Polícia do Mundo
Guerra na Ucrânia, guerra civil no Sudão, testes nucleares na Coreia do Norte, direita israelita de cabeça perdida, e a ideia de uma Polícia do Mundo a ressurgir.
O desvario dos senhores da guerra resulta sempre em mais paranoia securitária.
E é nesse sentido que caminhamos cada vez mais.
As desigualdades económicas agravaram-se com a pandemia, quem não tem mais nada a perder arrisca a própria vida em busca de uma vida melhor.
E os muros que caíram no Leste da Europa erguem-se agora um pouco por todo o lado.
Trump foi uma lição.
Tudo o que aquela criatura reles pregava são afinal reais ameaças para a Humanidade.
Os nacionalismos e os nacionalistas cresceram, o eu é mais e mais importante que o nós, a solidariedade é uma palavra vã.
Não me recordo de um período tão conturbado na minha vida.
O Planeta regenerado que era suposto sair da pandemia está revelar-se uma ilusão e uma desilusão.
A rebeldia de James Dean (To live fast die young and have a beautiful corpse) deu origem a um salve-se quem puder, a uma pressa de ter muito e muito depressa.
Quem trava esta loucura colectiva?
Uma Polícia do Mundo?
E quem vai policiar quem??
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE, entretanto, Jim Jordan e os seus acólitos passam o tempo a “investigar” investigações, em vez de se debruçarem sobre as verdadeiras questões que mais interessam ao povo americano tanto a nível nacional como a nível internacional.
ResponderEliminarFalta saber agora o resultado das negociações entre Biden e os republicanos quanto ao aumento do teto da dívida para que se evite um “default” – (incumprimento?) - dos Estados Unidos. Já imaginou o que poderá acontecer?
O mundo inteiro vai sofrer o resultado de decisões mal tomadas.
Pouco menos de um mês para chegarem a acordo, Catarina.
EliminarEnquanto andam ocupados com casinhos (não é só em Portugal) o Mundo pula e avança.
Acredito que, mais uma vez, apesar do drama, cheguem a acordo.
Não pode ser de outra maneira.
Um familiar meu diz que as guerras e guerrilhas, a fome, as desigualdades entre os povos, só irá acabar, ou pelo menos melhorar, depois de acontecer uma 3ª guerra mundial. Temo que tenha razão
ResponderEliminarUm feliz mês de Maio, beijo
*
Já estivemos muito mais longe disso, Mariete Salema.
EliminarEssa é a realidade.
Beijo, feliz mês de Maio
Com a globalização, a guerra entre países ainda faz menos sentido, já que o país invasor, mesmo que ganhe a guerra, perde muito em termo económicos. Ou seja, a globalização deveria ser o melhor polícia do mundo. Mas de repente aparece um louco no poder, não desiste do seu imaginado império e a guerra acontece.
ResponderEliminarNas guerras internas como as do Sudão a estupidez ainda é maior, porque se matam uns aos outros e a miséria acaba por ser total.
E a ONU, porque depende dos países que lhe dão corpo, acaba por pouco ou nada fazer. Ficam-se pelas ajudas humanitárias e pouco mais.
Bom fim de semana.
Um abraço.
A ONU infelizmente é mesmo um tigre sem dentes, Jaime Portela.
EliminarA dissuasão funcionou durante muitos anos.
Até aparecer Putin.
E fazer o impensável.
O Sudão, como tantos outros países, é vítima das riquezas naturais que possui e que um bando de aves de rapina quer controlar.
Abraço
Pedro concordo contigo, mas já passamos na década de 80 coisas semelhantes e há que ter esperança por um futuro melhor no qual eu acredito.
ResponderEliminarBeijos e um bom dia
Semelhante ao conflito na Ucrânia??
EliminarAssustador a todos os níveis, Fatyly.
Beijos
Nunca consegui entender como foi possível pensar-se ficar o mundo melhor depois da pandemia...se isso fosse possível, não teria havido a Segunda Guerra Mundial, já que acontecera a tragédia da pneumónica, que matou muitos mais milhões do que o COVID.
ResponderEliminarEstamos em época de transição , não me parece que a Humanidade esteja à altura de realizar o salto qualitativo necessário para evoluir.
Há muito tempo que estou convencida de que nos encaminhamos alegremente para mais uma extinção quase total .
Parece tendência suicida, não parece, São?
EliminarAquela rábula dos drones no Kremlin faz-me tremer.
O que é que dali vai sair??
Nem imagino, mas nada bem certamente...
EliminarA 'Fúria de Viver' do meu idolo da juventude, James Dean, só fez uma vítima: ele próprio. A forma de viver desenfreada e desgovernada, de quem governa o mundo, anda a matar milhões e milhões de seres humanos, a roubar esperança aos mais jovens, a destruir o Planeta.
ResponderEliminarFala-se na III Guerra Mundial, Pedro? Atrever-me-ia a dizer que já lá estamos.
A entrar nela, subrepticiamente é certo, mas estamos.
Beijinhos.
Sempre pensei que após o Covid as pessoas se tornam-se mais humanas e compreensivas, tal não aconteceu e as guerras o despotismo as desigualdades e a luta pelo poder estão a consumir este nosso planeta.
ResponderEliminarBeijos
sad and heartbreaking indeed
ResponderEliminarthe U N was created to make peace between countries but like all other organization it is tool secure selfish goals for greater powers unfortunately .
third world war ??
who will survive this ???
The UN is tied up, baili.
EliminarNo power except soft power.
And even this one very limited from the veto of the five big ones.
O Ser Humano está cada vez mais estranho.
ResponderEliminarNão há lição que sirva.
Abraço
Atenção ao doido russo e à rábula dos drones…
EliminarAbraço
Texto profundo, de elevada preocupação, que nos remete para uma intensa reflexão. Quem policia quem, eis a questão!.
ResponderEliminar.
Um dia feliz ... abraço.
.
Teresa Palmira Hoffbauer
ResponderEliminarA guerra está a entrar numa outra fase perigosa.
EUA negam envolvimento em ataque de drones ao Kremlin.
Não há inocentes neste conflito, há sim, mentiras de ambos os lados.
Acredita naquela rábula, Teresa??
EliminarQuem quer matar o Putin ia usar uns drones no Kremlin??
Quem o quiser matar fará o oposto daquilo.
A encenação é óptima para justificar não sei bem o quê.
É ficar atento porque não vai sair dali coisa boa de certeza.
Teresa Palmira Hoffbauer
EliminarNão acredito que os Yankees queiram matar o Wladimir, esta guerra dá-lhes grande jeito. No entanto, eles mataram Salvador Allende sem necessidade nenhuma.
Creio já estarmos quase todos na mira dos Tik Tiks, Tik Taks, ou coisa que valha... estudam-se viroses... que fogem de laboratórios para nos dar saúde...
ResponderEliminarHum... parece-me que métodos de controlo não faltam, e há muito que já começam a ser treinados... para serem ainda melhor aperfeiçoados no futuro...
Beijinhos! Bom fim de semana
Ana
Esses vírus irrequietos também são um receio fundado, Ana.
EliminarAparecem e desaparecem com uma facilidade!!!
Beijinhos
«Os muros que caíram no Leste da Europa erguem-se agora um pouco por todo o lado.»
ResponderEliminarNão são muros da mesma natureza. Os "muros" que vários países estão a tentar reerguer já existem há milénios, chamam-se fronteiras, e servem para proteger os que vivem dentro delas, impedindo os exércitos invasores de entrar.
Já os muros da Europa de Leste serviam para impedir as pessoas de sair da miséria em que se encontravam, a miséria do comunismo. A diferença é abismal: entrar no Céu vs sair do Inferno.
«Trump foi uma lição. Tudo o que aquela criatura reles pregava são afinal reais ameaças para a Humanidade.»
Errado. Trump estava a responder a uma ameaça concreta, a ameaça da diluição étnica do povo norte-americano num mar de gente do resto do mundo, o que, a seu tempo, levaria (levará?) à subversão do processo democrático nos EUA. É por isso que ainda há tanta gente que gosta dele hoje em dia, há inúmeras pessoas no Ocidente que se sentem ameaçadas pela imigração de fronteiras escancaradas. E não se sentem ameaçadas por serem racistas, xenófobas ou paranóicas, mas sim porque não se pode mudar completamente o povo de um país e esperar que esse país continue a ser o mesmo.
«Os nacionalismos e os nacionalistas cresceram, o eu é mais e mais importante que o nós, a solidariedade é uma palavra vã.»
Não temos nenhuma obrigação de ser "solidários" para com milhões de oportunistas parasíticos que decidiram vir para o Ocidente e tomar conta do que é nosso, muitas vezes expressando abertamente um ódio patológico ao nosso povo e à nossa civilização. A imigração tem que ter conta, peso e medida, não pode ser feita de qualquer forma e feitio. E os imigrantes criminosos têm mesmo de ser deportados, a impunidade para com os abusadores não pode continuar!
«Não me recordo de um período tão conturbado na minha vida.»
Isso é porque nunca houve tanta imigração desregrada para o Ocidente como há agora. Isto é insustentável e, se nada mudar, a “extrema-direita” que o Pedro Coimbra tanto teme/odeia não parará de crescer.
Extrema direita não parará de crescer.
EliminarEssa subscrevo, Afonso de Portugal.
Já os muros que eu refiro não são aquela parvoíce do Trump.
Aquilo é só foguetório.
Estou a pensar em muros virtuais.
Muito mais perigosos e eficazes.
Os muros criados por lei e na lei.
Não estou à altura para comentar este post! Obrigada
ResponderEliminar.
Sem rumo. Refletindo...
.
Beijos e uma boa noite
Beijos, Cidália
EliminarBoa noite e boa quinta-feira.
ResponderEliminarPedro, infelizmente a guerra do Brasil se dá através de traficantes, milícias e narcomilícias. O Rio de Janeiro é mais divulgado, mais acontece em vários lugares do Brasil.
Luiz Gomes.
O tráfico de estupefacientes é o negócio mais perigoso e mais lucrativo do Mundo, Luiz Gomes.
EliminarSim, para aqueles que acreditavam que no fim da pandemia o mundo iria ser muito melhor... infelizmente tornou-se numa pura ilusão.
ResponderEliminarPedro, mais um belo post!
Gosto muito de ler o que escreve. Por vezes sinto é que não consigo comentar à altura, mas consigo entender a maioria do que diz. É sem dúvida uma pessoa muito culta. Gosto do blogue! Conteúdo de muita qualidade.
Atenciosamente,
Cantinho dos Poemas de Criança 👦.