Grandes portugueses (vivos)

Hoje, uma senhora que sobressai no mundo da música, a maestrina portuguesa, Joana Maria Amaro da Costa Luz Carneiro, nascida em Lisboa, a 30 de Setembro de 1976, vulgarmente conhecida apenas por Joana Carneiro.
A maestrina Joana Carneiro é filha do antigo ministro português Roberto Carneiro e chamou a atenção  como finalista, em 2002 , no Maazel-Vilar Conductor's,  no Carnegie Hall .
Torna-se directora musical da Los Angeles Debut Orchestra, entre  2002 e 2005, tendo conquistado o prémio Musician's Foundation's (National Conductor Search), para jovens maestros, em 2002, prémio que tinha sido ganho por, entre outros, André Previn , Michael Tilson Thomas e Lucas Richman. 
Em 2005/06, assume uma posição de Maestro Convidado Principal da Orquestra Metropolitana de Lisboa , e em 2006/07 é nomeada regente convidada da Orquestra Gulbenkian.
Notável pelas suas performances vibrantes numa grande diversidade de estilos musicais, Joana Carneiro tem atraído atenção considerável como um dos mais destacados maestros jovens hoje em dia.
Em Janeiro de 2009, Joana Carneiro foi nomeada director musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley, sucedendo a Kent Nagano e tornando-se apenas o terceiro director musical da história de 40 anos da orquestra. 
Actualmente, actua também como maestro convidado da Orquestra Gulbenkian, trabalhando com a orquestra pelo menos quatro semanas por ano.
No currículo de Joana Carneiro destacam-se a sua temporada inaugural como director musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley, a estreia  com a Orquestra Sinfónica de Toronto e a Seattle Symphony, uma performance em Quito, no Equador, com Renée Fleming como solista, e a abertura da Bienal de Veneza no Gran Teatro de la Fenice.
Recentemente, foi muito elogiada a sua estreia com a Orquestra Sinfónica do Estado de São  Paulo, o Ensemble Orchestral de Paris, e a Saint Paul Chamber Orchestra, performance que o Pioneer Press classificou como  "um triunfo absoluto."
Compromissos anteriores incluem a Filarmónica de Los Angeles, Los Angeles Chamber Orchestra, New World Symphony, Grant Park Music Festival e Manhattan School of Music
Na Europa, ela conduziu a Orquestra Sinfónica de Norkopping, de Praga e a Orquestra Filarmónica de Bretagne, entre outras.
Na Ásia, as suas aparições  incluíram a Orquestra de Câmara de Macau e a Orquestra de Pequim, no Festival Internacional de Música de Macau.
Destaque ainda para o período entre 2003-2004, no qual Joana Carneiro trabalhou com os maestros Kurt Masur e Christoph von Dohnanyi, e conduziu a Orquestra Filarmónica de Londres, como um dos três maestros escolhidos pela Cultural Internacional Maestros Academy.
Com um currículo impressionante, do qual aqui ficou apenas uma pequena parte, Joana Carneiro foi condecorada em Março de 2004 pelo então Presidente da República Português, Jorge Sampaio, com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Comentários

Mensagens populares