Sátira aos homens quando estão com gripe - de António Lobo Antunes

 Pachos na testa, terço na mão,

Uma botija, chá de limão,

 Zaragatoas, vinho com mel,

 Três aspirinas, creme na pele

Grito de medo, chamo a mulher.


 Ai Lurdes que vou morrer.

Mede-me a febre, olha-me a goela,

 Cala os miúdos, fecha a janela,

 Não quero canja, nem a salada,

Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada.


 Se tu sonhasses como me sinto,

 Já vejo a morte nunca te minto,

 Já vejo o inferno, chamas, diabos,

 Anjos estranhos, cornos e rabos.


 Vejo demónios nas suas danças

 Tigres sem listras, bodes sem tranças,

Choros de coruja, risos de grilo

Ai Lurdes, Lurdes fica comigo.


 Não é o pingo de uma torneira,

 Põe-me a Santinha à cabeceira,

 Compõe-me a colcha,

 Fala ao prior,

Pousa o Jesus no cobertor.


 Chama o Doutor, passa a chamada,

 Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada.


Faz-me tisana e pão de ló,

Não te levantes que fico só,

Aqui sozinho a apodrecer,

 Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer.

Comentários

  1. Catarina,
    O texto é fantástico.
    E é muito real.
    Ontem, respondia a uma amiga dizendo-lhe que, por ser tão real, o Criador não deu a possibilidade aos homens de engravidar.
    Se com uma gripe ficamos assim!! :))

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro Coimbra
    Não sou lá muito conhecedor de estilos literários. Confesso que embora na minha estante existem alguns livros do Ant´nio Lobo Antunes, nunca li nenhum. Na melhor das hipoteses, uma espreitadela na diagonal.
    Gostei do estilo e da estória.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este texto é excelente.
    Temos que admitir que nós, homens, somos muito mais "maricas" com as doenças que as senhoras.
    É a pura verdade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Presumo que o Pedro se tenha lembrado deste belíssimo texto por estar engripado. Assim sendo, votos de boas e rápidas melhoras

    ResponderEliminar
  5. Carlos,
    Desde que cheguei de Portugal, ainda não pararam as constipações.
    Ainda nenhuma chegou a gripe.
    Mas tem sido uma constipação a seguir à outra.

    ResponderEliminar
  6. Pedro Coimbra, na minha terra há um dito popular que diz:"... Constipado? Então abifa-te, avinha-te e... abafa-te"! E eu, que por acaso até sou Lourdes, digo: Se no "avinha-te" puder misturar mel e limão...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares