deste certame, actuado em concertos no Forum Luísa Todi e no Teatro Nacional de São Carlos.
Participou na Master class com a grande cantora Mara Zampieri.
Em 2006 participou no curso de verão Opera Plus.
Em 2007 participou como convidada do pianista João Crisóstemo na Master Class de lieder, para os alunos de Mestrado da E.S.M.L, com professor o Walter Moore.
Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, no ano lectivo de 2006/2007, iniciou os seus estudos superiores em Canto, entrando directamente para o 2º ano na Guildhall School of Music and Drama onde estuda com Susan Waters.
Foi premiada com uma bolsa de estudo – Vasconcellos Award - dada pela G.S.M.D.
Participou igualmente em várias actuações, nomeadamente no Concerto de Música Russa, inserido num ciclo de concertos de Canção do sec.XIX, dirigidos por Graham Johnson.
Finalizou o concerto de Aria Class, (dirigido por Laura Sarti), com a aria de Nanetta da ópera Falstaff (Verdi).
Cantou em recitais a solo, em igrejas de Londres.
Participou no Côro da ópera Cavelleria Rusticana (Mascagni), interpretada em versão concerto no Auditório Principal do Barbican Center.
No âmbito dos "Concertos Abertos" emitidos em directo pela Antena 2, apresentou-se a solo com o pianista João Crisóstemo mas a sua fama chegaria com a participação no musical West Side Story.
Comentários
Enviar um comentário