Se nos deixarem governar quatro anos é porreiro pá!
É esta a mensagem que se retira do Programa do Governo (Sócrates II) entregue ontem formalmente.
Lendo as medidas elencadas por Sócrates e seus pares, a sensação que fica é a de um esforço descomunal para agradar a tudo e a todos.
Sócrates sempre poderá argumentar que a culpa é dos portugueses, que não lhe deram uma maioria absoluta para poder reinar; de Cavaco porque o obriga a dialogar com os outros partidos e as "forças vivas" (o que eu gosto das "forças vivas"! Também é daquelas expressões que dá para meter lá tudo).
A realidade é que, quase a par e passo, o Programa do Governo vai piscando o olho a tudo e a todos.
É quase promíscuo (aqui via "i" http://www.ionline.pt/conteudo/30904-conheca-aqui-o-programa-do-governo- ).
Senão vejamos.
Você acha que o investimento público é o motor da economia?
Pensámos em si (http://www.ionline.pt/conteudo/30875-governo-programa-da-prioridade-ao-combate--crise-modernizacao-e-justica-social).
Está farto do João Jardim e ainda tem esperança de ser eleito para qualquer cargo público nas listas de um qualquer partido?
Acha que nos íamos esquecer de si? (http://www.ionline.pt/conteudo/30882-governo-programa-quer-limitar-mandatos-do-primeiro-ministro)
Concorda com o Portas e a Ferreira Leite no apoio às PME como base do desenvolvimento económico?
Também nós pá! (http://www.ionline.pt/conteudo/30884-governo-apoio-s-pme-e-segunda-cinco-prioridades-relancar-economia-)
Acha que os ricos são uns bandidos que escondem o dinheiro em paraísos fiscais?
Malandros do caraças! (http://www.ionline.pt/conteudo/30886-governo-reduzir-drasticamente-oportunidades-corrupcao-no-sector-publico-e-privado)
Pertence ao "sector do cimento"? Se calhar até é amigo do Jorge Coelho...
Claro que pensámos em si. (http://www.ionline.pt/conteudo/30887-governo-programa-insiste-na-forca-das-obras-publicas-relancar-economia)
Faz parte daquela rapaziada de esquerda que acredita no apoio às famílias desfavorecidas e no aumento do salário mínimo? Ou é daqueles que vão atrás do Portas e do discurso do aumento das pensões de reforma?
Somos tão magnânimos que pensámos em ambos. (http://www.ionline.pt/conteudo/30888-governo-novas-medidas-proteccao-social-e-reforco-da-seguranca-social)
Acha que temos de ir buscar massa a esses manganos que ganham dinheiro na Bolsa?
Está combinado! (http://www.ionline.pt/conteudo/30889-governo-impostos-nao-sobem-reforma-do-sistema-fiscal-e-continuar-)
É jovem?
Acha que nos íamos esquecer de si? O seu voto, agora ou no futuro, é muito importante. (http://www.ionline.pt/conteudo/30893-governo-qualificacao-e-prioridade-politicas-juventude)
Defende a profissionalização das Forças Armadas? Ou é militar e quer mais umas regalias?
Para si, com amor. (http://www.ionline.pt/conteudo/30894-governo-defesa-mantem-aposta-na-profissionalizacao-das-forcas-armadas-)
Pertence à ala esquerda progressista, modernaça, fracturante?
Olhe só o que aqui temos. Está bem, ou não está? (http://www.ionline.pt/conteudo/30896-governo-executivo-reitera-objectivo-permitir-casamentos-homossexuais)
O ambiente, o verde, as emissões de gases (salvo seja)?
Nós lá íamos deixar o verde e os gases esquecidos pá? (http://www.ionline.pt/conteudo/30899-governo-energias-renovaveis-e-combate-s-alteracoes-climaticas-sao-prioridades-)
Ah! Gosta das Regiões Autónomas, só não gosta é do Jardim?
Pois. É mesmo como nós pá! (http://www.ionline.pt/conteudo/30901-governo-executivo-quer-garantir-consolidacao-da-autonomia-regional)
Pois, tem razão. Não chega os offshores, é preciso também andar atrás dos especuladores que se fartam de ganhar dinheiro com outros negócios?
Bora lá pá! Vamos a isso. (http://www.ionline.pt/conteudo/30902-governo-supervisao-alargada-analistas-e-agencias-notacao-financeira-)
É um daqueles chatos das centrais sindicais?
Fica aqui esta para si (http://www.ionline.pt/conteudo/30903-governo-programa-propoe-pacto-o-emprego)
Já perceberam a música, não já? O resto está aqui (http://www.ionline.pt/conteudo/30904-conheca-aqui-o-programa-do-governo-).
Como nota de rodapé, asseguram ao Devaneios que o Governo pede desculpa se se esqueceu de agradar a alguém.
Se assim for, por favor contacte com urgência o Gabinete do Primeiro-Ministro.
Tomaremos medidas imediatamente para lhe agradar.
Agora vamos ao que realmente interessa - Podemos governar quatro anos? Era porreiro pá....
Nota: O Programa do Governo foi inteiramente elaborado e guardado no novo Magalhães.
Comentários
Enviar um comentário