Grandes portugueses (vivos)

Novamente em destaque uma personalidade do mundo da política, António Manuel de Oliveira Guterres, nascido em Lisboa a 30 de Abril de 1949.
Sempre bom aluno, António Guterres licencia-se  em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico em 1971 e começa nesse ano a sua actividade docente como Assistente no mesmo estabelecimento de ensino, enquanto se encontrava também envolvido no Movimento de Estudantes Católicos.
Passa ao lado das lutas políticas nos seus tempos de estudante, iniciando o seu percurso político em 1972 quando se filia no Partido Socialista.
Rapidamente abandona a actividade docente para se dedicar a tempo inteiro à política, especialmente à secção de Lisboa do Partido Socialista, logo no período que se segue ao 25 de Abril de 1974.
Exerce os cargos de Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Indústria entre 1974 e 1975 e deputado entre 1976 e 1995, chefiando a bancada parlamentar socialista em 1988.
Em 1992 sucede a Jorge Sampaio à frente do partido e torna-se no rosto da oposição ao governo PSD, à data liderado por Cavaco Silva.
No mesmo ano, é nomeado Vice-Presidente da Internacional Socialista.
Com a saída de cena de Cavaco Silva em 1995, o PS ganha as eleições e Guterres torna-se Primeiro-Ministro.
A sua postura dialogante contrasta com o estilo austero do seu antecessor e fazem de Guterres um governante muito popular nos seus primeiros naos de governação.
Com uma situação económica sólida no País, a governação de Guterres é facilitada.
É reeeleito em 1999, e ocupa a presidência do Conselho Europeu (rotativa) entre Janeiro e Julho de 2000.
Mas o seu segundo mandato é uma sombra do primeiro.
Atormentado com problemas pessoais, com lutas internas dentro do partido, recessão económica e com a tragédia resultante da queda da Ponte Hintze Ribeiro, cenário que se agrava com um resultado desastroso do PS nas eleições autárquicas em 2002, Guterres demite-se.
O Governo cai, a Assembleia é dissolvida, e Ferro Rodrigues sucede-lhe como líder do PS.
Nas eleições então realizadas, o PS sai derrotado (o PSD venceu as eleições) e Guterres passa a exercer o cargo de Presidente da Internacional Socialista, até 1995, retirando-se da vida política em Portugal.
Em Maio de 2005 é nomeado Alto Comissário da ONU para os Refugiados pelo então Sercetário-Geral Kofi Annan, cargo que ainda exerce actualmente.
Várias vezes chamado a voltar à vida política activa em Portugal, António Guterres tem-se mostrado pouco interessado nesse cenário.
Católico devoto, António Guterres é membro do Clube de Madrid, uma organização internacional criada por Perez de Cuellar e que agrupa vários antigos chefes de governo e chefes de estado, um think tank que se propõe promover a democracia no Mundo, do qual fazem parte Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Gorbatchov, Martti Ahtisaari, etc. 

Comentários

  1. Juro que não vi o seu post antes de escrever o meu!

    ResponderEliminar
  2. Acredito Carlos.
    Guterres é, sem dúvida, um dos tais grandes portugueses vivos.
    Simpatizo bastante com ele.
    Não por questões partidárias (estou longe do PS, especialmente deste PS) mas pela pessoa, pelo humanista.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares