Relojoaria de luxo

A marca que todos conhecem, a mais popular, o símbolo de estatuto (não concordo, mas enfim....) -  a Rolex SA.
Os relógios Rolex são instantaneamente reconhecidos, simbolizam status, e a marca foi considerada pela Business Week, no ano 2007, a 71ª entre as marcas mais valiosas do Mundo.
A Rolex, ao contrário de outras marcas de luxo, produz em massa (cerca de 2000 relógios por dia) e estima-se que os lucros da marca atingam os 3 biliões de dólares anualmente.
A história da Rolex remonta ao ano de 1905, ano em que Hans Wilsdorf e o seu cunhado, Alfred Davis, fundaram a empresa "Wilsdorf and Davis" em Londres.
A empresa importava os movimentos criados pelo suíço Hermann Aegler para Inglaterra, onde eram colocados em caixas de alta qualidade concebidas localmente.
Estes relógios eram então vendidos a joalheiros que, por sua vez, colocavam a respectiva marca no mostrador, ficando a marca "W&D" na caixa dos relógios.
No ano de 1908, Wilsdorf registou a marca Rolex e abriu um escritório em La Chaux-de-Fonds, Suíça.
No entanto, a empresa Rolex só seria oficialmente registada a 15 de Novembro de 1915.
No ano de 1919 Wilsdorf mudou a sede da empresa para Genebra onde foi finalmente estabelecida a Rolex Watch Company.
Mais tarde a denominação da marca seria mudada para Montres Rolex, SA, e, finalmente, Rolex, SA.
Após a morte da sua esposa em 1944, Wilsdorf criou a fundação Hans Wilsdorf Foundation, à qual legou todas as acções que detinha na Rolex, SA, assegurando assim que alguns dos lucros da empresa se destinariam à caridade.
A empresa é ainda detida por um fundo privado de acções e obrigações, sem cotação bolsista.
Nas centenas de modelos de relógios de Rolex que são transaccionados, escolho três para destacar - os dois mais emblemáticos e um dos modelos mais elegantes e que foge ao design tradicional dos relógios Rolex.
O primeiro, este Platinum Rolex President, caixa e pulseira em platina, certificação de cronómetro (COSC), movimento automático, preço na ordem dos 25 000 US dólares.


O segundo, este Rolex Daytona, o modelo que Paul Newman celebrizou, caixa em ouro branco, moviemnto automático, certificação COSC, preço na ordem dos 20 000 US dólares.



Finalmente, este Rolex Cellini, modelo Cellinium, caixa em platina, movimento de carga manual, preço na ordem dos 10 500 Us dólares.


Comentários

Mensagens populares