Porto campeão. Sporting empata.


 O Porto antecipou a festa de um título que se anunciava.
A vitória no Estádio da Luz (2-1), a 23ª em 25 jogos (há, pelo meio, dois empates, com o Sporting e o Guimarães), fazem do Porto um campeão justíssimo.
Brilhante, até.
Porque está colocado num patamar bastante superior ao dos seus adversários.
A equipa do Porto, goste-se ou não, é superior em tudo.
Tem melhores jogadores, melhor treinador, melhor organização, mentalidade vencedora.
Quem quiser ser honesto consigo próprio terá forçosamente que o reconhecer.
No jogo de ontem, todas as virtudes do Porto, e os defeitos do Benfica, estiveram presentes.
O Porto foi uma equipa compacta, com um bloco muito sólido, a pressionar alto, com todos os sectores em grande plano.
Um guarda-redes a transmitir segurança a uma defesa já de si segura; um meio-campo todo-o-terreno; três avançados com grande mobilidade e de grande classe.
Muito bem orientados desde o banco por um excelente treinador.
Do outro lado, o que é que se viu?
Um Benfica que tem um guarda-redes que alterna defesas impossíveis com "frangos" patéticos; e uma equipa partida em dois blocos (5 atrás e 5 à frente).
Que, quando encontra outra equipa que sabe explorar o espaço entre esses dois blocos, como é o caso do Porto, tem grandes dificuldades.
O Porto ganhou porque foi melhor, é melhor, e agora vai jogar contra si próprio.
Na tentativa de acabar o campeonato sem derrotas, de conseguir passar à final da Taça (é difícil...) e de fazer boa figura na Liga Europa.

A borrar a festa toda, já depois de uma batalha inqualificável antes do jogo, os dirigentes do Benfica, numa atitude ignóbil, revelaram uma falta de fair-play impressionante.
Desligar as luzes e ligar os aspersores apenas para os adversários não festejarem?
Mesquinho, reles, baixo.
E, do ponto de vista da segurança, assassino.
Custa-me muito ver Rui Costa envolvido nestas situações.
Não me surpreendem gestos destes quando são levados a cabo por gente da estirpe de Luís Filipe Vieira ou Jorge Gabriel (também há gente desta estirpe do outro lado, eu sei).
Rui Costa?
O que está ele a fazer neste filme?



O calvário do Sporting não tem fim.
Com o empate em Guimarães (1-1), o Sporting perde o terceiro lugar, fica com menos um ponto que o Braga e menos 32 que o Porto.
Duas equipas que os leões ainda têm que defrontar até ao final da prova.
Nos últimos doze jogos, o Sporting ganhou um.
O Guimarães, com a presença numa prova europeia já assegurada, esteve ontem a perder durante mais de setenta minutos, mas soube ir atrás do resultado e empatar o jogo.
Repito - o Braga é agora o claro favorito a ocupar o terceiro lugar.
O Sporting terá de se contentar com o quarto.
Que esse o Guimarães não parece ter capacidade para o roubar.

Nos outros jogos, o Marítimo continou a excelente ponta final que vem vindo a fazer (vitória em Leiria, por 3-1, onde a União local já leva seis derrotas seguidas).
A Académica terá selado o seu destino (permanecer na Liga Zon Sagres) e o do Portimonense (descida á Liga Viatalis).
O Braga chegou ao terceiro lugar, a Naval luta até ao fim(vitória em Olhão por 3-1) e começa a fazer perigar o Setúbal, derrotado em Vila do Conde por 2-0.
Falta um jogo entre duas equipas tranquilas - Nacional/Paços de Ferreira.

Comentários

  1. Tinha o Rui Costa 18 e eu 14 anos quando o passei a admirar. Era campeão do mundo. Foi o meu grande ídolo. Um jogador elegante como raramente vi, honesto, apaixonado, de drible fácil e pontapé certeiro, de palavra amável, respeitador, que deixou saudades e um nome enorme nas equipas por onde passou. Estive na Luz quando marcou um dos mais notáveis golos que tive oportunidade de ver ao vivo (contra a Irlanda, um chapéu do meio da rua, debaixo de uma chuva diluviana). Mas, se digo isto dele enquanto jogador, já não concordo consigo quando escreve o que escreve hoje. Rui Costa tem dito e feito coisas que nunca esperei ouvir e ver dele. Não sei se terá sido a influência que sobre ele exercem alguns dirigentes... Mas, mesmo aceitando que é o caso, ele já tem idade para saber dizer não. Basta! Ele representa o Benfica digno que é o meu e não aceito que ele traia os principios que tão bem representava em campo.

    P.S.: Mais uma vez, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. É por isso, VICI.
    O Rui Costa é, para mim, uma referência.
    Passo a explicar:
    Como jogador era tudo o que você diz.
    E era um dos jogadores mais correctos, mais educados e mais respeitadores que conheci (expulso um única vez, de uma forma estúpida, por um árbitro estúpido, apostado em prejudicar a Selecção Nacional).
    Tenho fundadas esperanças que ele, juntamente com o Vítor Baía, o Figo,.... possam ser os rostos da renovação do futebol português.
    Gente com outra mundividência, com outra cultura, com outra visão.
    Mas que não pode andar misturada com estes dirigentes (veja o aconteceu ao baía no Porto e veja o Figo a fugir como o diabo da cruz quando lhe falam em fazer parte de listas para órgãos sociais do Sporting com esta gentalha).
    Desta malta não é de esperra nada de bom.
    E não me estou a referir só aos dirigentes do Benfica, obviamente.
    Você pensou que eu estava a dizer que o Rui Costa teve algo a ver com aquilo que se passou ontem?
    Obviamente que não.
    É por isso que acho que ele tem que sair deste filme.
    Aquilo não é o Rui Costa.
    No bom sentido, ele está ali a mais.
    Era isso que queria dizer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande noite ontem e vitória indiscutível. Quanto ao Rui Costa, prefiro lembrar momentos como esse que o Vici fala do golo à Irlanda, nessa noite diluviana de Novembro de 95 onde tive o prazer de estar presente.

    ResponderEliminar
  4. Vitória justa do FCP.
    Desorganização quase total do SLB.

    Por mim, era desejável que o FCP não comemorasse o título, Fazê-lo na Luz, em Portimão ou no Dragão é-me indiferente.

    O que de melhor o FCP tem mostrado ao longo dos anos é a organização. O resto é discutível.

    Rui Costa o quê?
    Para se criticar este grande senhor, concretamente neste caso, é preciso fazer recuar a nossa memória ao Dragão e perceber o que fez Reinaldo Teles.
    A partir dessa comparação sem comparação, o que Rui Costa fez/disse é tirado de um conto de fadas.

    Apagar as luzes e regar a relva?
    E o que se faz no Dragão em algumas situações?

    Tudo eventualmente condenável.

    Mas é este o estado de coisas a que o futebol lusitano fora das quatro linhas chegou.

    ResponderEliminar
  5. Se me lembro desse golo também, Hugo!!
    Um puto que a malta não conhecia, que andava na segunda divisão (Fafe, não era?) e que jogava enormidades.
    Por gostar tanto do Rui Costa é que me custa vê-lo envolvido com estes tipos.
    As picardias entre o Jorge Jesus e o Villas-Boas até se compreendem, até dão algum tempero aos jogos.
    Estas porcarias, não.
    E podem, mais dia, menos dia, descambar em tragédia.
    BIBÓ PUOOOORTO!!
    E, como bem disse, o Jorge Jesus, quinta-feira a história é outra.
    Estou esperançado numa boa quinta-feira também.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro,

    parabéns pela vitória no campeonato.

    Não vale é fazer dos jogadores/dirigentes/treinadores do Fóculdoporto vitimas quando,efectivamente, não o são.

    Tenho pena, muita pena, que esta disputa absurda tenha chegado a este ponto, mas comparado com a rivalidade/insanidade que se assiste no País vizinho entre o Real Madrid e FC Barcelona, aquilo de ontem no Estádio da Luz são "peanuts".

    Quanto ao mais, estamos em tempos de contenção logo temos que poupar electricidade e regar os relvados/jardins à noite é mais ecológico.

    Saudações Benfiquistas e Boa Semana!

    ResponderEliminar
  7. Observador,
    Mas eu não comparo o Rui Costa com o Reinaldo Teles, nem outros da mesma laia.
    E fiz-me entender mal - eu tenho a certeza que o Rui Costa não tem nada a ver com aquelas atitudes.
    Por ele ser um senhor é que não percebo o que é que anda a fazer misturado com esta gente.
    Não pense que eu sou cego às tropelias que se fazem no Porto.
    E condeno-as da mesma maneira.
    Acho que já chega de guerrilha.
    E, repito, o Rui Costa, o Baía, o Figo, podem perfeitamente ser as caras de uma necessária renovação.
    Longe destes tipos que já cheiram a mofo.
    Agora ainda há um Benfica/Porto para a Taça.
    Vai ser outra vez isto??
    Porra!!! Chega!!

    RSM,
    Volto ao que escrevi atrás.
    Não pensem que acho os dirigentes do Porto melhores que os do Benfica no que se refere a fair-paly.
    São melhores na organização.
    Em termos de fair-play são a mesma porcaria.
    E eu não sou cego a esses factos.
    Por isso me refiro ao Rui Costa - está ali deslocado, aquilo não é ele.
    Saudações desportivas e uma boa semana para ambos.

    P.S. na quinta-feira não há clubite.
    Vamos a eles!!!

    ResponderEliminar
  8. Esclarecido, Pedro.

    Até 5ª feira ... sem clubites.

    :D

    ResponderEliminar
  9. Pedro
    Tem um miminho no meu cantinho.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Fui festejar aqui em Lisboa claro...mas já não me lembrava de correr tanto, desde o tempo em que tinha de fugir da polícia de choque, no tempo da outra senhora.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  11. O Pedro é portista, não é? Humm... parabéns!
    Eu, perante o comportamento vergonhoso dos responsáveis pelo apagão, etc, etc, acho que chegou a altura de deixar de ser benfiquista. Vou tornar-me numa pessoa... Qual é o termo que indica uma pessoa que não tem clube? : )

    ResponderEliminar
  12. Observador,
    Estou com um bom pressentimento para quinta-feira.
    Continuo a sonhar com uma final inteiramente portuguesa.
    E umas meias-finais com três clubes portuguees.
    Parece-me perfeitamente possível.

    flor de jasmim,
    Já fui ver e já comentei.
    Confesso que não sei o que fazer agora.
    Abraço

    Carlos,
    É isso que eu quero que acabe de vez.
    Ir a um jogo de futebol para andar a fugir de pancadaria?
    Mas isso tem algum sentido?
    Estamos em Abril.
    Que tal um Abril no futebol também?
    Bibó Puoooorto, carago!!

    Catarina,
    Não faça isso.
    Não se toma a nuvem por Juno.
    O Benfica não é aquilo.
    Aquilo é uma cambada de parvos que, circunstancialmente, estão a dirigir o clube.
    Tive o prazer de conhecer pessoalmente Humberto Coelho, Tóni (o "Expresso da Anadia"), de ver jogar e de cumprimentar Eusébio.
    Esses, e o Rui Costa, o Shéu, ....estão ao mesmo nível.
    E representam o Benfica.
    O grande clube e o amor pela camisola.
    Com respeito pelos outros.
    Estes idiotas é que não representam nada.
    Apenas os cretinos que são.
    E olhe que os há em todos os clubes.
    A começar no meu Porto.

    ResponderEliminar
  13. Vim um pouco tarde, mas cheguei. O que me custa dizer isto. Parabéns pela vitória do seu FCP!
    Pronto, já passou!

    ResponderEliminar
  14. Carlota,
    O ano passado ganhou o Benfica.
    Este ano o Porto.
    E, este ano, ainda se vão encontrar na meia-final da Taça e, espero eu, na final da Liga Europa.
    Não há dramas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares