27 de março de 2011

AVALIAÇÃO DE ALUNOS - NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS


QUESTÃO PROPOSTA:

6 + 7 =

RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:

6 + 7 = 18

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR:

ANÁLISE :

A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;

O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;

Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.

O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!

Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.

A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!

Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.

Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.

Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...

Em consequência, podemos atribuir-lhe um 'EXCELENTE' e afirmar que o aluno 'PROGRIDE ADEQUADAMENTE'.

3 comentários:

  1. Caro Pedro
    Parece-me que as eleições no Sporting desta noite, são um excelente exercicio de matemática. Ainda não li tudo, mas parece uma coisa parecida com a contagem dos votos nas ultimas presidênciais.
    Abraço

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  2. É pior Rodrigo.
    Ganhou o Paulo! Não, ganhou o Godinho!!! Ou o Paulo?? É, foi o Paulo!! Não não, foi o Godinho!! Ficamos pelo Godinho.
    Para já....:)))

    Esse é mesmo o melhor comentário, Catarina :)))

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