Eu comprometo, tu adias, eles surpreendem

Mais uma jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões cumprida.
Com um balanço francamente negativo para as equipas portuguesas.
Um empate (Benfica) e uma derrota (Porto).



Em Chipre, frente a uma equipa vulgar (é uma equipa vulgar que surpreende, nada mais!!), o Porto cometeu a proeza histórica de ser a primeira equipa portuguesa a perder com uma equipa cipriota.
A derrota, e a forma como foi consentida (há ali muito mais demérito do Porto do que mérito do Apoel), quando era obrigatório ganhar, reforçam a ideia de uma equipa irregular, sem identidade, sem liderança, que vai disfarçando fragilidades a nível interno, mas que as deixa por demais evidentes quando passa as fronteiras do país.
Vítor Pereira parece, cada vez mais, ser um erro de casting.
A acompanhá-lo, há ali uma série de jogadores que ficaram de cabeça à roda com as notícias do defeso (Álvaro Pereira, Fernando, Guarín...); outros a fazerem uma época terrível (que é que passa com Rolando e porque é que Vítor Pereira vai alternando os outros centrais mas insiste nele?); outros que dá a ideia que não têm qualidade para jogar no Porto, muito menos para assumirem funções que estavam reservadas a outros jogadores com os quais não têm nada a ver (Kléber vs Falcao).
Desta mescla resulta um Porto que não tem nada de Dragão.
Um Porto Dragão não faria um ponto em dois jogos com o Apoel, não estaria na situação periclitante em que está, não sofreria aquele golo estúpido e aquela derrota patética em Nicósia.
Já vi, várias vezes, as contas feitas, as diversas variáveis, que conduzem ao apuramento.
Possível, mas muito, muito, complicado.
Ainda não vi ninguém fazer as contas que conduzem ao afastamento total das provas europeias.
E que até são mais simples de fazer.
Para começar, basta perder no frio de Donetsk....



O Benfica fez um bocadinho melhor.
O empate com o Basileia (1-1), na Luz, é um resultado fraquinho.
Mas deixa o apuramento ali à mão.
Tudo parecia encaminhar-se para que o Benfica garantisse o apuramento ontem.
A equipa está bem, joga bom futebol, tem jogadores motivados e em grande forma (que golaço de Rodrigo!!).
Quando marcou tão cedo, pensou-se que era caso arrumado.
Não foi.
Os suícos, certinhos, arrumadinhos, atrevidotes, conseguiram o empate e adiaram a confirmação matemática do apuramento.
Que deverá acontecer só na última jornada quando o Benfica defrontar o débil Otelul Galati.
Antes disso, há uma deslocação a Old Trafford.
Com Alex Ferguson a avisar antecipadamente que quer ganhar o jogo para garantir o apuramento e o primeiro lugar do grupo.



Resultados e marcadores:

Grupo A

Bayern Munique-Nápoles, 3-2
(Gomez, 17, 23 e 42) (Fernandez, 45 e 79)

Villarreal-Manchester City, 0-3
(Yaya Touré, 30 e 71; Balotelli, 45 g.p.)

Grupo B

Inter-Lille, 2-1
(Samuel, 18; Milito, 68) (Melo, 83)

Trabzonspor-CSKA Moscovo, 0-0

Grupo C

Benfica-Basileia, 1-1
(Rodrigo, 4) (Huggel, 64)

Manchester United-Otelul, 2-0
(Valencia, 8; Rooney, 87)

Grupo D

Ajax-D Zagreb, 4-0
(Vander Wiel, 20; Suleijmani, 25; De Jong, 65; Lodeiro, 90)

Lyon-Real Madrid, 0-2
(Cristiano Ronaldo, 24 e 69 g.p.)

Grupo E

Genk-Chelsea, 1-1
(Vossen, 61) (Ramires,26)


Valência-Bayer Leverkusen, 3-1
(Jonas, 1; Soldado, 65; Rami, 75) (Kiessling, 31)

Grupo F

Arsenal-Marselha, 0-0

B. Dortmund-Olympiakos, 1-0
(Grosskreutz, 7)

Grupo G

Zenit-Shakhtar Donetsk, 1-0
(Lombaerts, 45m)

Apoel-FC Porto, 2-1
(Ailton, 42 gp; Manduca, 90) (Hulk, 89 g.p.)

Grupo H

BATE Borisov-Milan, 1-1
(Bressan, gp. 55m)(Ibrahimovic, 22m)

Viktoria Plzen-Barcelona, 0-4
(Messi, 24 gp, 45 e 90; Fabregas, 72)

Comentários

  1. O que eu gosto destes seus comentários futebolísticos, Pedro!

    Em primeiro lugar, evita que eu fale de futebol no meu blog e depois são muito, mas muito acertados na sua analise.

    Factos:

    O Porto não está a jogar...N-A-D-A!!!

    O Victor Pereira é uma...N-U-L-I-D-A-D-E a fazer a leitura e analise do jogo, é de ir às lágrimas com as suas afirmações após o jogo de Nicósia.

    Porque é que Otamendi saiu da equipa?

    Por outro lado, o Givanildo não é tão Incrível quanto parece e o trio que, o meu amigo, referiu está com a cabeça noutras paragens!

    Quanto ao meu Benfica,

    Pedro,

    Nota Prévia:

    E sem querer arranjar desculpas, o que ontem assistimos no Estádio da Luz foi uma arbitragem habilidosa, tendenciosa e miserável por parte de um senhor vestido de verde (seria marciano?) de nacionalidade espanhola, muito, muito mal a ajuízar os lances e sempre em prejuízo do ...SL e Benfica!

    Quanto ao jogo o Benfica perdeu uma oportunidade única de golear estes suíços que são uma equipa do nível do Braga e parece-me que estou a exagerar.

    O Artur não fez mais que três defesas, o Rodrigo perdeu um punhado de bolas de golo, mas tem "pinta" de matador, concordo consigo quando diz que o golo foi um golaço, o meio-campo muito certo, mas tal como no jogo contra o Olhanense o SL e Benfica desligou o motor aos...20 minutos de jogo, e não pode!!!

    O Benfica irá se apurar para os oitavos de final e, tenho para mim, o Porto também se jogar o aquilo que já nos habituou, mas com este treinador é muito difícil fazê-lo.

    Hoje temos a lagartagem e aqueles que se auto intitularam "Guerreiros do Minho", tenho para mim, que quer uns, quer outros vão ter ...um desgosto!

    Abraço e resto de boa semana!

    ResponderEliminar
  2. RSM,

    Tinha que ser um "Verde" o culpado de tudo ontem na Luz, né?

    Espero que o meu clube logo se porte bem :-)

    Desculpa Pedro, vir aqui meter-me com o meu amigo Ricardo.

    Chuacs!!!!

    ResponderEliminar
  3. Isto começa a ser demais!!!!!
    Quero comentar e vejo-me impedido porque o que quero escrever já está escrito.
    Assim não jogo!

    Acrescentar o quê? Que o FCP está a léguas daquela equipa de que não gostávamos mas que praticava um bom futebol?
    Que o Benfica joga um futebol a afirmar-se cada vez mais pela positiva?

    O árbitro "jogou" de verde, um verde intencional, para nos induzir em erro, como que a dizer que estava ali, em campo, pelo menos (pausa para contar) 6 elementos, entre árbitro e "(des)auxiliares" representando o Sporting. A bem dizer...

    Admiramo-nos de ter gatunos licenciados. Olegários, Sousas, Xistras.
    Temos. Mas não estamos sós nesta cruzada.
    O espanhol Carlos Velasco Carballo liderou o grupo de malfeitores que haveria de deixar a sua marca na catedral.

    Esta coisa de falar de árbitros tem que se lhe diga. Ou que não se diga.

    Regressando à Terra, ai meu Deus, e a gente que anda por aí a meter-se com os outros.

    Leoas... :):):)

    ResponderEliminar
  4. Os árbitros estiveram mal nesses dois jogos. Prejudicou o Benfica e favoreceu o FCP. Não é nada de anormal, mas sinceramente já não me lembro quando é que foi a última vez que o Benfica foi ajudado nas competições internacionais. Na retina lembro-me de como perdemos, há uns anos, com o Barcelona de Rijkaard, ou com o Inter, há uns anos atrás na taça UEFA em Milão. É o que dá o Benfica ser um clube pequeno na Europa.
    Vsmos lá ver se os Sportings hoje fazem melhor.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, Observador e FireHead,
    O árbitro esteve mal.
    De acordo.
    Mas não foi por aí que o Benfica não ganhou o jogo.
    Não ganhou porque desligou muito cedo.
    A pensar no Braga e que vai apurar-se no jogo com os romenos?
    Muito provavelmente.
    Do Porto já não vale a pena falar.
    Sublinhar apenas que corre o sério risco de ser eliminado precocemente das competições europeias.
    Para consumo interno, ainda vai dando.
    Até quando?
    Não sei.
    Chega?
    Para quem investiu tanto, não me parece.


    Tite,
    Por favor, intrometa-se sempre.
    O Sporting já está matematicamente apurado.
    Como tal, é natural que o Domingos não queira que os jogadores se magoem, se cansem em demasia.
    E que dê minutos a jogadores que não têm sido utilizados.
    Vamos ver como se porta o Braga.
    Não está fácil...

    ResponderEliminar
  6. Alô, posso?

    "O Sporting está matematicamente apurado".
    E se não ficar mesmo apurado?

    Bem, se não ficar ... Paciência.

    Hoje há leões. À borla para quem não goste de futebol.

    Cuidado que não tarda estou a escomungado pela "leoa assanhada".

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu hoje não vou falar de futebol... Porque não me apetece... Estou amuada...

    ResponderEliminar
  8. Pronto(s)!

    Tinha que entrar areia nas engrenagem.

    Nada está perdido mas eu preferia continuar a bater records.

    Estou feliz pelo S. Braga que continua a ganhar.

    Odeio ver as equipas Portuguesas perder no estrangeiro.

    Fui!

    ResponderEliminar
  9. Observador,
    JÁ ESTÁ apurado.
    Os 9 pontos garantem o apuramento.
    O Sporting já só tem que se preocupar com a Liga Zon Sagres.

    Catarina,
    Bem feito!!

    Tite,
    O Sporting ESTÁ apurado desde a última jornada.
    Por isso é que tirou o pé do acelerador e colocou outros jogadores a jogar.
    Grande vitória do Braga!!!
    E mais pontos para o ranking da UEFA.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu sei, Pedro.

    A "boca" era uma provocação para a Tite.
    Eu sabia que ela reagiria.

    São assim as leoas que nunca desistem de sonhar.

    JÁ CÁ NÃO ESTOU!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Pedro,

    Já vi que nem por aqui me vejo livre de dois Benfiquistas que só fazem é provocarem esta Leoa bem Assanhada.

    Desculpa esta invasão mas neste momento estou mesmo preocupada com a situação do Rinaudo.

    Se se pretende um campeonato bem mais aliciante em que as equipas têm valor a ponto de se jogar cada semana com o coração nas mãos, então seria ótimo contar com um SCP, um Braga e até os Vitórias de Guimarães ou Setúbal bem poderosos.

    Campeonatos em que o Primeiro da classificação joga e segue sozinho não tem o mínimo interesse, digo eu que não gostei do que aconteceu na temporada passada.

    Enfim... lamento ser a única mulher a discutir isto convosco na blogosfera já que no Facebook é um Deus me acuda de fanáticas de todas as cores.

    Um bom fim de semana para todos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares