Se eu tivesse paciência....


Se eu tivesse paciência, podia adivinhar que hoje, por ocasião da abertura oficial do novo ano judicial, se vai dizer que as leis de Macau não se adequam às realidades do território.
Especialmente em virtude do fantástico desenvolvimento verificado nos anos mais recentes.
E que, como tal, têm que ser alteradas.
Talvez para lhes conferir mais "alma"....
Se eu tivesse paciência, podia também adivinhar que se vai falar no uso da língua chinesa nos Tribunais.
Porque deve ser mais utilizada como meio para combater eficazmente os atrasos de todos conhecidos.
Já mil vezes repetidos.
Se eu tivesse paciência,  também poderia adivinhar que se vai ouvir dizer que o problema está a montante.
Que não é uma questão de língua.
É antes uma questão de conhecimentos e experiência.
Ou melhor, da ausência destes elementos.
Se eu tivesse paciência, até era capaz de adivinhar que se vai ouvir falar na falta de juízes.
Sobretudo de juízes experientes.
E na necessidade de os recrutar fora de Macau.
Se eu tivesse paciência, até seria capaz de adivinhar também, que se vai dizer que o que é realmente necessário é formar mais magistrados.
Que a solução não passa por importar magistrados experientes.
Ainda que se perceba, ano após ano, que os candidatos à magistratura não têm capacidade para aceder aos cursos de formação.
Se eu tivesse paciência, até seria capaz de adivinhar que se vão apresentar muito números, muitas estatíticas.
Daquelas que dão para provar tudo.
E o seu contrário.
Se eu tivesse paciência, até era capaz de explicar que há uma grande diferença entre contabilidade e realidade.
Sobretudo nas áreas do Direito e da Justiça
Mas, como me falta a paciência, não vou escrever nada. 

Comentários

  1. Eh eh eh
    Ainda bem que não tens paciência, senão....
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A paciência é a mãe de todas as virtudes!
    Será!?

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também já não há paciência para aturar tanta estupidez. E eu que estava tão bem pelo hemisfério sul!

    ResponderEliminar
  4. Rouxinol de Bernardim (a balada é inesquecível!),
    Por aqui, há algumas pessoas que vão ter que perceber isso mesmo.
    Pelo menos até 2049.
    Hoje voltarei ao tema.
    Mas deixe-me acrescentar, porque vem mesmo a propósito depois do que se ouviu ontem - e a ignorância é a mãe de todos os vícios.
    Caro Cambeta,
    Há coisas que a gente não adivinha.
    Mesmo quando adivinhar parece muito fácil.
    E houve algumas ontem que, nem em sonhos!!, pensava ouvir.
    Carlos,
    Por estas bandas, há muita gente a olhar para o vizinho(quem diria que são tão "british"...)
    E para Norte.
    Depois, como estão a olhar para o lado e para Norte, é com cada uma que até dói!!!
    Anónimo,
    Nem de propósito, na segunda-feira recebi um processo no qual o delegado do Ministério Público percebeu qual é a sua função.
    Que vai muito para além de um mero formalismo inútil.
    Esse delegado, propôs, porque manifestamente desnecessárias e dilatórias, que não fossem realizadas determinadas diligências processuais.
    O que vai ter como consequência uma maior celeridade processual.
    Se todos perceberem esse pequeno "pormenor"....
    Mas gostei do seu comentário bem humorado :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares