AVALIAÇÃO DE ALUNOS - NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =
RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR:
ANÁLISE :
A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos.
A sua intenção era, portanto, boa.
AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um 'EXCELENTE' e afirmar que o aluno 'PROGRIDE ADEQUADAMENTE'.
Caro Pedro
ResponderEliminarParece-me que as eleições no Sporting desta noite, são um excelente exercicio de matemática. Ainda não li tudo, mas parece uma coisa parecida com a contagem dos votos nas ultimas presidênciais.
Abraço
: )
ResponderEliminarÉ pior Rodrigo.
ResponderEliminarGanhou o Paulo! Não, ganhou o Godinho!!! Ou o Paulo?? É, foi o Paulo!! Não não, foi o Godinho!! Ficamos pelo Godinho.
Para já....:)))
Esse é mesmo o melhor comentário, Catarina :)))