Grandes filmes, grandes músicas (27)

Várias vezes qualificado como o melhor filme de todos os tempos, Citizen Kane é uma obra genial, realizada, produzida e protagonizada por Orson Welles.
O argumento, de Herman J. Mankiewicz e Orson Welles, é largamente influenciado pela personalidade e vida do magnata da imprensa William Randolph Hearst.
O recurso ao flashback para desenvolver a trama é constante e essa é uma das inovações que o filme introduz na arte cinematográfica.
Outras passam pela utilização de efeitos especiais, por uma concepção revolucionária no domínio da realização, da banda sonora, da utilização da música como auxiliar da história que se vai desenvolvendo.
Para além de Orson Welles, que enche o ecrã, o filme conta ainda com interpretações de Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Everett Sloane, Ray Collins, George Coulouris, Agnes Moorehead, Paul Stewart, Ruth Warrick, Erskine Sanford e William Alland.
O clássico dos clássicos?
Para uma grande fatia da crítica a resposta é positiva.
A banda sonora, de Bernard Herrmann é também ela marcante e consolida a colaboração de Herrmann com Welles que já vinha dos tempos da rádio, nomedamente de War of the Worlds.
O trailer do filme aqui
Um tributo da AFI aqui:

Comentários

Mensagens populares