Prognósticos antes do fim dos jogos (Grupo H)

O Grupo H antes do Grupo G, que este último fica para amnhã, o dia da abertura oficial do Mundial.
No Grupo H encontramos uma das grandes favoritas à vitória neste Mundial, a campeã da Europa Espanha, a Suíça e o Chile a discutirem a passagem à segunda fase, com a selecção hondurenha claramente num patamar mais baixo.
A selecção de Espanha é, na minha opinião, a que tem o quadro de jogadores mais rico e mais equilibrado deste Mundial.
Vicente Del Bosque tem ao seu dispôr uma vastidão de alternativas, todas de excelente qualidade, e que deixariam qualquer treinador feliz.
Ainda assim, a força dos espanhóis está, sobretudo, naquele meio-campo fenomenal, capaz de jogar de olhos vendados - Andrés Iniesta - Barcelona,  Xavi Hernández - Barcelona, Cesc Fabregas - Arsenal, Xabi Alonso - Real Madrid, Sergio Busquets - Barcelona,  para além Javi Martínez - Athletic Bilbao, David Silva - Valencia e Jesús Navas - Sevilla, constituem opções de qualidade excepcional para formar o melhor meio-campo da actualidade.
E depois ainda há David Villa, Fernando Torres, Sérgio Ramos, Piqué, ....não há um único jogador fraco.
Os espanhóis são um dos grandes favoritos à vitória neste Mundial e, se não chegarem, pelo menos, às meias - finais, será uma desilusão.
A maior força dos suíços, para além do colectivo, é o seu treinador, o alemão Ottmar Hitzfeld.
Sem grandes vedetas, os jogadores mais conhecidos serão Philippe Senderos - Everton, Alexander Frei - Basel e Gelson Fernandes - St-Étienne.
A equipa, o colectivo, funciona bem, e os suícos poderão acompanhar os espanhóis na passagem à segunda fase.
Mas terão que enfrentar a oposição dos chilenos, de Marcelo Bielsa.
Os chilenos que não têm vedetas também, os jogadores mais conhecidos serão Humberto Suazo - Zaragoza e Mark González - CSKA, que contam com Matías Fernández - Sporting (que desilusão que ele se revelou em Portugal!), mas que também funcionam bem como equipa, muito em virtude do facto de também terem um treinador muito experiente.
Chilenos e suíços apresentam muitas semelhanças, muitos pontos de contacto, e deverão discutir entre si a passagem à segunda fase na companhia dos espanhóis.
Faltam os hondurenhos.
Treinados por Reinaldo Rueda, os hondurenhos também não apresentam grandes jogadores entre os convocados.
Destaque para Wilson Palacios - Tottenham, Julio César de León - Torino e o bem conhecido dos portugueses (sobretudo dos benfiquistas) David Suazo - Genoa.
Julgo serem os mais fracos do Grupo, sobretudo porque não têm um treinador da qualidade de Ottmar Hitzfeld ou de Marcelo Bielsa.

Em resumo:

Um Grupo que será dominado pelos espanhóis, um dos grandes candidatos à vitória no torneio, e no qual os suíços e os chilenos deverão discutir a outra vaga na fase seguinte.
Os hondurenhos, salvo surpresas de última hora, não terão grandes hipóteses.

Calendário:

Honduras - Chile, a 16 de Junho, em Nelspruit;

Espanha - Suíça, também a 16 de Junho, em Durban;

 
Chile - Suíça, no dia 21 de Junho, em Port Elizabeth;
Espanha - Honduras, no dia 21 de Junho, em Joanesburgo;

Chile - Espanha, no dia 25 de Junho, em Pretória;
Suíca - Honduras, também no dia 25 de Junho, em Bloemfontein.

Comentários

Mensagens populares