A marca Chui

Chui Sai On tomou posse como Chefe do Executivo da RAEM no dia 20 de Dezembro de 2009.
Nestes dois meses e meio, e quando se aproxima rapidamente a sua primeira intervenção na Assembleia Legislativa para apresentar as Linhas de Acção Governativa, já se podem tirar algumas conclusões acerca do que pensa Chui Sai On e de qual o sentido que pretende imprimir à sua governação.
Chui Sai On não é o "animal político" que Edmund Ho era.
O actual Chefe do Executivo, ao contrário do seu antecessor, não teve uma formação política, antes uma formação marcadamente académica e empresarial.
Esse facto notou-se no seu desempenho enquanto Secretário, mas vinha-se notando muito mais enquanto Chefe do Executivo.
Chui Sai On não tem o à-vontade que Edmund tinha, revela(va?) algum incómodo com a presença de muitas câmaras e muitos jornalistas à sua volta, é muito mais reservado e muito menos comunicativo que Edmund Ho.
Mas Chui Sai On é um homem arguto e que aprende muito depressa.
Aquele ar quase assustado dos primeiros contactos com a imprensa, vai, progressivamente, dando lugar a maior confiança, um raciocínio mais rápido e mais escorreito, menos nervoso e agitado.
Mais, Chui Sai On é alguém que, fazendo uso do discurso da continuidade, vem demonstrando que tem ideias muito próprias, que sabe muito bem o que quer, com quem conta.
Seria impensável que o actual Chefe do Executivo empreendesse um corte radical, e fizesse críticas explícitas, a um Governo e a uma política em que teve participação activa.
Ainda assim, já se percebeu que Chui Sai On tinha algumas mudanças em mente, mesmo quando falava (e fala) insistentemente em continuidade.
Neste particular, o seu discurso é um discurso puramente político bem na tradição confuciana de harmonia e estabilidade.
Na prática, Chui Sai On já procedeu a algumas alterações cirúrgicas, outras se anunciam, e tem um modo de actuar muito diferente do seu antecessor.
Edmund Ho, mais extrovertido em público, era um líder fechado, que ouvia apenas algumas personalidades da sua estrita confiança, em círculo e circuito fechados.
Chui Sai On desdobra-se em contactos, vai ouvindo diferentes sensibilidades, tira notas, e muito do que lhe está a ser transmitido é bem provável que mereça referência na apresentação das Linhas de Acção Governativa na próxima semana.
Referência, que não propriamente concordância.
Evolução na continuidade sim, mas com um estilo e uma personalidade muito diferentes.
E que estão a surpreender e a deixar uma opinião positiva.
Chui Sai On, enquanto Secretário, tinha o hábito de se preparar muito bem quando se apresentava perante a Assembleia Legislativa.
Parece querer manter esse hábito enquanto Chefe do Executivo, característica que será resultante não só da sua personalidade, mas também da sua formação académica.
A confirmar na próxima semana.

Comentários

Mensagens populares