Relojoaria de luxo

Os Rolls Royce dos relógios - Patek Philippe.
Patek Philippe & Co. (PP), a marca de luxo, com fábricas em Genebra e Vallée de Joux, é uma marca com uma longa história.
O relojoeiro polaco Antoni Norbert Patek  começou a criar relógios de bolso em Genebra em 1839, na altura associado a outro relojoeiro polaco, Franciszek Czapek.
Separam-se em 1844 para, em 1845, Patek se juntar a Adrien Philippe, o relojoeiro françês que inventara o macanismo de corda sem chave.
No ano de 1851, juntos fundam a Patek Philippe & Co. mas só produzem o seu primeiro relógio de pulso em 1868.
Desde então, a marca tem sido pioneira na criação de novas fronteiras na relojoaria - o calendário perpétuo, o cronógrafo, split-seconsds hand, minute repeater.
Os movimentos que a marca utiliza, e produz, são quase todos, de carga manual ou automática.


Mas houve alguns de quartzo em relógios masculinos, de é exemplo este Calatavra .
E, inclusivamente, um relógio analógico, o Ref. 3414.
Todos os componentes dos relógios da marca são de fabrico próprio, característica que poucos fabricantes ostentam.
Os relógios da marca são frequentemnete vendidos em leilões, muitos deles adquiridos até pela própria marca para serem exibidos no Museu que a PP gere em Genebra.
Alías, o preço recorde pago por um relógio em leilão continua a ser o preço pago
por um relógio que pertencera a Henry Graves, Jr e que foi vendido pela Sotheby's em 1999 por 11 milhões de Us dólares.
Um relógio com 24 complicações, ainda assim longe das 33 que apresenta o Calibre 89, criado em 1989 para celebrar os 150 anos da marca.
Marca que é actualmente propriedade da família Stern, liderada por Philippe Stern e o seu filho.
Alguns modelos e preços, entre os quais o meu favorito.

O famoso Perpetual Calendar Split-Second Chronograph, caixa em platina, movimento de carga manual, preço na ordem dos 200 000 Us dólares.


O modelo mais conhecido da marca continua a ser o Calatavra, aqui em caixa de ouro rosa, movimento de carga manual e um preço na ordem dos 15 000 Us dólares.

O Celestial, ref. 5102G, caixa em ouro branco, movimento automático, mostrando o céu de Genebra, por um preço a rondar os 230 000 Us dólares.

E fica aqui o famoso Calibre 89, do qual confesso não conhecer o preço de venda ao público, que é um relógio com um calendário perpétuo de tal maneira complexo que consegue detectar os meses de Fevereiro que têm 29 dias.



O meu modelo favorito ainda é o Gondolo 5024, caixa em ouro amarelo, movimento de carga manual, numeração arábica (não gosto tanto do mesmo modelo com numeração românica), um modelo que já não se produz, mas que se pode adquirir ainda  por preços na ordem dos 11 000 Us dólares.


Comentários

Mensagens populares