O preço dos árbitros

Transcrição de uma notícia do jornal A Bola:

Comprar o árbitro custa 11 mil euros na China


O futebol chinês - cuja selecção foi adversária de Portugal num jogo particular disputado no passado dia 3 e que terminou com a vitória lusa por 2-0 - atravessa um momento particularmente conturbado.
A polícia deteve quatro árbitros suspeitos de estarem envolvidos numa rede de apostas e manipulação de resultados de jogos de futebol. Uma organização que se revela, à medida que avançam as investigações, maior do que inicialmente supunham as autoridades. Um dos árbitros já detidos esteve, até, presente no Campeonato do Mundo de 2002, disputado na Coreia do Sul e no Japão.
O nome escolhido pelos chineses para este caso de corrupção foi, imagine-se, Apito Dourado. Surgiu por oposição ao Apito Negro que marcou outro processo de corrupção registado há alguns anos no país.
Mais impressionante ainda do que a notícia de árbitros corrompidos e jogos manipulados na China, é a lista de preços - divulgada pelo jornal China Daily e citado pelos espanhóis da Marca - para a prática da corrupção. Uma espécie de à la carte.
Ora vejamos: comprar um árbitro custa qualquer coisa como 11 mil euros, mas para os mais audazes, que queiram comprar uma equipa inteira, existe o pacote disponível por 55 mil euros.

Que tal a FIFA fazer um estudo comparativo para se ficar  a saber os preços praticados noutros países e campeonatos?
É só uma ideia....

Comentários

Mensagens populares