Eixo do mal





George W. Bush vendeu ao Mundo a expressão eixo do mal.
Infelizmente muito mais ligada a interesses estratégicos norte-americanos e a uma vendetta da família Bush do que à realidade.
Nos dias de hoje esse eixo do mal existe.
E tem como seus grandes expoentes a Rússia de Putin e o maléfico regime iraniano que apoia militarmente o assassino russo.
Mas poderá também passar pela África do Sul, rica em recursos naturais e à procura de outro tipo de riquezas mais mundanas, à revelia das sanções que pretendem isolar o regime do Kremlin.
Estes sim representam destruição maciça, morte, brutalidade.
E estes sim são uma grande ameaça ao mundo desenvolvido.
Gente sem escrúpulos, sem valores, gente que desconhece o significado das palavras decência e piedade.
Nunca o Mundo esteve tão à beira de uma até há bem pouco tempo impensável terceira guerra mundial como agora.
Moscovo bombardeia incessantemente a Ucrânia com mísseis comprados aos comparsas iranianos; Kiev resiste; o Conselho da Europa reúne; o Papa intervém; a China tenta mediar; Joe Biden vai mandando recados.
E o resto do Mundo espera ansiosamente até poder respirar livremente uma vez mais.
Depois das máscaras cirúrgicas da pandemia as máscaras de gás da guerra?
Não deixa de ser quase anedótico que o mundo civilizado esteja hoje a ser defendido por alguém que fez carreira como humorista.
In Zelensky we trust é hoje o lema do Ocidente para enfrentar o efectivo eixo do mal.


Comentários

  1. Maldito seja Vladimir Putin.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .

    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais acossado, Ryk@rdo.
      Ele sente isso mesmo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. " ... o mundo civilizado esteja hoje a ser defendido por alguém que fez carreira como humorista ... " ???
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zelensky, António.
      Ele e os ucranianos.
      Qual é a dúvida?
      Um abraço

      Eliminar
  3. Podem não gostar do presidente da Ucrânia. Podem até glosar por ter sido um humorista e agora ser quem é. Na minha opinião é um enorme presidente. Pede armas e munições? Pede aviões e tanques? Pois pede. O que poderia a Ucrânia sem ajudas fazer contra o poderio bélico russo?
    Sem ajudas a ucrânia seria hoje ( ainda mais) um cemitério onde já nem existiria o coveiro.
    AJUDEM A UCRÃNIA. PAZ PARA A UCRÃNIA
    *
    Quarta feira com Saúde, Paz e Amor
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é um tampão, Mariete Salme.
      Putin ia ficar só pela Ucrânia??
      Se tivesse conquistado a Ucrânia (é disso que se trata e nada mais) continuaria a sua saga mais para Ocidente.
      Quando faço aquela afirmação não é no sentido pejorativo.
      Bem pelo contrário.
      Zelensky e os ucranianos têm dado o peito às balas (literalmente!!) para não ficarmos todos à mercê do bandido do russo e de todos os que o apoiam.
      Beijos

      Eliminar
  4. Putin é um bandido da pior espécie.
    Tenho uma admiração enorme por Zelensky e pelo povo ucraniano.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Nāo compreendo quem está contra Zelensky. Um homem com um peso enorme aos ombros que tem feito tantos sacrifícios pessoais. O ter sido humorista nāo o define. Pertence ao passado.
    Tenho falado com muitos jovens e todos eles também admiram o presidente ucraniano. Nāo há grandes divergências de opiniāo.
    Regan foi ator. Ninguém levou essa sua primeira profissāo em conta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a defender Zelensky, Catarina.
      Foi olhado como um palhaço quando foi eleito e afinal agora é a grande esperança do Ocidente.
      E tem resistido aos brutos mesmo com falta de meios para isso.

      Eliminar
    2. Eu sei, Pedro. É dos poucos, aqui no nosso grupo de bloguistas, que defende Zelensky. Somos da mesma opiniāo. :)

      Eliminar
    3. Faço sempre a mesma pergunta, Catarina - quantos combatentes ucranianos há em território russo???
      É preciso mais alguma coisa, um desenho???

      Eliminar
  6. O respeito que tenho por Zelensky, a quem não aprecio por aí além ( não me esqueci das notícias sobre o regime ucraniano anteriores à brutal invasão da Rússia), vem do facto de ter recusado sair do país e abandonar a população à sua sorte.

    Espero que alguém tenha bom senso no meio desta situação terrível criada pelo criminoso de guerra que Putin é desde as duas impiedosas guerras com que arrasou a Chechénia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zelensky é um herói, São.
      Que tem sacrificado a vida dele e da família por um bem ainda maior.
      Uma coragem que eu sei que não teria.
      Não é santo.
      E eu volto a dizer que santos só conheço o apelido.

      Eliminar
  7. Acho indigno haver um escudo humano que apara os golpes da Rússia e protege não apenas o seu território mas toda a Europa. Não sei quem pode ter consciência leve enquanto outros homens morrem e são feridos, enquanto as famílias são separadas e os membros lhe diminuem a olhos vistos, enquanto as cidades são arrasadas e tudo se perde. Zelensky fez uma aposta que está muito para além das suas forças. Oxalá o deixem ganhá-la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zelensky disse tudo na célebre frase “não preciso de uma boleia, preciso de armas para me defender”.
      Defender.
      Ele não pede mais que isso.

      Eliminar
  8. O Sunak não confia assim tanto... porque não lhe deu os aviões que ele pedinchou! Wise guy!
    Zélélé é mais um pequeno líder com aspirações a grande líder! Não tivesse ele impedido os homens do seu país de sair, (exactamente como fez o Vlad), e os seus exércitos de resistentes seriam bem menores. Quase todas as famílias ucranianas têm imensos familiares russos. Isto tinha-se resolvido de outra forma, com bem menos mortandade e cidades inteiras teriam sido poupadas, e famílias ucranianas não teriam ficado divididas, impedidas de contactar familiares russos... e provavelmente de poder contar com eles.
    Ele quis foi ficar na história... e arrastou no processo para as luzes da ribalta, algo que se resolveria nos bastidores... aliás já andavam em desavenças desde 2014... e o mundo nem falava nisso. Assim transformou-se isto na guerra que alterará a presente década, no contexto europeu e mundial, pois lançou alicerces para guerras hibridas a decorrer em outras partes do mundo, com imenso sucesso, diga-se... A nova formação do eixo, será estabelecido pelas autocracias versus democracias, com estas últimas divididas e enfraquecidas!
    Quando conviverem dentro da UE a Turquia e a Ucrânia, com seus tiques ditatoriais, e os problemas irresolúveis que acompanham tantas antigas repúblicas de leste... nunca mais a UE tem entendimento possível... apenas divisões e impasses... mais do que os que já havia antes!
    A Úrsula está a fazer um tremendo erro de casting com a entrada a quente de países, que não teriam a menor condição de terem perfil europeu!
    Zélélé, está a salvaguardar é o seu lugar na História do Mundo... não está a salvar o seu povo de nada... até porque não está a poupá-lo de sofrer... e fazer filmes diários com isso, para exibição diária para o mundo!... O sofrimento vende!!! Ou não fosse ele um actor... a fazer já papel de Presidente...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só veria o Vlodomir como herói, se ele pronunciasse mais vezes a palavra paz, do que glória!... E não há o mínimo esforço, nem interesse para ele, nesse sentido!... Deixaria de ser a figura de destaque em que se tornou, com o seu próprio show diário... Xkequi de acrescentar! :-))
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
    2. Se eu lhe entrar pela casa dentro a Ana e começar a partir tudo a Ana vai pronunciar a palavra paz???
      Está tudo doido???
      O assassino de merda do russo entra num país soberano, invade o vizinho, mata e pilha, e querem que o invadido vá conversar com ele???
      A culpa é sempre da mulher violada, não é, Ana?
      Até devia ter dado vaselina ao violador.
      Ensandeceu???
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Vou dar um ligeiro twist...
      Se lhe entrassem pela sua casa adentro dispostos tudo, jamais lhe ocorreria proteger os seus... e falar de paz parecer-lhe-ia assim tão descabido?... Ou arriscaria numa abordagem qualquer, disposto a atiçar os ânimos dos invasores e aguentar com as consequências fossem elas quais fossem, que pusessem ainda colocar mais em perigo a vida dos seus?...
      É que para os outros temos sempre soluções rápidas, e intempestivas onde se arrisca tudo porque não nos dói, mas quando se trata dos nossos... costumamos pensar duas vezes... acho eu!
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
    4. Ninguém está verdadeiramente a defender o povo ucraniano, na minha opinião...
      Mas provavelmente ainda pensarão em dar o Prémio Nobel da Paz ao Zélélé, por tantas armas comprar... e a lógica disto, para mim... é nenhuma!
      Conseguir pôr o país dele a jeito para ser totalmente arrasado, e fazer dele um cenário de teatro bélico para as armas de vários países serem testadas, e dar um show live diário para os vários meios de comunicação globais... deverá ser digno de aplauso, sem ter jamais pronunciado atempadamente a palavra paz, e evitado perdas de vidas inúteis e destruição de cidades e património histórico! Enfim!... Devo ser eu que realmente estou a ver o filme, pelo lado errado... mas não consigo mesmo ver nele nada de heróico... até porque creio ele nem ter a família dele no seu próprio país, como o povo dele que não pôde fugir! Mas em capas da Vogue já vi... acho isto tão fora de órbitra... ainda mais do que os foguetes espaciais do Musk...
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
    5. No meio do meu blá-blá... esqueci de salientar a minha ideia principal... um líder lidera pelo exemplo, e não pela força... de contrário, acaba por se igualar a quem o desafiou. Que é precisamente no ponto em que estamos, no presente contexto: a luta entre dois iguais!
      Já dizia Sun Tzu... a suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar!... :-)) Tão diferente das presentes tácticas actuais... A suprema arte da guerra, é fazer a mesma... escalar! E para o mundo, de preferência!...
      Desde então... as noções de honra e glória em combate, mudaram muito... para bem pior, parece-me... e a grandeza de alma dos novos heróis... encolheu bastante... mas ainda assim... sempre vai cabendo numa capa de revista refinada.

      Eliminar
    6. Guerra sem lutar?
      Pois, antes de haver batalhas.
      O general vence as batalhas antes de as travar.
      Conheço razoavelmente bem a filosofia.
      O assassino Putin bombardeou a Ucrânia.
      Quando o fez acabou o ANTES da batalha.
      O que é que queria que Zelensky fizesse?
      Fugia ou agachava-se à espera que o bandido russo se cansasse?
      E sim, Ana, sim, se um bandido entrar em minha casa eu coloco-me à frente da minha família e luto com unhas e dentes para a defender.
      Até à morte.
      Porque não sou cobarde.

      Eliminar
    7. Ora chegámos, ao cerne da questão! As pessoas defendem a sua própria família... mas com as devidas analogias o que Zelensky fez, foi pôr a família dele (o povo) a lutar contra os agressores... enquanto ele... corre para a cozinha (Europa e Américas) a "procurar" defesa... Isto seria uma defesa estranha para um chefe de família... quanto mais para uma família global, como é todo um povo! Para mim, ele é uma figura, com ambições de estrelato... no fundo, uma continuidade da sua própria carreira...
      E continuo a dizer que ele não tomou a melhor escolha para defender o seu povo! Mesmo ganhando a guerra, o que terá ele a oferecer senão escombros, ferimentos, traumas para o resto da vida, sem já falar em tantas vidas perdidas por causa da apregoada "glória"... se não queremos isto para a nossa própria família, e certamente numa situação dramática e imprevista também o tentaríamos evitar ao máximo... então o porquê sujeitar-se as demais famílias a tal, sendo pessoas exactamente iguais a todos nós?...
      E é isto! E no intervalo da defesa familiar dele... ainda trabalha em autopromoção, para mais tarde recordar e ser recordado... uma Voguezita, é sempre bom ter no currículo de "famosos" ou candidatos a conhecidos...
      Nope! Zélélé não me convence de que não é um mini ditador, e com tiques de estrela!...
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
    8. Ouviu o que o Conselho da Europa ontem esteve a discutir, Ana?
      Acha que esta guerra vai acabar com um pedido de desculpas?
      Putin condenou o seu povo a um longo penar para pagar indemnizações de guerra ao povo ucraniano.
      E o povo russo, à semelhança do que aconteceu com a Alemanha, só se vai libertar desse jugo com o auxílio dos outros povos.
      Que terá obviamente a contrapartida de não ter um Putin ou alguém semelhante no poder.
      O tirano russo vai conseguir exactamente o oposto do que queria.
      Vai empurrar a Rússia para o Ocidente.
      Ms ele já não estará cá para ver.
      Tem dúvidas?
      Aponte o dia e depois dirá se é ou não assim.
      Beijinhos

      Eliminar
    9. Eu prefiro apontar no calendário, o dia da entrada de toda a lista de erros de casting, para a entrada da UE, que a Úrsula tem facilitado, com acontecimentos a quente a acontecerem, em vários países, e problemas crónicos nunca antes resolvidos... e não mais a UE chegará a acordo, nem sequer para a quota anual de plantação de batatas! Deixem-nos revelar-se cheios de vontades próprias...
      Quanto ao Vlad... a ele já o conhecemos... ao que lhe sucederá... nem imagino, mas deverá vir cheio de entusiasmo em o superar... no melhor e no pior... pelo que talvez ainda se tenha saudades dele...
      Se esta guerra durar... é obvio que vai escalar... para todo o lado! Com armazinhas de longo alcance no ar, e avionetas topo de gama, como o Zélélé pede todos os dias...
      Enfim!... Entretanto... a Natureza há-de ajudar a tornar o quadro bem mais rigoroso!...
      Já viu Itália por estes dias? Vamos a ver se a Alemanha se escapa este ano... e nós em guerra uns com os outros... quando o planeta já nos declarou foi guerra a todos nós, onde quer que estejamos...
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
  9. Grande artigo, Pedro! Tudo escrito e ditado pelo seu coração, pela razão e pelo direito a proclamar em alta voz, o seu direito à verdade e à justiça!!
    Sim, é tal qual o Pedro diz: não deixa de ser irónico - no bom sentido - de que todo o Ocidente acredite e ajude alguém que defende, com unhas e dentes, o direito à defesa do País soberano e independente que lidera, ter sido um profissional na difícil arte de fazer humor. Esse homem, digno da barba que usa, é Vlodimir Zelensky.
    Digam o que disserem, estamos perante um exemplo de grande valor.

    Venha o Papa, venham todos os amigos da Rússia, venham os 'cansados' da guerra apelar a uma paz podre, - Zelensky, O Grande, não se desvia um milímetro da sua missão: defender o que o Povo lhe confiou.
    Se anda de Pais em Pais, a pedir ajuda aos melhores e maiores, para defender o espaço aéreo ucraniano, só mostra que sabe não ter condições nem estômago, para ficar...'orgulhosamente só'.
    Mais nada!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paz e diálogo?
      Com o ladrão o assaltado dialoga??
      Tenho um colega que quando me vem com a mesma conversa me tira do sério, Janita.
      Deve estar mesmo tudo doido!!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Pedro, junto a minha indignação à tua. E espero que a África do Sul não se junte aos dois demónios.
    God bless Zelensky e o povo ucraniano. Que exemplo de coragem!!!!
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo quem ainda tenta arranjar justificações para as acções de Putin, teresa.
      Foi assim que Hitler entrou pela Europa dentro.
      Mas a História parece que não ensina nada.
      Beijo

      Eliminar
  11. Boa tarde de quarta-feira e obrigado pela visita.
    Pedro confesso que sempre achei que era o Irã que apoiava à Rússia.
    Luiz Gomes

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Luiz, desculpe mas na 5ª frase do seu texto o Pedro não escreveu Iraque nem Irão. Por um lapso, compreensível, e eu sei o que isso é pois comigo acontece-me amiúde, o nosso anfitrião escreveu que o apoio militar é do regime iraquiano, quando deveria ter escrito iraniano.
      Todos percebemos a quem o Pedro se referia, até porque a imagem fala por si...
      Obrigada e desculpe.

      Eliminar
    2. Já corrigi os erros, Luiz.
      Lapsos, como diz a Janita.
      Vocês estão atentos :))

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares