A publicidade em Macau e os slogans que a malta inventava
Na adolescência, em tertúlias de amigos, especialmente quando bebíamos uns copos a mais, inventávamos uns slogans publicitários para as empresas e os negociantes da zona.
Ainda me lembro de um.
O pai de um dos nossos amigos criava e vendia leitões.
Sendo um sujeito muito baixinho, o slogan saiu - "O homem à altura da cintura, o porco à altura da situação!"
Malta divertida, bem disposta, tempos bem passados.
Hoje em dia, quando vejo, e ouço, a publicidade que se faz em Macau, recordo-me daqueles tempos.
Com alguma imaginação, inventávamos aqueles slogans.
Não éramos profissionais, ninguém nos pagava por isso.
Mas tínhamos imaginação, criatividade, sentido de humor.
Tudo o que falta aos publicitários(??) em Macau.
No resto do Mundo, a publicidade passa por ser uma arte.
Desenvolvida num ambiente altamente competitivo e profissionalizado.
Em Macau, é um atentado à inteligência.
A maior parte das vezes, levado a cabo por curiosos, amigalhaços que se juntam para fazer uns spots publicitários para uma qualquer campanha.
Como a minha "matilha" fazia.
Até há bem pouco tempo, a desculpa esfarrapada que era apresentada em Macau para justificar tão pobre cenário era a falta de verbas.
Será que ainda é a mesma?!
Se for, essa sim, terá piada e imaginação.
"O homem à altura da cintura, o porco à altura da situação!"
ResponderEliminarIsto é que era serviço.
Até o leitão sabia melhor...nada de porco...
Estimado Amigo e Dr. Pedro Coimbra,
ResponderEliminarÉ bem verdade, em Macau antigamente ainda havia reclames giros e feitos com imaginação, estou recordando-me das gasosas Ásia, feitas em Macau.
Eu, quando era empregado de mercearia em Évora, um dia o meu patrão me pediu para compor a montra com rolos de papel higiénicos da marca Smart, marca esta que ele era representante exclusivo para a zona Sul.
Fiquei matutando no assunto e no dia seguinte tive esta brilhante ideia:
A base da montra a enchi de rolos de papel higiénico Smart, tendo colocado um manequim de uma jovem em bikini e piscando o olho, e junto aos pés do manequim, escrevi em letras garrafais a seguinte frase 'TENHA-O SEMPRE DEBAIXO DE OLHO", resultado as pessoas que passavam pelo local olhavam e riam até que um reporter do antigo Jornal Notícias de Évora, lá passou, tirou umas fotos e publicou o acntecimento na prïmeira página do jornal rsrsrsr.
"O homem à altura da cintura, o porco à altura da situação" pois situações bem diferentes mas que no fundo revelam imaginação e criatividade.
Um abraço amigo
Luís,
ResponderEliminarEste foi um de muitos.
O sujeito, e os filhos, eram nossos amigos.
Brincávamos com essas situações, entre amigos, sem ofender nem magoar ninguém.
Ainda me lembro que estivemos uma noite, à desgarrada, a inventar a história da ida do sapateiro da aldeia ao torneio de ténis de Wimbledon.
Pura diversão.
Para nós e para quem nos ouvia.
Sem falsas modéstias.
Estes tipos, que passam por ser profissionais, e são (bem) pagos por isso, são de uma pobreza franciscana.
Nem acredita.
Só vendo e ouvindo.
Está a imaginar um tipo que tem como animal de estimação um mosquito que provoca a febre de Dengue?
"Mordi o meu dono" (campanha dos Serviços de Saúde).
Está a imaginar chamar porca à esposa?
Em público?
"Querida tens que ter cuidado com a higiene pessoal".
E são tantos assim....
Um abraço
Amigo Cambeta,
ResponderEliminarDeixe essa do Dr.
Está aí a prova que, apenas com imaginação, nem é preciso dinheiro (que não falta em Macau!!!) se consegue atrair a atenção das pessoas.
Com uma frase, o meu Amigo conseguiu chamar a atenção do público para o produto à venda, para a loja.
E não é publicitário.
Como nós não éramos.
Se uns "carolas" conseguem fazer isto, como é que supsostos profissionais fazem tanta m@#$%?!
Um abraço
Caro Pedro
ResponderEliminar"o porco à altura da situação!"
Peço desculpa, mas esta parte do "slogan" remeteu-me para qualquer coisa dos dias de hoje. Não sei bem para o quê...
Abraço
Essa imaginação, Rodrigo :)))
ResponderEliminarO triunfo dos porcos, não é?
E tem razão - é um slogan, não um jingle.
Vou alterar o post.
Pedro
ResponderEliminarHoje vim a pé, razão da minha chegada tardia, penso que venho a tempo de deixar o meu abraço.
Agora, talvez seja mais a falta d destinatários...
ResponderEliminarAdélia,
ResponderEliminarO Blogger anda outra vez parvo.
Não consigo emendar mensagens, enviar novas.
Vou tentar enviar um comentário.
Abraço
Carlos,
Não dá para perceber como é que chegou a uma pobreza destas.
Triste, muito triste.
Carlos,
ResponderEliminarFaltou um "se".
Como é que se chegou.
A diferença que um "se" faz :)))
Tem de pôr aqui umas fotografias desses "atentados". Fiquei curiosa.
ResponderEliminarHelena
Da publicidade e amigos, só me ocorre uma cena, conhece as empresas de lavagem de carros elefante azul? Sempre que estávamos a chegar a Coimbra a Sílvia dizia "Autorizaste a utlização da tua foto melhor para o reclame luminoso?"(é um elefante azul a lavar-se com a tromba)... E com isso nos ríamos...Enfim, tempos simples e bons que não voltam!
ResponderEliminarNão há fotografias, Helena.
ResponderEliminarSão spots que passam na rádio e na televisão.
Catarina,
LOL :))
P.S. Vamos ver se registo o comentário.
Estou sem possibilidade de criar novos posts desde ontem