Prognósticos antes do fim dos jogos (Grupo C)

O Grupo C tem uma selecção claramente favorita (Inglaterra) e outras três extremamente equilibradas e que irão discutir entre si a outra vaga na fase seguinte.
A selecção inglesa é vista por muitos como uma das favoritas à vitória neste Mundial.
Não comungo dessa opinião.
Os ingleses têm grandes jogadores (Terry, Lampard, Gerrard, Rooney, depois de perderem Ferdinand por lesão), têm um grande treinador (Fabio Capello) mas ainda não conseguiram formar uma boa equipa e não apresentam alternativas credíveis aos habituais titulares.
A experiência, e classe, de alguns jogadores e do treinador, não chegarão para disfarçar essas insuficiências - a ausência de uma equipa e de alternativas.
Favoritos a ganhar o Grupo, mas não mais do que isso.
A selecção americana julgo que será, potencialmente, a mais fraca do Grupo.
Treinada por Bob Bradley, a selecção americana tem como principais vedetas jogadores com alguma veterania (Oguchi Onyewu, do Milan, Landon Donovan, do LA Galaxy) e um jovem (Michael Bradley, do Borussia Mönchengladbach).
Não acredito que tenha argumentos para passar sequer a primeira fase.
Outra selecção que julgo que não terá grandes hipóteses de brilhar é a selecção argelina.
O seleccionador Rabah Saadane conta com uma série de jogadores que actuam nos principais campeonatos europeus, incluindo Rafik Halliche, do Nacional da Madeira, Hassan Yebda, a jogar no Postmouth depois de ter jogado no Benfica, mas não contam com nenhuma vedeta, nem com uma equipa particularmente sólida ou forte.
Tal como a selecção americana, não acredito que tenha argumentos para passar a primeira fase.
Resta a selecção eslovena, aquela que julgo fará companhia aos ingleses no acesso à segunda fase.
O seleccionador Matjaž Kek conta com uma série de jogadores que jogam em alguns campeonatos de topo na Europa (Bojan Jokić e Boštjan Cesar, no Chievo Verona, Rene Krhin, o jovem craque do Inter, para além do jogador do Nacional da Madeira Nejc Pečnik), que jogam um futebol apoiado, de apreciável técnica, na boa tradição do que era o futebol jogado na antiga Jugoslávia.
Provavelmente acompanharão os ingleses na passagem à fase seguinte.
Mas deverão ficar por aí.

Em resumo:

Um Grupo onde sobressai claramente a selecção inglesa, que não creio poderá ir muito longe neste Mundial, e que deverá ter a companhia da Eslovénia na passagem à fase seguinte.
Não acredito que argelinos e americanos possam discutir essa passagem.
Um dos grupos mais fracos nesta primeira fase.

Calendário;

Inglaterra - Estados Unidos, nop dia 12 de Junho em Rustenburg;
Argélia - Eslovénia, no dia 13 de Junho, em Polokwane;

Comentários

Mensagens populares