Amantes à distância


Ao contrário do que é habitual, hoje não haverá anedotas aqui no blogue.
Por causa desta notícia e porque hoje é o dia de aniversário da minha mãe.
Fica então a minha homenagem à cidade.
Uma homenagem que é, em simultâneo, uma prenda de aniversário para a minha mãe.

Deste-me a vida e o nome.
E jurámos amor eterno.
Como acontece com todos os amantes, vivemos momentos de intenso romance, passámos incólumes por pequenos arrufos, acaloradas discussões, enormes desavenças.
Porque a paixão, forte, funda, foi sempre vencendo.
Até ao dia da inevitável separação.
Abandonei-te, mas nunca te traí.
Somos agora amantes à distância.
E ainda que os reencontros sejam breves, fugazes, são sempre intensos, plenos de emoção.
Outros, agora, conhecem e reconhecem em ti os encantos que há muito eu te conhecia e reconhecia.
Confesso-te que me confronto com um sentimento algo estranho, bizarro até - um ciúme orgulhoso.
Por favor, permanece o que sempre foste - bela, orgulhosa, boémia.
Sem nunca cederes à tentação fácil da vulgaridade.
Mantenho a minha jura de amor eterno.
Ainda que seja a jura de um amante à distância.

BOA SEMANA!!

Comentários

  1. Fiquei feliz com a notícia.

    Gostei desta homenagem e gostaria que ela também fosse minha, mas não é. Pensando bem... não tenho nenhuma pela qual nutra um sentimento tão profundo. Nem cidade, nem vila, nem lugar. E tenho pena.
    Parabéns à mãe! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina,
      O escritor macaense Henrique de Senna-Fernandes dizia muitas vezes que Portugal era a sua Pátria e Macau a sua "Mátria".
      Compreendo-o tão bem.
      E acrescente - e Coimbra é, será sempre, o meu berço e a minha amante eterna.

      Vou enviar esses seus votos à minha mãe.

      Boa semana!!

      Eliminar
  2. Estimado Amigo Pedro Coimbra,
    Meus sinceros parabéns a sua amada Mãe pela passagem de mais um aniversário, votos que conte muitos e com saúde.
    Para Si, Estimado Amigo é um dia de festejo duplo, a sua amada cidade é Património Mundial, e como bom cidadão irá expalhar ao mundo seu nome, nome que ostenta em seu bilhete de identidade e que muito o liga à bela cidade.
    Sinceros parabéns.
    Coimbra tem mais encanto na hora da despedida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Cambeta,
      Coimbra tem sempre encanto.
      E saudade, e paixão, e sedução, e...,e....,e......

      Vou telefonar à minha mãe mais logo e transmitir-lhe as mensagens que vou recebendo.
      Incluindo, obviamente, a sua.

      Aquele abraço e votos de boa semana!

      Eliminar
  3. O amor de mãe é para sempre e para todos os dias.
    Depois que a minha mãe partiu deixou de ter o seu dia de aniversário porque a recordamos sempre.

    As mais gratas recordações que conservo são as da minha mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma declaração de amor à cidade Património Mundial da Unesco, luis.
      O amor de mãe, e à mãe, esse é único, nem precisa de ser declarado.
      Este post é também uma prenda para ela.
      Aquele abraço e votos de boa semana!

      Eliminar
  4. Até me arrepiei! E viva Coimbra. Onde vivi os melhores anos da minha juventude. Onde cresci, onde abri os olhos, onde ganhei uma ferramenta para a vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é (só) bairrismo, Mariposa Colorida.
      Coimbra é mesmo inesquecível.
      Até nos seus recantos mais feios e nos seus aspectos mais obscuros é linda!!
      Boa semana!

      Eliminar
  5. Literalmente, amigo, pois parece que a sua mulher agora (Macau) é que tem mais a sua atenção. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, FireHead - namorei muito com Coimbra, casei com Macau.
      Mas não consigo esquecer o primeiro amor.
      Parece que é sempre assim, não é?

      Eliminar
  6. Este texto também faz parte do "heart warming" Pedro, porque as palavras são um verdadeiro aconchego Às emoções :)

    Renovo os meus Parabéns à sua mãe, e os Parabéns a nossa Coimbrinha, e ao Pedro Parabéns por palavras tão bonitas!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou dar um montão de beijinhos à minha mãe hoje, Catarina.
      Mesmo por via telefónica.
      E sei que ela vai ficar toda feliz, emocionada até.

      Eu fiquei todo babado com o seu comentário :)

      Beijinhos e votos de boa semana!

      Eliminar
  7. Lindo, Pedro, como linda é a senhora sua Mãe, pois criou um Homem (com H maiúsculo), um Homem de "mão cheia" !

    Grande Abraço, Pedro, boa semana para si e família e, se me permite, dê à senhora sua Mãe, directamente da Pérola do Atlântico, um grande beijinho e um abraço de parabéns e que conte muitos e bons anos de vida com saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Vai ser entregue, Ricardo.
      E, quando ela ler o que o Ricardo escreveu, vai querer aí à Madeira para lhe dar um beijinho pessoalmente.

      Aquele abraço e votos de uma excelente semana para si e família!

      Eliminar
  8. Um beijinho de parabéns à senhora sua Mãe, Pedro.

    Cuidado com Coimbra.
    Com a valorização que lhe advém do facto de ter sido 'elevada' a Património Mundial, o governo é bem capaz de a tentar vender.
    :D

    Aquele abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Será entregue, António

      Espero bem que Coimbra seja mais " vendida"
      Porque, em boa verdade, tem sido muito pouco.
      Aquele abraço e votos de boa semana!

      Eliminar
  9. Caro Amigo Pedro Coimbra!
    Belíssima homenagem a cidade de Coimbra, que o viu chegar à luz!
    Também parabenizo sua valorosa mãe pela passagem do seu natalício!
    Certamente sua amada mãe tem muito orgulho de ver seu eterno bebezinho um cidadão pleno, probo e muito conceituado nas terras do Oriente e inserido numa família adorável!
    Caloroso abraço! Saudações natalícias!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP


    PS - Ficaria enternecido se nos brindasse com uma fotografia da sua família no tempo que você era um petiz!

    ResponderEliminar

  10. Amigo João Paulo de Oliveira,
    A fotografia terei que a pedir aos meus pais.
    Porque não tenho nenhuma comigo aqui em Macau

    Mais uma vez, enternecido fiquei eu com as suas amáveis palavras.
    Caloroso abraço!!

    ResponderEliminar
  11. Eu , que creio na reencarnação, acho que vivi em Coimbra numa outra vida, pois desde que me conheço que a cidade me fascina e um dos meu desgostos irremediáveis foi nunca ter frequentado a sua Universidade.

    Parabéns a sua mãe e que seja boa a sua semana, Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São,
      Nunca é tarde.
      O meu pai foi cursar Filosofia, depois de ter sido contabilista toda a vida, quase aos 70 anos.
      O sonho comanda a vida, São.
      Votos de boa semana!

      Eliminar
  12. E seu poema
    É, excecionalmente, belo!

    E seus amigos o louvam e eu junto-me a eles!

    Maria Luísa (os7degraus.blogspot.com)- poesia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Luisa,
      Agradeço a sua visita e o seu simpático comentário.
      Vou agora visitar o seu blogue.

      Eliminar
  13. Uma notícia que muito me alegrou, pela cidade em si e por todos os amigos que tanto amam a sua cidade. Cidade que aliás que praticamente não conheço, mas espero vir a conhecer em breve... :)

    Parabéns à sua mãe, Pedro!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tete,
      Vale a pena conhecer Coimbra.
      A cidade é pequenina, visita-se facilmente, mas tem muito para descobrir e ver.
      Beijocas!

      Eliminar
  14. Grandes e boas notícias! Há dias o Porto, no Turismo, agora Coimbra e a sua "velha" Universidade ! ... pelo menos, notícias destas para nos irmos consolando ! ;)))

    Um grande abraço de Parabéns para a sua mãe ! :)))

    Abraço ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui,
      Portugal tem ainda muitos outros tesouros para mostrar ao Mundo.
      É só haver iniciativa e vontade.
      Aquele abraço!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares