Liberdade religiosa




A visita do Papa Francisco a Portugal foi mais uma ocasião para reflectir acerca de liberdade religiosa.
E da imensa confusão que ainda subsiste entre os conceitos de liberdade religiosa e tolerância religiosa.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem trata o tema nos seus artigos 18 a 20.
A liberdade religiosa, enquanto manifestação da liberdade de pensamento, acolhe em si a liberdade de culto e a liberdade de não aderir a qualquer religião, a liberdade de ser ateu.
Liberdade religiosa não é a possibilidade de escolher uma qualquer religião.
Essa é a dimensão liberdade de culto.
Mas há a outra dimensão, a que completa o conceito, a liberdade de não professar qualquer religião.
Coisa bem diferente é a tolerância religiosa.
Esta caracteriza-se por aceitar a existência de diversos credos religiosos, com as suas crenças e costumes próprios.
Francisco prega o diálogo ecuménico, a convivência pacífica dos diversos credos, também ela uma manifestação essencial de liberdade religiosa.
Num tempo de crescente intolerância, de crescente violência associada a extremismos religiosos, convém ter bem presente estes conceitos.
E levá-los à prática, ser exemplo de vivência dos mesmos, como o próprio Francisco é. 

 

Comentários

  1. Ser exemplo parece năo resultar. A violência contra determniados grupos tem vindo a aumentar. Os radicais estāo a ficar mais radicais.
    De uma forma simplista, as palavras e as intenções sāo boas, mas nada acontece...

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    1. O radicalismo religioso é o pior de todos, Catarina.
      E a confusão entre Estado e religião é absolutamente assustadora, típica de Idade das Trevas.

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  2. Ora bem. Nem mais. Abaixo as divisões e os ódios religiosos. Todos gostamos de ouvir o papa Francisco. Todos - ou quase todos - comungamos dos seus ideais que são afinal muito humanos e apontam caminhos de paz e união. Mas poucos os levam à prática diária. Talvez os jovens consigam mudar o sistema. O mau é que, na idade de o fazer, já não são jovens e é possível que tenham esquecido os ideais de juventude. Não foi assim connosco?! O mundo, tal como hoje se apresenta, é também produto nosso.
    Bom dia, Pedro

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    1. Sou avesso à teoria do acaso, bea.
      Fomos nós que fomentámos os ódios, as divisões.
      Não apareceram por mala suerte

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  3. O fanatismo é sempre péssimo, principalmemte o religioso.

    Francisco é um bom exemplo ecuménico.

    Haja , sim e sempre, liberdade religiosa.

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    1. O fanatismo religioso é sempre a maior causa de conflitos, de guerras, São.
      E a intolerância religiosa o mais directo resultado desse fanatismo.

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  4. O fanatismo e ou o radicalismo do quer que seja para mim é completamente intolerável e animalesco!
    Beijos e um bom dia

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  5. Sou avessa a fanatismos religiosos e eles são, sem dúvida, causadores de muitas guerras e disputas por esse mundo fora.
    Beijos

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    1. Em toda a História, Manu.
      Beijos

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    2. Todo o fanastismo é mau, o religioso é péssimo.
      Continuação de boa semana

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    3. Não podia estar mais de acordo, Amélia

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  6. Onde posso assinar este texto, Pedro.
    Abraço

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  7. Teresa Palmira Hoffbauer

    Depois de mais de 50 anos, o centro de lazer português Borghorst deve se mudar das instalações atuais na Schulstr.
    A paróquia de St. Nikomedes nos transmitiu de forma completamente surpreendente a rescisão em 31.12.23.
    Sem dar razões, fomos convidados a procurar um novo lugar para ficar na virada do ano.

    Queremos lutar pela preservação do local atual, porque os portugueses de várias gerações se encontram aqui há décadas. Para muitos, é um pedaço de casa fora de Portugal, onde a porta está sempre aberta para amigos portugueses.
    O centro português é um lugar que representa uma integração bem-sucedida como quase nenhum outro - este bem cultural agora está ameaçado pela rescisão.
    O trabalho de integração de décadas está em jogo, porque a cultura e a tradição portuguesas desaparecerão da paisagem urbana de Borghorst mais cedo ou mais tarde.
    E os sempre populares festivais portugueses também não poderão mais existir.
    Para fazer com que a paróquia se endirete, precisamos da sua ajuda. Apoie-nos com sua assinatura para que o centro português possa ficar onde está, onde pertence.
    Sem instalações de substituição adequadas, caso contrário, a extinção do centro, como todos nós o conhecemos e amamos, ameaça.

    Após mais de 50 anos,o Centro Portugues de Borghorst tem de sair da sua casa na Schulstraße em Steinfurt-Borghorst.
    A St.Nikomedes comunicou nos inesperadamente o despedimento do contrato a partir de 31.12.2023.
    Sem dar qualquer motivo,foi nos pedido que procuremos uma nova " casa " no final do ano.
    Queremos lutar pela continuidade da nossa casa,porque há décadas que portugueses de várias gerações se encontram aqui.
    Para muitos é um pedaço de casa fora de Portugal, onde a porta está sempre aberta aos amigos portugueses.
    O Centro Português é um local que representa uma integração bem conseguida como quase nenhum outro -este bem cultural está agora em perigo de desaparecer.
    O trabalho de integração de décadas está em risco,porque,mais dia menos dia,a cultura e a tradição portuguesas desapareceram da cidade de Borghorst.
    E também as festas populares portuguesas não serão possíveis.
    Para convencer a paróquia St.Nikomedes a retirar o pedido de rescisão,precisamos da vossa ajuda.
    Apoie nos com a tua assinatura para que o Centro Português possa ficar onde está,onde pertence.
    Sem instalações de substituição adequadas,o centro está em risco de encerrar.
    Um pedaço de casa tal como a conhecemos e adoramos.

    Embora não tenha a ver directamente com o texto aqui publicado, não resisti de publicar esta petição de emigrantes portugueses católicos.

    Eu, agnóstica, penso que o „ópio do povo“ em tempos de crise, é salutar e necessário‼️

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    1. Um caso (mais um) de especulação imobiliária, Teresa?
      Cheira a isso mesmo aqui ao longe.

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  8. Gostei das súas definiçoes. Cada coisa no seu sitio.
    A vida sem religião é possibel!

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    1. Claro que sim, Beatriz.
      A religião, qualquer que seja, nunca pode ser uma obrigação.

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  9. when i watch old shows or movies i see people slaughtering each other on the name of religion .
    religious leaders has toyed with religions and made it tool to grip on groups and find power .this is terrible and heartbreaking . no one thinks about God who is one and only the creator of all but things that don't matter

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    1. Any God is symbolic of good.
      Men are the ones that use God to commit the must outrageous crimes.

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