A esperança digna de espanto (P. José Tolentino Mendonça)


NÃO PODEMOS VIVER SEM ESPERANÇA, MAS ESTA NÃO É UMA TAREFA ESTÁVEL E FÁCIL. MUITO PELO CONTRÁRIO

Os gregos descreviam a experiência humana partindo de três dimensões. Trata-se de uma visão ancestral, mas que podemos acompanhar ainda. A primeira dimensão seria a da memória (mnemis), que fornece a base primária daquele conhecimento que torna viável a vida. Sem a memória teríamos de reaprender tudo, a cada instante. É por ela, por exemplo, que dormimos e, no dia seguinte, somos capazes de andar, capazes de comer, de reconhecer o mundo a nosso lado, de saber quem somos. Se a todo o momento tivéssemos de perguntar, “como se caminha?”, “como se fala?”, “como se ama?”, a vida emergiria lentíssima e, certamente, muito diversa. Outra dimensão fundamental para os gregos seria a aesthesis, isto é, a perceção sensível do presente. A nossa experiência concretiza-se numa prática sensorial: podemos ver, ouvir, cheirar, tocar, sentir. A vida é tátil, é isto de que nos podemos aproximar, é o que trazemos entre mãos. Mas atenção: a vida não se resume apenas à memória e ao presente que apreendemos com os sentidos. Os antigos nomeavam uma ulterior e necessária dimensão, que chamavam esperança (elpis), explicada como a consciência de que havia um além, um amanhã. A ideia de um futuro foi sempre tida também como determinante, mesmo se para os gregos a esperança era uma coisa na qual não se podia propriamente confiar. Píndaro explicita-o bem quando relata que, no princípio, os deuses colocaram todas as coisas boas para o homem dentro de um vaso e lhe puseram uma tampa, com a proibição de removê-la. Mas o homem avizinhou-se do vaso e destapou-o. Quando fez isso, todas as coisas saíram de repente e o único bem que ficou dentro foi a esperança, a esperança daquelas coisas perdidas.

Creio que daqui se extrai uma dupla conclusão: não podemos viver sem esperança, mas esta não é uma tarefa estável e fácil. Muito pelo contrário. No extraordinário poema que lhe dedicou Charles Péguy (e que Armando Silva Carvalho traduziu magnificamente para a nossa língua) garante-se que a única realidade que deixa o próprio Deus espantado, em relação ao homem, é a esperança: “Não é a fé que me espanta.../ A caridade, diz também Deus, essa não me espanta.../ Mas a esperança, diz Deus, essa sim causa-me espanto./ Essa sim, é digna de espanto./ Que essas pobres crianças vejam como tudo acontece/ E acreditem que amanhã será melhor./ Que elas vejam o que se passa hoje e acreditem/ que amanhã de manhã será melhor./ Isso é espantoso e essa é a maior maravilha da nossa graça./ E isso a mim mesmo me espanta.”

A ideia de um futuro foi sempre tida também como determinante, mesmo se, para os gregos, a esperança era uma coisa na qual não se podia propriamente confiar

A esperança não é um lenitivo que adormece a dor até que ganhemos coragem para tratar a sério da vida, mas uma força que já hoje nos motiva para a transformação da história. A esperança não é um adiamento, mas um compromisso. Não é uma abstração idealizada, mas um dinamismo concreto, uma laboriosidade, um fazer. Precisamos de uma educação para a esperança.

Sobre o seu significado profundo, e de como se pratica, há aquela história do velho monge que se propunha alcançar o cimo de uma montanha e que, numa das etapas iniciais do caminho, pernoita numa estalagem. O estalajadeiro repara na sua fragilidade e tenta dissuadi-lo, enumerando os perigos que o espreitam, e que certamente acabarão por vencê-lo. O monge, porém, respondeu: “Tenho a certeza de que chegarei lá.” “E como é que um homem fraco como tu pode ter semelhante certeza? Para mais, vem aí um inverno duro.” O ancião retorquiu: “Coloquei lá em cima o meu coração e por isso sei que, mesmo assim inseguros, os meus passos hão de chegar lá.”
in Expresso, 12.01.2019

Comentários

  1. Bom dia!
    Já tinha lido. E gostei tanto que sublinhei e guardei algumas passagens.
    "Precisamos de uma educação para a esperança."
    Sou leitora de D. José Tolentino Mendonça. Aprecio a leveza da escrita e a profundidade do pensamento.
    Bela partilha, Pedro!
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebo as publicações de Tolentino Mendonça, Anselmo Borges, Bento Domingues, teresa.
      Lemos, reflectimos, aprendemos.
      Beijo

      Eliminar
  2. Gosto imenso do que escreve e aqui está mais um para meditarmos bem.
    Obrigado pela partilha.

    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas que deviam representar a Igreja, Fatyly.
      Infelizmente são vozes isoladas e muitas vezes intoleradas.
      Beijocas, um bom dia para Portugal

      Eliminar
  3. Esperança ,nos tempos que correm é difícil....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nunca a podemos deixar desaparecer, São.
      Aconteça o que acontecer, o coração não a pode perder.

      Eliminar
  4. Gostei de reler embora a esperança seja cada vez mais escassa neste mundo cada vez mais feio e não haja já muitos lugares onde (eu) possa colocar o coraçao. Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre locais onde colocar o coração, Dulce Oliveira.
      Essa é a mensagem essencial.
      Boa semana

      Eliminar
  5. Magnifico, simplesmente magnifico _ da minha parte nada a acrescentar, apenas resumiria por minhas palavras próprias que quanto aparentemente menos motivos de esperança, mais esta última é necessária e mesmo indispensável!

    Abraço

    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa âncora, Victor Barão.
      Que nos mantém estáveis e não nos deixa andar à deriva ou afundar.
      Aquele abraço

      Eliminar
  6. Onde se acha a esperança?
    A minha escapa-me. Acho mesmo que se foi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se foi, Portuguesinha.
      Tem que a procurar.
      E pode aparecer onde e quando menos espera.
      Falo por experiência própria.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares