A propósito dos exageros...



RECADO DE UMA MÃE PARA A AVÓ DOS FILHOS :

• Deixei um saco com comida para os miúdos. Arroz sem glúten, massa sem glúten, bolachas sem açúcar, alfarroba desidratada e biscoitos de aveia e quinoa dos Andes.
• Não lhes dê bolos de pastelaria. Nem sumos de pacote. Nem leite de vaca. Nem chocolates. Nem leite com chocolate.
• Eles não comem nada que tenha açúcar refinado. Eu sei que a mãe faz um bolo de cenoura ótimo, mas se fizer use apenas açúcar amarelo. Mas só metade da dose. E cenoura biológica.
• Deixei também açúcar amarelo. É especial, extraído de cana-de-açúcar explorada de forma sustentável.
• Se eles insistirem muito para comer doces, dê-lhes uma peça de fruta biológica. Ou um abraço.
• O Pedro pode brincar com o iPad dele antes de ir para a cama. Mas não nos últimos 34 minutos antes de apagar a luz. É o que dizem os estudos mais recentes.
• Se ele ensaiar uma fita por causa disso, não o contrarie de mais. Não lhe tire o iPad das mãos à força. Dialogue com ele. Convença-o. Queremos que os miúdos tenham capacidade de argumentação e não queremos contrariá-los de mais, para não serem castrados na construção da sua personalidade. No fim, dê-lhe um abraço.
• O iPad é a única coisa eletrónica que o Pedro tem. O psicólogo dele dizia que não devia haver tecnologia nenhuma até aos 12 anos. Mudámos de psicólogo e o outro diz que pode haver, desde que tenha jogos que estimulem a parte do cérebro onde se constroem as emoções. Como ficámos baralhados, arranjámos um terceiro psicólogo, que disse para fazermos o que quisermos.
• Eles têm uma série de brinquedos de madeira e metal, feitos por artesãos velhinhos. Às vezes queixam-se que as rodas de lata não andam. Se for o caso, ajude-os a brincar com outra coisa qualquer, desde que não tenha plástico. Não queremos brinquedos de plástico.
• Se forem à feira e eles quiserem comprar bugigangas nos vendedores, compre-lhes uma rifa. Ou uma maçã. Ou dê-lhes um abraço.
• Todos os brinquedos devem ser partilhados. Não há brinquedo de menina e brinquedo de menino. Se o João quiser brincar com as bonecas de linho biológico da irmã, não há problema.
• Se ele quiser vestir as saias dela, também não há problema. Não queremos limitar a identidade de género dos nossos filhos.
• Há um saco com sabonete natural e champô à base de plantas medicinais sem aditivos químicos. Cheira um pouco mal, mas é ótimo para o cabelo.
• Mandei também umas toalhas de algodão biológico. Use só essas quando forem para a praia. São as melhores para o pH da pele deles.
• Todas as noites eles devem ouvir um pouco de música. Não pode ser o Despacito. O ideal é ser aquele CD de monges tibetanos. Aqueles sons são bons para o cérebro e para a digestão.
• Se eles quiserem subir às árvores, podem subir. Mas devem dar um abraço ao tronco antes disso. De preferência, devem agradecer à árvore antes de subirem para cima dela.
• Eles precisam de três abraços por dia. Pelo menos. Por favor não esqueça isso. E se puder, dê-lhes abraços de pele a tocar na pele. A energia positiva assim passa de forma mais eficaz.
PS 1: Mãe, não se enerve depois de ler isto tudo.
PS2: Cole este papel na porta do frigorífico, para não se esquecer de nada. Mas não use fita-cola, que isso tem plástico.

RESPOSTA DA AVÓ:

• Olha, filha, não sei se percebi bem os recados que me deixaste. Dizias que a Matilde não come arroz, mas houve um dia em que ela quis provar do arroz de frango que fiz para mim e para o teu pai e gostou. E pediu para repetir. Duas vezes. Já não me lembro se vocês são vegetarianos ou não, se os miúdos comem carne às vezes ou só às terças e quintas, mas ela pareceu tão consolada que no dia seguinte fiz mais. E também gostou do sarrabulho.
• Não lhes dei bolos, como pediste. Mas o teu pai não leu os recados. E ele deu. Todos os dias ao fim da tarde iam dar um passeio com o avô e o cão e passavam por casa da tia Idalina, que lhes dava uns biscoitos. Só soube isto no fim das férias. Mas acho que os biscoitos são muito bons. Depois peço-lhe a receita para te dar. Mas ela não usa cá açúcar amarelo. Não há disso na aldeia.
• Comeram iogurtes e tivemos de comprar mais queijo porque eles acabaram num instante o que tínhamos cá em casa. Já não me lembro se podiam comer queijo ou não ou se era o leite de vaca que não podiam beber. Mas como é difícil arranjar leite de cabra, comprámos do outro na mercearia e não nos chateámos com isso. Não te chateies tu também.
• Não brincaram com o iPad. Enquanto estiveram cá na aldeia nem lhe mexeram. Mas adormeciam a ver televisão. Dizias uma coisa qualquer sobre ecrãs à noite, mas eu não percebi bem.
• Houve algumas birras. E numa delas o João fartou-se de chorar. Ele disse que ia ligar-te, mas o teu pai disse-lhe para ir mas é jogar à bola e estar calado e a coisa resultou.
• Não lhes comprei brinquedos de plástico na feira, como tu disseste. E eles ficaram amuados comigo e não quiseram voltar à feira mais nenhum dia, o que foi uma chatice. Que raio de ideia, filha. Isso não correu muito bem.
• O champô que mandaste para eles, aquele das plantas medicinais, cheirava mesmo mal. Tem paciência, mas lavei a cabeça dos teus filhos com o meu champô. É bem mais barato do que o teu. Andas a gastar uma fortuna numa coisa malcheirosa, filha.
• As toalhas de algodão armado ao pingarelho que tu mandaste são tão fofinhas e estavam tão bem arrumadas que as deixei estar no sítio. Tive medo de as estragar. Os teus filhos tomaram banho todos os dias e limparam-se às toalhas que havia cá em casa. E não lhes caiu nenhum pedaço de pele. Acho que fiz tudo bem.
• Querias que lhes desse três abraços por dia. Nuns dias dei mais, noutros não dei nenhum. E houve um em que me apeteceu dar um tabefe à Matilde, porque estava a fazer uma fita, mas depois acalmou.
• Não houve cá abraços a árvores. Esqueci-me. E houve um dia em que o Pedro caiu da árvore do quintal e fez uns arranhões. Acho que não tinha vontade nenhuma de dar abraços ao tronco.
• Aquela coisa de o João vestir as saias da Matilde é que me pareceu esquisito. Ele nunca pediu para vestir a roupa da irmã. Eu achei isso bem e fiquei contente.
• Todas as noites ouviram música, como pediste, mas não foi o CD dos monges tibetanos, que isso irritava o teu pai. Ouviam a música dos altifalantes da festa. Não querias o Despacito, mas ouviram isso umas dez vezes por dia. E o Toy também. E o Tony Carreira e o Emanuel.
• Só deves ver este papel quando acabares de tirar as coisas dos sacos dos miúdos. Deixei isto no fundo da mochila do Pedro de propósito. Assim, antes de saberes das coisas que não fiz como tu querias, viste os teus filhos e viste como estavam bem alimentados e cuidados.

PS: não precisas de colar isto na porta do frigorífico. Não quero que gastes fita-cola. Se tiveres alguma dúvida, telefona-me. É isso que as mães fazem: atendem o telefone às filhas para responder a dúvidas sobre os netos."

Comentários

  1. Achei graça aos arranhões e aos abraços à árvore.
    De facto são cuidados "um pouco" exagerados, mas a mãe dos garotos parece aperceber-se que uma alimentação super saudável é a melhor forma de os manter saudáveis e evitar a obesidade. Para além de que os pais vivem na grande cidade e os avós no campo.

    Levei a comparação um pouco a sério, mas compreendo a intenção. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exagero, Catarina, o exagero.
      Que descamba em disparate, asneira.

      Eliminar
  2. Adorei,Pedro! Acontecem esses exageros, de ambas as partes,rs abraços,chica

    ResponderEliminar
  3. Alimentação saudável, sim, mas exageros não.
    Cresci como no tempo da avó e ando por cá, hoje tenho alguns cuidados alimentares, mas nada que fuja ao normal.

    Beijos Pedro

    ResponderEliminar
  4. E a brincar se mostra uma realidade muito séria.:(
    Estamos perante fundamentalismos que, de tão "bacocos", acabam por ser ridículos. Mas o pior, o pior de tudo isto, é que são um retrato real de uma sociedade em desvario, que não sabe para onde se "virar".
    Que tal usarem o bom senso? A maioria nem sabe o que isso é? Pois, o problema deve ser esse!:(

    Beijinho, Família.

    ResponderEliminar
  5. Esta engracado e reflecte a disparidade de ideias entre as diferentes faixas etarias.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom! Quando for avó vou fazer a mesma coisa! Bom dia!!!

    ResponderEliminar
  7. Achei piada, mesmo muita piada ao texto.
    Pensei que esses exageros eram só aqui na Alemanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão espalhados, Teresa.
      Mas ainda há muitas avós destas...

      Eliminar
  8. Dois textos bem opostos, mas de k gostei mto. O da mãe, é um exagero pegado, fruto do tempo em que vivemos. O da avó é muito saudável, sensato, inteligente e ultra afetivo. Assim, haverá sempre crianças felizes.

    Resto de boa semana, Pedro!

    ResponderEliminar
  9. Sou apologista de se comer um pouco de tudo, lá está, sem exagerar, que os exageros são indigestos.

    ResponderEliminar
  10. Exageros e manias, muitos deles baseados em estudos pseudocientíficos... Males dos nossos dias. :))

    ResponderEliminar
  11. "paneleirices" Pedro, com todo o respeito claro.
    Enfim os miúdos da cidade também podem comer terra que não morrem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito isso, Mena Almeida, paneleirices, como o lacinho cor de rosa do elefante :))))

      Eliminar
  12. Delicioso!
    Modernices de meia tigela...
    O PS deixado pela avó é primoroso. Grande avó!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Ora assim mesmo é que é! Não se quer cá modernices. Tenho esperança de poder ser assim uma avó, quando/se os meus netos vierem ficar comigo de férias alguma vez...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares