Grandes portugueses (vivos)
No dia em que aparece na capa da Vanity Fair, e em que se soube que vai ter uma figura de cera no Museu Madame Tussaud, destaque para Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, nascido a 5 de Fevereiro de 1985, na freguesia de Santo António, Funchal, Ilha da Madeira, o português mais famoso da actualidade.
Filho de Maria Dolores dos Santos Aveiro e José Dinis Aveiro, deve o nome de Ronaldo ao facto de o seu pai ser fã de Ronald Reagan, o seu actor favorito.
O mais novo de quatro filhos, Ronaldo tem um irmão e duas irmãs.
A sua carreira futebolística começou no Andorinha, um clube do Funchal, no qual jogou dois anos, antes de se mudar para o Nacional em 1995.
Em 1997, transfere-se para o seu clube de coração, o Sporting Clube de Portugal, por um montante nunca revelado, deixando para trás o interesse de Porto e Boavista que o tentaram contratar.
O seu talento impressiona Alex Ferguson e Ronaldo é contratado pelo Manchester em 2003, ainda com 18 anos de idade.
Quase 13 milhões de libras foi quanto o Manchester pagou ao Sporting pela transferência então.
No Sporting, Ronaldo, então a viver e treinar Academia de Alcochete, foi o único jogador a jogar nas equipas de sub-16, sub-17, sub-18, equipa B e equipa A, todas no mesmo ano.
Na sua estreia na equipa A, treinada por Boloni, Ronaldo marca dois golos ao Moreirense.
A primeira equipa inglesa a interessar-se pelo jogador foi o Liverpool.
No entanto, Gerard Houllier, treinador à data, achou que o jogador ainda precisava de amadurecer.
Na inauguração do novo Estádio José Alavalade, Ronaldo, já seguido pelo Manchester, arranca uma grande exibição contra esta equipa, e Alex Ferguson aconselha a sua contratação imediata.
No Manchester, por sugestão de Alex Ferguson, Ronaldo usa a mítica camisola "7", a mesma que havia sido usada por jogadores como George Best, Bryan Robson, Eric Cantona e David Beckham.
Ronaldo confessa que sentiu o peso e a responsabilidade que tal gesto representava, mas aceitou o desafio.
Jogador Jovem da FIFA em 2005 e 2006, ano no qual ganha o Barclays Player nos meses de Novembro e Dezembro, uma distinção que só Dennis Bergkamp, em 1997, e Robbie Fowler, em 1996, tinham conseguido receber em dois meses consecutivos.
Em 2007, e já com o Real Madrid a tentar contratá-lo, torna-se no jogador mais bem pago da história do Manchester United.
No mesmo ano, fica em terceiro lugar, atrás de Kaká e Messi, na corrida ao Fifa World Player.
No mesmo ano, fica em terceiro lugar, atrás de Kaká e Messi, na corrida ao Fifa World Player.
Em Março de 2008 capitaneou pela primeira vez a equipa do Manchester United.
Nesse ano consegue a Bota de Ouro, símbolo de melhor marcador dos campeonatos europeus, feito raro num extremo.
Ganha a Liga dos Campeões e os rumores acerca da sua transferência para Madrid intensificam-se.
No ano de 2008, para além da Liga dos Campeões, na qual é eleito jogador do torneio, ganha o troféu do France Football e o Fifa Worl Player, algo que já não acontecia ao Manchester desde que George Best ganhara o troféu, 40 anos antes.
A 26 de Junho de 2009, Florentino Perez anuncia oficialmente a contratação do jogador português por 94 milhões de euros, a mais cara transferência da história do futebol.
A 26 de Junho de 2009, Florentino Perez anuncia oficialmente a contratação do jogador português por 94 milhões de euros, a mais cara transferência da história do futebol.
A cláusula de rescisão do seu contrato é simbólica - um bilião de euros!
Actual capitão da selecção portuguesa, jogador mais bem pago da história do futebol, vedeta da imprensa cor-de-rosa, modelo de estilistas famosos (Armani), Cristiano Ronaldo é o português mais famoso da actualidade.
E é um craque que continua a jogar e a treinar nos limites.
Comentários
Enviar um comentário