A minha filha Mariana faz hoje oito anos


A Mariana faz hoje oito anos.
E eu quase nem acredito.
4 de Setembro de 2003.
Eu já estava deitado, meio adormecido, quando a minha mulher me disse que estava com dores, que julgava que tínhamos que ir para o hospital.
"Não podia ser", respondi.
"Ainda falta uma série de dias para a data prevista...
Isso são gases. Vai à casa de banho e depois vem-te deitar e descansa".
Não passaram dois minutos e a minha mulher sai da casa de banho a contorcer-se com dores.
Pegámos na Catarina, então com cinco anos, e lá fomos para o Hospital Conde São Januário.
Confesso que ainda não estava muito convencido (não era eu que tinha dores!!).
Só depois de chegarmos ao hospital, e levarem a minha mulher imediatamente para a zona de partos, é que me apercebi que era chegada a hora.
Fui deixar a Catarina a casa dos meus sogros.
Com a promessa que me telefonavam do hospital quando o parto estivesse para acontecer.
Chego a casa dos meus sogros, estava preparado para fumar um cigarro (na altura ainda fumava) para depois dormir.
A médica tinha-me dito que ainda ia demorar algum tempo e eu estava, por isso mesmo, muito tranquilo.
Ainda não tinha começado a fumar o cigarro quando o meu sogro entrou no quarto a berrar - "É agora! A Tina vai dar à luz! Apresse-se!"
Assim fiz.
Cheguei ao hospital a "voar".
Mas, desta vez, deixei que me conduzissem à sala de partos onde estava a minha mulher (não queria entrar outra vez na sala errada como tinha acontecido com o parto da Catarina).
Estava menos nervoso do que no parto da Catarina.
E nem sequer tive tempo de me enervar.
Muito rapidamente, cerca das 4 da manhã do dia 5 de Setembro, a Mariana nasceu.
Fiquei com a minha mulher enquanto limpavam, lavavam, pesavam e mediam a Mariana.
Era chegado o momento de a ir buscar.
Até me assustei.
Era a Catarina, um bocadinho mais gorducha (200 gramas) e um bocadinho mais comprida (2 centímetros?)
Tiraram-ma logo das mãos (tão depressa??!!) porque tinham que a levar para o berçário.
A minha mulher tinha que descansar, o hospital estava em obras, e os bebés tinham que ficar separados das mães.
Foi tempo de anunciar a novidade ao Mundo.
Nasceu a Mariana!!
Linda de morrer!!
Como a irmã.
Só a voltei a ver no dia seguinte, então já com os meus sogros como companhia.
E a mãe só a viu dois dias depois do nascimento.
O hospital estava todo partido, cheio de poeiras, e era perigoso para a bebé e a mãe contactarem com aquele ambiente.
Demorou uma eternidade (para aí três dias!!), mas chegou o dia de levar a Mariana para casa.
E ela anunciou logo o que seria o futuro.
Muito mais mexida que a Catarina, muito mais enérgica e "faladora".
Aquilo que ainda é hoje.
Uma criança que tem o dom de "encher uma casa", uma criança imensamente feliz, que "fala pelos cotovelos" (até cansa!), que se ri mesmo a sonhar.
Ela e a Catarina são muito diferentes.
Completam-se bem.
Excepto fisicamente.
Eu sei qual vai ser a aparência da Mariana quando tiver 13 anos.
Vai ser como é agora a Catarina.
Mas muito mais faladora, ladina, mexida.
Que felicidade ser pai de ambas!!
Beijinhozinho bebé!!

Comentários

  1. Caro Pedro Coimbra
    Enquanto ia lendo o sacana do monitor ia ficando embaciado. Tive que o limpar duas ou três vezes para ler tudo.
    Há momentos e pormenores associados, inesquecíveis. Claro que passei por uma coisa parecida, mas só uma vez.
    Muitos parabéns à Mariana com votos de muitas felicidades.
    Para o Pai vai um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro confrade Pedro Coimbra!
    Apreciei sobremaneira seu enternecedor relato sobre o aparecimento neste maltratado e fascinante mundo da radiante e serelepe Mariana!!!! Desejo intensamente que as suas duas joias preciosas, Catarina e Mariana, lhe deem muitas alegrias e sejam cidadãs plenas!!!
    Caloroso abraço! Saudações natalícias!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  3. Um beijinho muito grande de Parabéns para a Mariana!*

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro,

    parabéns à Mariana, aos Pais e à mana Catarina!!!

    Esta história lembra-me outras, mas não me consigo recordar de onde!?!!? :DDDDD

    Abraço e boa semana para si e seus!!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à Mariana e aos papás! :D

    P.S. Gases? A sério? Coitada...

    Helena

    ResponderEliminar
  6. MARIANA É A MAIS QUERIDA DE TODAS AS CRIANÇAS...SE TORNA AMADA E AMADA SERÁ SEMPRE...PARABÉNS E MUITOS PARABÉNS...MEUS DESEJOS ...
    BJSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  7. Um grande beijinho de parabéns para a Mariana e um abraço para o pai.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns à Mariana e aos pais!

    para a Mariana

    ResponderEliminar
  9. Nem sei o que escrever.
    Só agradecer emcionado.
    E prometer que amanhã vou fazer uma visita a todos.
    Hoje (é quase meia-noite) são horas de descansar.

    ana,
    Só amanhã a Mariana poderá ver as princesas.

    ResponderEliminar
  10. Pedro
    Muitos parabéns á Mariana e aos papás, sei bem a emoção que é, boa continuação.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns, Pedro. A si e à Mariana, que tem exactamente o dobro da idade do meu Rochedo.

    ResponderEliminar
  12. Muitos Parabéns à Mariana e aos pais
    beijinhos
    Gábi

    ResponderEliminar
  13. Parabéns à Mariana, aos Pais e à Catarina.

    Esta história é mais emocionante do que um filme de amor. A D O R E I ! ! !

    Abraço de Düsseldorf para esta família feliz.

    ResponderEliminar
  14. Adélia, Carlos, Gábi e EMATEJOCA,
    A Mariana, naquele seu jeito único de ser adorável e feliz, fez uma festa que durou três dias!!
    No sábado, com as amigas.
    Lindas e meigas como ela.
    No domingo, comigo, com a mãe e a irmã.
    Ontem, primeiro com os amigos e professores na escola; depois com os avós, as tias, as primas.
    Ela é assim, não me lembro de um dia de infelicidade naquela criança.
    E essa felicidade irriadia-se e contagia quem está à volta.

    EMATEJOCA,
    Não o escondo - tenho verdadeira adoração pela minha mulher e pelas minhas filhas.
    O que ali está escrito é o que verdadeiramente sinto e vivo diariamente.

    ResponderEliminar
  15. Que bela dedicatória! Como mãe, fiquei comovida pela sua sensibilidade. pelo carinho com que descreve um nascimento que aconteceu há oito anos...
    Parabéns papá! Que a sua filha seja sempre reconhecida e aprecie o pai que tem. Tenho a certeza que será uma grande mulher.
    Parabéns à filhota e muitas felicidades para a família.

    ResponderEliminar
  16. Olá Irene,
    Há momentos na vida que nunca esquecemos.
    O nascimento das minhas filhas está no topo desses momentos.
    A Mariana é uma criança adorável, feliz, e que faz feliz quem a rodeia.
    Bem haja pelas suas amáveis palavras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Atrasada mas aqui estou!
    Parabéns aos dois! À inteira família...
    Felicidades e muito sucesso.

    ResponderEliminar
  18. Estimado Amigo Pedro Coimbra,
    Tendo ficado impossibilitado de teclar no feliz dia do nascimento de sua querida filha Mariana, aqui estou hoje, atrasadamente, desejandop meus sinceros parabéns por esta data feliz, formulando sinceros votos para que este belo dia se repita por muitos e bons anos, na companhia de seus familiares.
    Sinceros parabéns.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares