Carta de condução por pontos?
Confesso que sorri ao tomar conhecimento de uma proposta que aponta no sentido de ser atribuído um sistema de pontos aos titulares de cartas de condução da RAEM.
Pontos esses que seriam deduzidos à medida que fossem sendo cometidas infracções e proporcionalmente à respectiva gravidade.
E sorri porque, há já alguns anos, no seio de um grupo de trabalho encarregue de alterar a legislação rodoviária então em vigor, uma das propostas que apresentámos foi exactamente esta.
Ninguém estava a inventar nada, a solução está consagrada um pouco por todo o Mundo.
Mas, mais uma vez, Macau tinha que ser diferente (pois, nem vale a pena repetir o conhecido slogan…).
A proposta que então apresentámos foi, para muito boa gente, quase ofensiva e demente.
Se já tínhamos pensado na possibilidade de os condutores profissionais perderem a sua carta de condução e de caminho talvez o seu sustento e das suas famílias?
Já, já tínhamos pensado nisso e chegado à conclusão que esses condutores profissionais, que transportam centenas de pessoas todos os dias, teriam que ser os mais cumpridores, os mais hábeis.
Heresia, uma perfeita heresia!
E os diplomas então preparados ficaram algures a apanhar pó durante todos estes anos.
De repente, e porque houve situações trágicas a envolver precisamente esses condutores profissionais que tinham que ser a todo o custo protegidos, o que fora uma heresia passa a ser uma ideia a considerar e trabalhar.
Destino simultaneamente trágico e cómico este de Macau, cidade onde cada vez mais não se age, só se reage.
How demerit points are applied
ResponderEliminarThe number of points added to your driving record depends on the offence. Here are the number of points that will be recorded for certain violations.
7 demerit points will be added if you are convicted of:
failing to remain at the scene of a collision
failing to stop when signaled or asked by a police officer
6 demerit points will be added if you are convicted of:
careless driving
racing
exceeding the speed limit by 50 km/hour or more
failing to stop for a school bus
5 demerit points will be added if you are convicted of:
failing to stop at an unprotected railway crossing (for bus drivers only)
4 demerit points will be added if you are convicted of:
exceeding the speed limit by 30 to 49 km/hour
following too closely
3 demerit points will be added if you are convicted of:
driving while holding or using a hand-held wireless communications or entertainment device
driving while viewing a display screen unrelated to the driving task
exceeding the speed limit by 16 to 29 km/hour
driving through, around or under a railway crossing barrier
driving the wrong way on a divided road
driving or operating a vehicle on a closed road
failing to yield the right-of-way
failing to obey a stop sign, traffic control stop/slow sign, traffic light or railway crossing signal
failing to obey the directions of a police officer
failing to report a collision to a police officer
failing to slow and carefully pass a stopped emergency vehicle or a tow truck with its amber lights flashing
failing to move, where possible, into another lane when passing a stopped emergency vehicle or a tow truck with its amber lights flashing
improper passing
improper driving when road is divided into lanes
improper use of a high occupancy vehicle lane
going the wrong way on a one-way road
crossing a divided road where no proper crossing is provided
crowding the driver's seat
2 demerit points will be added if you are convicted of:
improper right turn
improper left turn
improper opening of a vehicle door
prohibited turns
towing people — on toboggans, bicycles, skis
unnecessary slow driving
backing on highway
failing to lower headlamp beams
failing to obey signs
failing to stop at a pedestrian crossing
failing to share the road
failing to signal
driver failing to wear a seat belt
driver failing to ensure infant/ child passenger is properly secured in an appropriate child restraint system or booster seat
driver failing to ensure that a passenger less than 23 kg is properly secured
driver failing to ensure that a passenger under 16 years is wearing a seat belt
More about demerit points in Ontario
Está aqui um exemplo do que escrevi, Catarina - quando apresentámos aquela proposta não estávamos loucos nem estávamos a inventar nada.
EliminarNo interior da China, aqui bem ao lado, esse sistema já está implantado.
E em Portugal, e em Singapura, e....
Na Australia tambem se usa o sistema de pontuacao e em dias feriados ou periodos de ferias como entre uns dias antes do Natal ate uns dias depois do fim do ano, essa pontuacao duplica para infracoes cometidas! Tudo na ordem!!
ResponderEliminarsami,
EliminarEu confesso que fiquei surpreendido com a reacção tão negativa que a nossa proposta recebeu naquela altura.
Obviamente fomos estudar os vários sistemas em vigor por esse Mundo fora e, como refiro no texto, não estávamos a inventar nada.
No Direito só o Supremo Tribunal dos Estados Unidos e o Tribunal de Justiça da União Europeia praticam e são justamente acusados disso aquilo a que se chama judicial activism.
O mais normal é haver estudos de direito comparado, evolução e não revolução.
Era isso que estávamos a propor, não fomos compreendidos.
Alguns anos depois parece que a ideia foi ressuscitada.
É bom que assim seja, é terrível que fosse necessário sacrificar vidas para se chegar a esta conclusão.
bom dia
ResponderEliminarestou ligado ao sector de transportes de mercadorias e cada vez mais temos vindo a impor aos nossos motoristas vários tipos de formação nomeadamente no que respeita a horários e não só porque cada vez mais eles tem muita responsabilidade .
embora este tema tem muito pano para mangas , pois já que tem muita responsabilidade , deveriam ser também mais bem remunerados. mas como digo é um tema complexo e teria mesmo de ser bem discutido.
JAFR
Joaquim Rosário,
EliminarTodos temos que perceber que pegar num veículo automóvel para conduzir não é um direito, é uma grande responsabilidade.
Essa responsabilidade ainda é maior para quem transporta passageiros (autocarros, táxis).
Quem faz asneiras, e eu também já as fiz, tem que ser penalizado por isso.
Bom dia. Em tudo na vida sempre assim foi. O que hoje é mentira, amanhã será verdade e vice-versa. Nada é eterno. Tudo se modifica, tudo se transforma.
ResponderEliminar.
Soneto: * Amor ... ou castigo do coração? *
.
Desejando um dia muito feliz
.
O que é trágico é que, para se mudarem mentalidades, tenha que haver vítimas, Gil António.
EliminarO tal reagir em vez de agir.
Aquele abraço
Pois em Portugal o sistema já foi implementado e pessoalmente acho muito bem, pois obriga os condutores a serem "mais" responsáveis.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Precisamente o que eu e outros na época defendemos.
EliminarNormas que nos iam afectar a todos.
Parece que não se percebeu isso.
Aquele abraço
Aqui no Brasil a pontuação não muda... É sempre a mesma, diferente para cada infração é claro, porém não há distinção em domingos ou feriados e dias da semana.
ResponderEliminarO Brasil foi outro dos países cuja regulamentação consultámos, Érika Oliveira.
EliminarRepito, ninguém estava a inventar nada.
Não consigo aceder ao seu blogue, Érika Oliveira :(
EliminarEstou 100% de acordo com este decreto-lei, tirei a carta de condução aos 19 anos de idade passada pelo Ministério da Marinha, vivi 6 anos em França com a carta de condução Francesa, regressei a Portugal em 1975 e sempre na estrada, hoje com 75 anos de idade continuo a conduzir e detesto quando me acendem as luzes dos carros com quem me cruzo a dar-me sinal que mais à frente estão autoridades a fiscalizar as ilegalidades.
ResponderEliminarDeixo o meu abraço e vou seguir o seu Blogue que achei interessante.
Seja muito bem vindo, António Querido.
EliminarEstou inteiramente de acordo consigo - se formos cumpridores não precisamos que nos digam onde estão as autoridades policiais.
Será assim tão difícil perceber isso??
Grande abraço para a Figueira, terra de grandes memórias
Se fosse só em Macau...infelizmente , não é!
ResponderEliminar"Depois de casa roubada, trancas na porta " ainda é o lema por demais em vigor.
Mas não devia ser, São.
EliminarSó depois de haver vítimas é que se pensa em implementar medidas mais restritivas?
Não faz sentido nenhum.
Aqui em Portugal, devido ao elevado nível de acidentes e infracções ao código da estrada é que se implementou esse método da carta por pontos.
ResponderEliminarPor conseguinte, a intenção é a mesma, o que muda é que a proposta, quando foi discutida pelos responsáveis, foi aplicada.
A sociedade civil, questionando-a ou não, teve de a aceitar e passou a fazer parte da consciência do condutor e do seu livre arbítrio, sob pena de lhe serem aplicadas as tais regras.
Em Macau, foi pena terem arquivado a medida, mas havendo uma reacção, é positivo!
Ainda que a proposta arquivada lá continue a ganhar pó, que executem uma nova, que a considerem finalmente uma medida positiva. Macau irá ter acarta por pontos!
Beijinhos.
A ideia é mesmo essa, mz - se tanta gente prevarica porque não tentar este método?
EliminarMal não faz...
Beijinhos
Pois é Pedro por cá já temos essa lei e já li algures que a mesma não está a surtir o efeito desejado sobre a sinistralidade.
ResponderEliminarMais agora andam a "estudar?" reduzir a velocidade de 50 para 30 dentro das localidade, drones a controlar a velocidade etc. e que cambada de "idiotas" que deveriam ir para um museu.
O que deveria era haver mão pesada para quem prevarica mas a burocracia das polícias e depois judiciais...é pior a emenda do que o soneto!
Lamento é que quem cumpre tudo à risca leva com "um caramelo desnorteado, bebado ou drogado, ao telemóvel, carros sem inspecção, IUC e seguro" vai desta para melhor e ou fica estropiado para o resto da vida.
Ao ler os comentário falaram dos sinais de luzes, mas olha Pedro por vezes faço e não polícia à vista, quando me cruzo com altas velocidades e o certo é que abrandam de imediato:)))
Todo o mundo falam de armas sem pensarem que têm entre mãos uma arma altamente devastadora! Possas!
Beijocas
Fatyly,
EliminarQuando se discutiu a nossa proposta uma das coisas que foi dita por alguém muito sábio e que já não está entre nós foi exactamente que as leis não valem nada se não forem implementadas.
Chapelada, mais uma, para ele!
Beijocas
Por aqui algo está sendo preparado
ResponderEliminarna intenção de dar segurança ao trânsito
e arrecadar algum dinheirinhos para
o governo. O Departamento de Trânsito
está estudando uma forma de usar radares
"inteligentes" ou seja; em lugares onde
a velocidade for controlada haverá, no mínimo,
dois radares para registrar o tempo que o
condutor levará para chegar de um ponto ao
outro. O tempo gasto para percorrer a distância
entre os dois radares não poderá ser menor que o
estipulado àquela velocidade, ou seja, não adianta
tirar o pé do acelerador quando vir o radar
para acelerar mais adiante.
Viu, Pedro. Aqui também tem gente paga para
ferrar com o contribuinte.
Abraços,
silvioafonso
.
silvioafonso,
EliminarTenho que comentar o óbvio - se a pessoa não abusar não há nada a temer.
À saída e à entrada da Ponte Sai Van aqui em Macau é bem evidente que a velocidade máxima é 40 km/h.
E que há radares a vigiar os condutores.
TODOS OS DIAS passam por mim carros que têm que estar a exceder esse limite.
Se eu vou no limite e eles me ultrapassam...
Não tenho piedade nenhuma de gente desta.
Aquele abraço
E eu que tinha uma ideia de Macau bem diferente.
ResponderEliminarMacau tem coisas muito boas, outras nem por isso, Maria Araújo.
EliminarAqueles que gostam de Macau, e eu sou confessadamente um deles, têm o dever de cidadania de alertar para o que pensam estar errado e dar soluções para corrigir.
Essa coisa dos pontos,
ResponderEliminarserá que está correcta?
São mais do que tantos
desrespeitando a viva bela!
Continuação de boa semana caro amigo Pedro Coimbra. Um abraço.
Como já comentei acima, experimentar não custa nada, pois não, Eduardo?
EliminarAquele abraço
A meu ver isso dos pontos nao vai alterar nada. A não ser que a polícia quando anda a 120 numa avenida que é 30, também comece a levar com pontos. Aí tiram a lei dos pontos. Digo eu cus nervos ;)
ResponderEliminarAs pessoas são multadas tiram a carta mas conduzem na mesma, vão a tribunal e o juiz que até também ja se excedeu manda nao fazer nada, por isso, não adianta.
Boa quarta Pedro.
The law in the books, the law in action, Mena Almeida.
EliminarA velha dicotomia que nos ensinam na Universidade.
Se não é implementada a lei por si só não vale nada.
Mais vale tarde que nunca, não é amigo?
ResponderEliminarAbraço
Precisamente, Elvira Carvalho.
EliminarEstamos sempre a tempo de emendar a mão.
Abraço
Leis como essas e outras parecidas como a que existe por aqui no burgo de nada servem.
ResponderEliminarServia sim a consciencialização dos futuros e atuais condutores, para saberem o que andam a fazer nas estradas.
Abraço
Kique
https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt
São precisas as duas coisas, Kique.
EliminarConsciencialização e penalização.
A educação não adianta nada se o acto de prevaricar não tem qualquer consequência.
Aquele abraço
Aqui, para nós, já é assim.
ResponderEliminarFelizmente, ainda tenho todos.
Diana Fonseca,
EliminarNão custa nada cumprir, pois não?
e temos que partir do principio que as normas existem porque são necessárias, não é para nos chatear.
Opções ao sabor das circunstancias do momento!
ResponderEliminarBom resto de semana
Abraço
Foi necessário haver tragédias para se abrir os olhos, Victor Barão.
EliminarNão devia ser necessário, caramba.
Aquele abraço, bom resto de semana
"Encarregado", Pedro Coimbra! "Encarregue" não existe:
ResponderEliminarhttps://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/encarregueencarregado/297
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-o-desaconselhado-participio-passado-encarregue/19746
Afonso de Portugal,
EliminarPor favor vá à página 605 do Dicionário da Língua Portuguesa, 6ª edição, da Porto Editora.
Encarrego-o dessa tarefa :))
Eu não quis dizer que a palavra "encarregue" não existe de todo (embora reconheça que a forma como redigi o meu comentário dê azo a essa interpretação), mas sim que ela não pode ser utilizada como particípio passado, conforme se explica nos vários links que coloquei acima.
EliminarPode dizer-se, por exemplo, "alguém encarregue fulano ou beltrano de fazer aquilo". Mas não é correcto dizer «a comissão foi encarregue», tal como não existe a figura do «encarregue de educação» mas sim do «encarregado de educação».
Não tenho o tal dicionário que me recomenda, pelo que não posso consultá-lo. Mas sei que o dicionário online Priberam, por exemplo, lista "encarregue" e "encarregado" como particípios passados válidos o que, como se explica no Ciberdúvidas, não está correcto. Seja como for, não se preocupe, que eu não pretendo insistir mais. A observação está feita, o resto é lá consigo!
Gostava no entanto de esclarecer que, apesar das nossas divergências irreconciliáveis em relação ao Presidente Trump, não pretendi ser pedante ou condescendente. Toda a gente dá erros, uns mais outros menos, eu incluído. Até os linguistas dão erros de vez em quando! Quem afirma não dar erros é de certeza mentiroso, porque até o mais erudito e versado dos professores catedráticos mete o pé na argola de vez em quando. Tomara eu que as pessoas tivessem apontado os meus erros quando os dei em público, em vez de vir a descobrir mais tarde que os tinha dado sem ninguém me dizer nada!
Grato pela aula de gramática, Afonso de Portugal.
EliminarContinuo a preferir as aulas do saudoso Abílio Queirós, com toda a frontalidade.
Se funcionar como por cá, nada há a recear. Só perdem pontos uns azarados.
ResponderEliminarEspero bem que o sistema não sirva só para apanhar azarados, Carlos, mas sim,para punir quem não cumpre.
EliminarUma pena, beijinho.
ResponderEliminar~~~~
Vou esperar para ver o que aí vem, Majo.
EliminarEstou curioso.
Beijinho