Acordar do pesadelo

 



O Mundo acorda do pesadelo - a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência sanitária resultante da pandemia de COVID.
Mas alertou para o óbvio - o vírus não foi nem vai embora.
Aprendemos a viver com ele, devemos à ciência uma resposta incrivelmente rápida a um vírus traiçoeiro que roubou a vida a milhões de pessoas e destruiu a economia mundial.
Pelo caminho ficámos a conhecer melhor quem connosco convive e se entretém diariamente a negar a ciência, quem passa a vida a inventar teorias da conspiração, quem desconhece o significado da palavra solidariedade.
E quem vive rodeado de medos e fantasmas.
Macau foi e continua a ser uma revelação neste último aspecto.
A resposta à pandemia foi eficaz, rápida.
Mas inegavelmente exagerada, demente em alguns momentos e medidas.
As intermináveis quarentenas e toda a rábula à sua volta, a loucura das máscaras cirúrgicas que incrivelmente se mantém, a resistência às vacinas, deram-nos a conhecer uma Macau para muitos de nós desconhecida.
Ver, ainda hoje, pessoas usar máscaras cirúrgicas na rua, sozinhas nos carros, provoca um riso simultaneamente nervoso e triste.
Talvez este passo da OMS contribua para novos passos dos Serviços de Saúde, mais resolutos, mais corajosos, que incentivem os cidadãos a voltar à normalidade nas suas vidas.
A pandemia chega oficialmente ao fim.
Agora sim é tempo de perceber como começou.
Sem dogmas, sem medos, sem barreiras, sem apontar dedos a ninguém, sem outros fins que não sejam o enriquecimento da ciência e a protecção da vida das pessoas.

 

Comentários

  1. Ainda uso máscara em determinadas situações/locais. Usei-a no aeroporto e no aviāo. E de regresso a casa farei a mesma coisa.
    Disse e repito. Esses exemplos que o Pedro dá nāo me incomodam. Há sempre uma explicaçāo para as atitudes das pessoas que apenas a elas lhes interessa.
    Há dias entrei num Centro comercial quase vazio. Passados alguns minutos, pus uma máscara. Se o Pedro me tivesse visto talvez se ri-se. Havia um motivo que nāo tinha nada a ver com Covid. Mas devido a ele continuo a ter máscaras em todas as males e bolsos dos casacos. :) é que a mistura de perfumes era tāo Forte que me estava a incomodar.
    Talvez o povo de Macau e da China as usem devido à poluiiçāo...

    ResponderEliminar
  2. Sim, é uma boa notícia que a WHO nos dá. OMS. Os canadianos estāo a ser lembrados para fazerem o "reforço da primavera" que, para a maioria, será a sexta dose.
    Ficámos mais "aliviados", mas nunca descurar desta ameaça... esporádica...

    ResponderEliminar
  3. "Risse".... escrever em português na tablet é muito chato! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui usam a máscara porque são ignorantes, Catarina.
      Ouviram falar em SETE casos de Covid e entraram em pânico.
      E os Serviços de Saúde também não ajudam.
      Têm medo de assumir uma posição.

      Eliminar
  4. A mim o covid tramou-me : Como foram 2 anos de gaiola, isto é, ptaicamente sem sair de casa para evitar ao máximo ser apanhado por esse vírus ( sou um doente cardíaco de risco ), fui perdendo mobilidade até os músculos se atrofiarem.
    Os meus males actuais ( distensões musculares, coluna com desvios) devem ser consequência desses dois anos semi parado.

    Um abraço, meu caro Pedro Coimbra.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O flagelo Covid fez mal a muita gente, João Menéres.
      Física e mentalmente.
      Daí até viver constantemente assustado e atormentado com o vírus...isso sim é doentio.
      Ver pessoas, sozinhas, dentro do próprio carro, de máscara, já é realmente psicótico.
      Forte abraço

      Eliminar
  5. Se eu for a um hospital, clinica, lugares onde esteja muita gente, uso máscara. Não me importa que me olhar ou critiquem. Eu uso.
    Esta é uma boa noticia mas eu em certos casos vou por mais algum tempo a usar.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hospitais, centros de saúde, lares de terceira idade, ainda é obrigatório.
      Na rua, ao ar livre??
      No próprio carro?
      Sozinhos???
      De doidos.
      Abraço

      Eliminar
  6. Foram dois anos de isolamento que me fizeram muito mal.
    Já não uso máscara e por aqui é raro ver alguém com ela.
    Fiquei contente com a notícia, mas consciente de que o vírus pode voltar, embora de forma mais suave, como se fosse uma gripe.
    Sei que Macau sofreu muito e tenho uma amiga que só agora pode ir aí visitar a filha e a neta.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez mal a toda a gente, Manu.
      Directa ou indirectamente fez mal a todos.
      E os exageros, os medos irracionais, ainda pioraram o cenário.
      Beijos

      Eliminar
  7. Bom dia
    Sim amigo , agora é tempo de perceber como começou, o que vai ser quase impossível e vai ficar para sempre no segredo dos "deuses poderosos".

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nunca percebermos exactamente como apareceu este vírus corremos o risco de aparecerem outros semelhantes.
      Espero que haja sensatez.

      Eliminar
  8. Não critico quem use máscara porque vejo a debelidade de quem usa.
    De resto há muito que não a uso e mesmo no período negro nunca usei no carro e ao ar livre.
    No Lar da minha mãe já não usam embora ainda as visitas sejam marcadas a própria salinha está modificada. Ainda não deixam ir para os quartos excepto quem seja responsável pelo utente o que sou mas prefiro visitar na salinha.
    Nunca tive sintomas do virús mas posso ter apanhado sem dar por ele.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Supostamente também nunca apanhei o vírus, Fatyly.
      Mas pode acontecer a qualquer momento.
      Nunca vivi atormentado com isso, não me tira o sono.
      Mas confesso que me faz impressão a paranoia que vejo à minha volta.
      Beijocas

      Eliminar
  9. Realmente usarem máscaras quando estão no carro sem ninguém é paranóico!

    Eu deveria usar em locais com muita gente, pois tenho Doença Pulmonar Obstructiva Crónica (DPOC), mas não o faço.

    ESperemos que Macau se abra .

    ResponderEliminar
  10. Teresa Palmira Hoffbauer

    Uma familiar alemã por linhas tortas, no início da casa dos trinta, apanhou o Covid-19 😷 apesar das quatro vacinas, e está em perigo de vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teria outras doenças, Teresa.
      Com comorbilidades o sacana do vírus é complicado.

      Eliminar
  11. Muito raramente mas mesmo muito raramente já uso máscara. Mas se houver um grande aglomerado de gente, uso máscara sem problema algum.
    .
    Um dia feliz ... abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sou por natureza avesso a multidões essa questão comigo raramente se coloca.
      Abraço, um dia feliz

      Eliminar
  12. A minha mãe tem problemas cardíacos e circulatórios. Na outra semana, começou a ter as pernas cheias de uma dermatite brava, e com os joelhos inchadíssimos! Fui a correr fazer o teste... é claro que deu positivo, na forma mais leve, pois passados 3 dias negativou. Mas tal não a vai impedir agora de ter meses de tratamento...
    No ano passado aconteceu a mesma coisa, apos ter apanhado Covid, mais ou menos na mesma altura... em que começamos a baixar um pouco mais as defesas quando o tempo aquece mais, e nos apetece sair um pouco mais. Para ela a normalidade ainda não voltou... nem para mim. Se eu me expor como antes... apenas estou a contribuir para lhe antecipar o fim por uma larga margem, já que vou cuidando dela. Um casal amigo dela, da mesma idade... ambos não se inibiram de continuar os programas e rotinas de antes, com paletes de gente sempre em volta... sempre foram completamente saudáveis... agora, não há semana que não tenham de ir a correr para o médico... e nem com fibrose nos pulmões em alto grau, ainda duvidam que seja de sequelas de covid... enfim... há pessoas que gostam de viver no Reino da Fantasia...
    O covid veio para ficar... e continuar a fazer estrago. Simplesmente todos somos orientados para não pensar muito nisso... até mesmo quando a taxa de mortalidade em todas as faixas etárias, continua nos píncaros...
    Aqui nunca mais ouvi falar em covid... mas oiço que fulano e beltrano foram parar às urgências com febres em alto grau... ou esgoelados sem conseguir respirar... mas assobiamos todos para o ar... crendo que isto desapareceu tão rápido, quanto apareceu... errado, na minha perspetiva! Daqui a uns anos, vamos sentir na pele todo o tipo de complicações de saúde, que podem advir de um sistema imunitário alterado... permanentemente, sob contágios sucessivos... a que já nem ligamos...
    Bug the laboratório não veio ao mundo para nos fazer cócegas... isso é mais do que certo...
    Acho que continuamos todos é a ter de conviver com o pesadelo, mas de uma forma civilizada, polida e diplomática, até porque a alternativa seria andarmos de escafandro com fato espacial... pois se uma pandemia nos dá alguma lição... é de que o mundo é uno, e não há fronteiras... e nem lugares a salvo, pois chegou até aos pólos... menos habitados.
    Enfim!... Time will tell...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas com menos defesas imunitárias e com outras patologias obviamente suscitam cuidados especiais, Ana.
      Mas quem eu refiro são pessoas jovens, sozinhas em carros, a caminhar ao ar livre.
      Dormem de máscara???
      E a vitamina D?
      E a porcaria que as máscaras absorvem??
      Beijinhos

      Eliminar
  13. O vírus denominado Covid19 é como todos os outros. Veio, 'mostrou serviço', e por aí andará até ao seu aniquilamento total e definitivo. Que ninguém sabe quando será.
    Ter medo ... não, por favor.
    A OMS fez o que devia ter feito. Literalmente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais se instala a ideia que este vírus não vai desaparecer.
      Como não desapareceu o da gripe, da SIDA, tantos outros.
      Mais uma razão para perceber como apareceu.
      Abraço

      Eliminar
  14. E por incrível que pareça, milhões ainda continuam conspirando contra as vacinas,
    ontem ainda escutei na rádio um irresponsável dizendo muito claramente para que o povo não se vacine, que isso faz mal, muito mal!
    Que coisa absurda, chocante! Mas é a política no meio, lógico.
    Uma notícia muito boa, da OMS.
    Uma boa semana, Pedro,
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há algo incurável é a estupidez, Tais Luso.
      Até isso aprendemos.
      Beijo

      Eliminar
  15. Excelente!
    Penso que não fui infectada e por cautela mantenho uma máscara na carteira.
    Agora, há muito trabalho a fazer. Haja coragem.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ainda não fui infectado.
      E não vivo com receio dessa possibilidade.
      Para quê??
      Beijo

      Eliminar
  16. Boa tarde de quarta-feira e obrigado pela visita.
    Pedro, uso máscaras em lo
    Luiz Gomes fechado. Infelizmente tivemos mais de 700 mil mortos por causa de um negacionismo federal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares