Enquanto uns preparam o futuro, outros discutem o passado

Um pouco por toda a Europa, o dia de ontem ficou marcado por jogos de preparação de várias selecções.
As selecções europeias já a pensar nos jogos de qualificação para o Europeu; as equipas sul-americanas a testarem novas soluções e novos responsáveis técnicos.
Portugal, uma vez mais, foi a excepção.
Enquanto os adversários se preparam, os responsáveis pela selecção portuguesa andam entretidos a discutir os insultos que Carlos Queiroz terá dirigido a Luís Horta.
Será que existiram? E, se existiram, foram graves? E, se foram graves, constituirão fundamento suficiente para rescindir o contrato com o seleccionador sem ter que lhe pagar os três milhões de euros de indemnização previstos no contrato?
Pinto da Costa apelidou o processo de ridículo.
Estamos de acordo.
O que está em causa, como todos já percebemos, não são os possíveis insultos e a sua gravidade.
O que está verdadeiramente em causa é a vontade de rescindir o contrato que liga Carlos Queiroz à Federação Portuguesa de Futebol sem ter que o indemnizar.
E, em face de tal constatação, há que tecer alguns comentários:
Desde logo, pelo que se vai conhecendo, o seleccionador nacional conseguiu que a  Federação Portuguesa de Futebol celebrasse consigo um contrato com clásulas altamente favoráveis, a roçarem o leonino (os prémios de presença, de jogo, independentes de objectivos claros e definidos, uma indemnização absurda).
Mérito de Carlos Queiroz, e de quem o representa; incompetência total da estrutura federativa.
Depois , se se considera que o desempenho do seleccionador não foi, nem é, o desejável (é essa a minha opinião), no contrato celebrado deveria constar uma clásula com objectivos muito claros, os quais, caso não fossem cumpridos, seriam fundamento bastante para a rescisão unilateral do contrato por parte da entidade federativa.
E sem direito a qualquer indemnização.
Não foi o que se passou com Domenech em França, por exemplo?
Ainda assim, se essa cláusula não existir (e tudo leva a crer que não existe), nada impede a FPF de avançar para a rescisão unilateral do contrato.
O seleccionador, se julgar que lhe é devido um qualquer montante compensatório, que a Federação não pretenda entregar-lhe, poderá sempre recorrer aos Tribunais para se ver ressarcido no que julga serem os seus direitos.
Mas, e para finalizar, estas questões já deviam estar todas resolvidas e a equipa já devia estar concentrada na preparação dos jogos que se avizinham.
Não, não se está a preparar a equipa, que até vai ser sujeita a alguma renovação, anda a discutir-se o passado e a hipotética falta de educação do seleccionador.
Ridículo, como afirmava Pinto da Costa?
No mínimo, direi eu.
Sim, é que não é a hipotética falta de educação que me preocupa.
É a incompetência.
E não é só a incompetência do seleccionador.
À incompetência do seleccionador, junta-se a incompetência da estrutura federativa, a vontade de um Secretário de Estado de intervir no processo, a par com o medo de efectivamente intervir, o divórcio do público para com a Selecção, o mau ambiente indisfarçável entre jogadores.
Isto tudo enquanto os primeiros jogos de apuramento para o Europeu estão já ali tão pertinho.
Assim não ganhamos, pá!!

Comentários

  1. a propósito da questão: http://clix.expresso.pt/caso-vagina-a-fraca-defesa-de-carlos-queiroz=f598701

    ResponderEliminar
  2. mais uma para juntar ao rol: http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1641528&seccao=Ferreira%20Fernandes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares