Longa se torna a espera

 




Nunca fiz segredo da admiração que tenho por Marcelo Rebelo de Sousa.
Precisamente por isso, começa a ser penoso assistir a uma cada vez mais visível degenerescência das suas funções cognitivas.
Nem que seja apenas para ter a mais simples percepção dos limites na sua intervenção pública.
O episódio mais recente é a prova definitiva do completo destempero que atingiu Marcelo Rebelo de Sousa.
O comentador sempre esteve lá.
Mas o Presidente da República ia conseguindo travar os ímpetos do comentador.
Deixou de ser assim.
Agora parece cada vez mais óbvio que o comentador está em roda livre.
E cria embaraços à Nação.
Ele, que devia ser o seu símbolo enquanto Presidente.
Anseio pelo final de um mandato presidencial com alguma dignidade.
E, por isso mesmo, desabafo - longa se torna a espera.

Comentários

  1. Teresa Palmira Hoffbauer

    Concordo absolutamente com José Miguel Júdice, quando diz que o Marcelo vai ficar na História como o pior presidente de todos.
    Durante as quatro horas da jantarada bem regada, abriu a caixa da Pandora com insultos e segredos de alcova. Foi a bebida ou debilidade mental? Infantilidade da idade ou simplesmente maldade. Perigosa se torna a espera. Dois anos é uma eternidade com um presidente sem dignidade‼️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logorreia, Teresa, um caso típico de logorreia.
      Agravada com alguma confusão mental que os recentes episódios só exponenciaram.

      Eliminar
  2. Não posso fazer afirmações derivadas das minhas observações. Conheço-o melhor como comentador quando passava o verão em Portugal. Sempre o considerei uma pessoa extremamente erudita, com o dom da palavra. De tantas vezes o ouvia e via, ano após ano, que dava a sensação que não havia mais comentadores na tv que não ele.
    Não creio que fique na história como o pior presidente de todos como José Miguel Júdice afirmou, segundo a Teresa. Marcelo Rebelo de Sousa – tanto quanto familiares e amigos a viver na terra lusa me têm falado, foi bastante considerado desde o início.
    O senhor Júdice não chegou a ser da extrema-direita? Não teve “algumas dificuldades” com a ordem dos advogados, com a sua associação política... Ponho sempre em causa as opiniões dos políticos quando se referem a outros políticos.
    Diz o antigo ditado que “a idade não perdoa”, e embora os 50 sejam os novos 30, o que é certo é que o processo de envelhecimento causa, invariavelmente, um déficit cognitivo. Observei de perto a deterioração das faculdades cognitivas da minha mãe. Ainda viva mas em estado quase vegetativo.
    Afastei-me um pouco da pessoa em questão. Não estou a fazer comparações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estou p’ra perceber como é que os meus comentários são tão longos! Mas que seca!! : ))

      Eliminar
    2. O PR é um sobredotado.
      Mas é também hiperactivo.
      E um bocado maquiavélico.
      Desta mistura, com os condimentos dos últimos acontecimentos, sai um cozinhado que pode muitas vezes ser indigesto.

      Essa ligação do Júdice ao MDLP nunca foi bem esclarecida.
      Sobretudo em que termos e com que finalidade.
      A relação de ambos nunca foi muito fácil.
      E isso salta à tona de quando em vez.

      Eliminar
    3. Comentários longos?
      Esteja sempre à vontade, Catarina.
      Isto não tem limite de caracteres :)))

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que escreveu.
    Quando num jantar com jornalistas estrangeiros diz que Montenegro vem dum pais profundo e dá muito trabalho, António Costa era lento, por ser oriental e corta relações com o filho por causa do caso das gémeas, tudo isto denota uma certa senilidade. Espero que acabe o seu mandato com mais tino e saia com dignidade.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo o que dizes mas digo-te que os comentadores e jornalistas pegam por tudo e por nada. Sinceramente toda esta onda de criticas para mim é um não assunto! Errou? claro que sim mas já emendou e não há mais preocupações no país por onde criticar? Eu que sofri a descolonização fui obrigada a sair do meu país porque tinha uma filha com 6 meses e não me queixo nem atiro pedras porque todos temos telhados de vidro. Possas todos os partidos só querem poleiro e os jornalismo parece uma matraca!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é outra faceta, Fatyly.
      E todos os que foram obrigados a sair das antigas colónias, tantas vezes com uma mão à frente e outra atrás, como é que é???
      Abriu a Caixa de Pandora.
      Agora que a feche novamente.
      Beijos

      Eliminar
  5. Quem me conhece bem, sabe que não votei em Marcelo.
    Apesar disso, reconheço que o primeiro mandato foi preenchido de forma positiva.
    O segundo, autêntico desastre. Há quem diga que o homem está com problemas do foro neurológico. Eu acredito.
    Por aqui que se tem vindo a dizer, acrescentando o que o Pedro aqui escreve, hoje, Marcelo transformou-se num presidente perigoso.
    Veremos o que nos reserva o homem surpresa até ao final do mandato.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou instável depois dos mais recentes acontecimentos, António.
      Isso é por demais óbvio.
      Mas com estas declarações passou todos os limites do admissível.
      E para quê??
      Abraço

      Eliminar
  6. Nunca votei Marcelo porque nunca confiei nele. E até não fiquei desagradada com o primeiro mandato. Porém, está a decair e a entrar em considerações completamente descabidas e próprias de conversa entre amigos em casa ou no café.

    Reconheço-lhe a inteligência , mas pouco ouvi o programa de comentário televisivo que teve durante muito tempo.

    Esperemos que alguém o consiga controlar.O que duvido.

    Boa semana, feliz Maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, São.
      Isto é de conversa de café, de uma mesa de amigos.
      O Presidente, com a imprensa internacional??
      Ensandeceu.
      Feliz mês de Maio

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Gosto do Professor Marcelo e sempre votei nele.
    Reconheço que ultimamente anda um tanto ou quanto destemperado nas suas afirmações e que deveria ter mais cuidado com o que diz dada a sua posição enquanto Chefe supremo da Nação.
    As causas de tal destempero? Pois não sei, não sou médica para lhe diagnosticar a 'doença'. Tudo isso não justifica que a Teresa o acuse de ser um Presidente sem dignidade. Não gostei. A dignidade de alguém é algo muito sério que nunca me atrevi a colocar em dúvida sem provas.
    Esta é a minha opinião! Tão válida como qualquer outra.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dignidade no sentido de sentido de Estado, julgo que é isso, Janita.
      Não o foi com estas declarações.
      Mais a mais como foram proferidas e naquele enquadramento.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer

      A partir de agora vou ter mais cuidado naquilo que escrevo aqui para não ferir suscetibilidades. Já chega que o Marcelo o faça.
      Votei nele nas últimas eleições para evitar a Anna Gomes, que também não tem tento na língua. Eu também não o tenho, mas não sou uma personalidade pública.

      As inconfidências incómodas de Marcelo num jantar com jornalistas estrangeiros sobre a relação com o filho e com os netos mostra uma falta de carácter. O que ele disse, nem um comentador o faz. Eu não o fazia nem à mesa de um café.

      É absolutamente legítima a simpatia da Catarina e da Janita para com o nosso presidente. Tenhamos esperança que os estragos que esse elefante político vai fazer durante os próximos dois anos que não abalem Portugal 🇵🇹

      Termino com o depoimento de uma familiar do Marcelo:
      „Um homem inteligente, mas muitíssimo mau“
      Eu penso que um indivíduo inteligente tem tento na língua.

      Eliminar
    3. Teresa, o primeiro período do meu comentário indica em que fase estou, ou seja, nāo estou em posiçāo de conjeturar sobre o seu comportamento conversacional visto que nāo o tenho observado ultimamente.
      :)

      Eliminar
    4. Curiosamente ainda não vi ninguém colocar a hipótese de Marcelo, o criador de factos políticos, ter feito este escabeche propositadamente.
      Para não se falar em gémeas...

      Eliminar
  9. Deixou de ser o meu presidente. Digo-o penalizada. Desta vez votei nele. Pensei que seria um representante de Portugal que não nos envergonha. Mas já descambou. E reitera a sua opinião, não consegue ver-lhe nada errado. Grande palerma. Para mim riscou. Mas é como diz, ele está lá. Passo a temer por cada vez que em Portugal ou fora dele, abra a boca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passou os limites, bea, as linhas vermelhas.
      Se o fez conscientemente tanto pior.

      Eliminar
  10. Boa tarde de quinta-feira, aproveito para desejar um excelente mês de maio, com muita paz e saúde meu querido amigo Pedro. Prefiro não opinar sobre o tema. Eu sou uma mistura de: português, negro indígena e judeu. Mistura bem brasileira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miscigenação, Luiz Gomes.
      Que tanto se vê aqui em Macau, até nas minhas filhas, e que é característica dos locais por onde passaram os portugueses nas Descobertas.

      Eliminar
  11. O PR é sobredotado mas maquiavélico.
    Claro que não votei nele.
    Contudo o meu filho mais velho teve-o como professor e dizia que era excepcional.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mestre Marcelo Rebelo de Sousa é excepcional.
      O político?
      Tem dias...
      Abraço

      Eliminar
  12. i agree that such people holding high positions represent republic and might show sense of responsibility in their behaviors

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares