Novamente violados

 



Ouvindo a insultuosa conferência de imprensa dos bispos portugueses não pude deixar de pensar que as vítimas de abusos sexuais da Igreja se terão sentido novamente violadas.
O mais hediondo dos crimes, cometido por quem tinha o dever de proteger aqueles que afinal violentou e violou, não fez minimamente estrebuchar uma parte de uma Igreja, a mesma  que insiste manter uma postura atávica perante a sociedade em que se insere.
Esta Igreja, que se julga impune, acima do comum mortal, afasta as pessoas, perde crentes, enoja quem mantém o mínimo sentido de dignidade e justiça.
Uma Igreja que precisa de dar mais atenção ao seu líder e aos seus ensinamentos, mas que se mantém prisioneira de vícios e privilégios há muito enraizados na instituição.
Ouvi D. Januário Torgal Ferreira e senti revolta e desilusão nas suas palavras e expressão.
O bispo emérito das Forças Armadas é uma das vozes que ainda inspiram respeito numa Igreja caída em desgraça.
Como ele, também eu penso que a Igreja não pode manter no seu seio, tantas vezes em posições de relevo público, abusadores cobardes e nojentos respaldados na presunção da inocência.
A Igreja, se quer recuperar alguma credibilidade, se quer ter um resquício de dignidade, deve afastar imediatamente esta corja maldita que dela se serviu para satisfazer os seus instintos mais animalescos e malévolos.

Comentários

  1. Não vi nem ouvi o que se disse durante a conferência, mas posso imaginar-me indignada como o Pedro ficou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aligeiraram o que é repugnante, Catarina.
      Sem perdão e sem esperança de mudarem a mentalidade e o comportamento.

      Eliminar
  2. O ser humano está pejado de vícios e, pelos vistos, os padres não fogem à regra.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vícios e desvios mentais, Juvenal Nunes.
      Pregar o arrependimento e fazer o oposto é irritante.
      Abraço amigo

      Eliminar
  3. Eu ouvi e fiquei ainda mais revoltada com o que foi dito!
    Subscrevo!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante este querer tratar um assunto tão horroroso como se fosse algo de absolutamente normal.
      Beijos

      Eliminar
  4. Concordo na integra com a sua reflexão. Sou católica e também fiquei revoltada ao ouvir as palavras de D. Januário, ele e os demais bispos que com ele concordam, são mentes retrógadas, que acreditam que estão acima de tudo e de todos. Todos os padres culpados de abusos sexuais, para além das punições legais, deviam ser destituídos. São atitudes passivas e pouco dignas como estas que os bispos tomaram, que afastam os crentes das igrejas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que estavam a falar do mais normal dos assuntos.
      Esta gente não presta, não posso dizer outra coisa.
      Não prestam.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Concordo inteiramente com o que explicitou.
    O Papa Francisco pediu tolerância zero para os criminosos.
    Ao tempo que estes crimes andam a ser cometidos! É de facto triste!
    Beijinhos, amigo.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais hediondo de todos os crimes, Majo.
      Vamos continuar a assobiar para o lado??
      A Igreja parece que vai.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom dia
    Com esta atitude a igreja cada vez mais se distancia daquilo que Cristo pregou.
    Deixai vir a mim as criancinhas !

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristo queria proteger os mais fracos e desprotegidos.
      Algo que até os animais fazem.
      Estas bestas violaram-nos e continuam a violá-los.

      Eliminar
  7. Acho que devem andar todos baralhadinhos. Provavelmente não estariam preparados para tantos casos nem para ver denunciados alguns dos seus delfins.
    Repugna-me ver estas atitudes,
    Subscrevo o que escreveu.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensaram ser impunes.
      E ainda mantêm essa postura.
      Causa de mais e mais asco.
      Beijos

      Eliminar
  8. Repugna-me com a postura da Igreja Católica.
    Amanhã, lá no meu poiso, abordo o assunto pela perspectiva do Professor Daniel Sampaio.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi as declarações dele.
      Disse tudo quando afirmou a Comissão não inventou nada e apresentou provas aos bispos.
      Um abraço

      Eliminar
  9. A igrexa é retrógada. Não vai acorde cos tempos. Mantem aparencias, como o celibato, e constriñe a propia natureza dos seus servidores que, ao fin, são homes e tenhem mesmas necesidades que outros homes e mulheres.
    Tudas as igrexas, religiãos são castradoras em algúm senso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querer negar a Natureza tem esse resultado, Beatriz.
      A Natureza vence sempre.

      Eliminar
  10. Vou tentar comentar, tentar, porque não consigo exprimir realmente a fúria, o nojo e a indignação que a baixeza e vilania da ICAR me provocam.

    Sei que existem excepções : D. Januário Torgal Ferreira , Nuno Almeida (bispo auxiliar de Braga), o Movimento "Nós Somos Igreja", o padre Anselmo Borges e freiFernando Ventura, por exemplo.

    Uma das minhas amigas é católica praticante e desde sempre ligada a actividades da sua paróquia e está chocada porque, felizmente, nunca lhe aconteceu nada nem teve conhecimento que algo acontecesse a alguém das suas relações. Mas o que a choca mais ainda é o sorriso cínico e trocista dos bispos cientes que estão da sua impunidade , garantida pelo poder da Igreja. E eu compreendo, porque logo a seguir à traição às crianças , é a que estes criminosos e quem lhes dá protecção fizeram a quem os considera representantes de Deus e lhes seguem as ordens .

    Quem se sente ofendido com a eutanásia, melhor será ofender-se com estas criaturas perversas que acrescentaram o mais horrendo dos crimes aos muitos e graves que a ICAR praticou desde sempre.

    Nem o Diabo, se é que existe , os vai querer!!

    Fico por aqui, porque o comentário já vai longo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é católico deve ficar especialmente indignado, São.
      Afinal os supostos representantes de Deus na Terra são uns bandalhos?
      E não praticam o arrependimento que pregam??
      Nojo, é isso mesmo, nojo.

      Eliminar
    2. Essas criaturas só praticam o que que lhes convém : João Marcos, bispo de Beja( não recebeu a Comissão porque " sabe , eu tive um AVC e fiquei com problemas de memória , pelo que me esqueci da Comissão " como eu o ouvi dizer na televisão) vem agora acusar a sociedade pois "esta questão está a ser tratada de um modo pouco católico. Os padres suspeitos devem ser perdoados !"

      Patifes - tanto os abusadores como quem os protege e desculpa!!

      Eliminar
    3. São ambos violadores.
      Por acção e omissão.
      Asquerosos na mesma medida.

      Eliminar
  11. Já nem posso ouvir toda essa corja de bispos e padralhada que, de cada vez que vêm a terreiro abrir a boca, só merecem pedradas.
    Desculpe Pedro, esta forma pouco ortodoxa de me exprimir, mas isto tudo já estravasa a minha pouca paciência, para ouvir e tolerar tanta falta de humildade e bom senso. Crimes reconhecidos pelos próprios e os que não confessam, desculpam? Haja, Deus!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há desculpas nem perdão para estes comportamentos, Janita.
      Esta gente não presta.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Teresa Palmira Hoffbauer

    Li várias vezes o texto com o qual estou absolutamente de acordo. Não comentei até agora, porque o que sinto vai ferir a sustentabilidade do Pedro e dos seus comentadores.
    Eu sempre fui contra a pena de morte 💀 mas nestes casos de perversidade com crianças, algumas quase bebés, a minha raiva e vingança cresce de dia para dia.

    O bispo de Colónia continua na catedral, embora a base da igreja católica pedisse ao Francisco para o retirar. O argentino fez ouvidos de mercador e como desculpa disse, que o bispo nunca abusou de ninguém, apenas encobriu os padres das suas paróquias. Um deles cometeu suicido.

    Eu sei que o Pedro gosta do Francisco, eu também gostava do meu Papa, o alemão. Acredite, nesta história nojenta NÃO HÁ INOCENTES.

    ResponderEliminar
  13. Querem que se considere o perdão para os Padrófilos... por acaso!... Como se eles fossem as verdadeiras vitimas... coitadinhos!
    Este texto, está impecável! Não poderia estar mais de acordo!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há perdão para estes comportamentos, Ana.
      Não há desculpas nem perdão.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Foi execrável. E desonesto. Nada que eu não esperasse. Leva-nos a pensar que a podridão é bem maior do que se julga e que, se expulsassem os prevaricadores, ficariam quase sem padres numa altura em que tão difícil é arranjá-los. Os princípios da instituição têm de ser mudados. Ou deixam de ter padres e fiéis..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inacreditável que se chegue a este ponto, bea.
      Arrependimento?
      O oposto.
      Nojo.

      Eliminar
  15. Bom dia e uma otima quarta-feira.
    Como você disse Pedro, típico de gente que não presta.
    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com

    Luiz Gomes.

    ResponderEliminar
  16. Meu amigo, passei especialmente para desejar um Feliz Aniversário para a sua mulher 🎂🎁. Desejo-lhe um mundo de alegrias, saúde, paz e amor.
    Feliz dia para as suas lindas Mulheres e para todas nós espalhadas por este mundo fora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem acabou o dia a receber flores e chocolates dos amigos da Mariana.
      Sorriso de orelha a orelha.
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Da minha parte a Igreja Não me vê mais por lá, e não dou mais nada para lá... Nem tenho palavras!
    .
    'Nem só de flores vive a Mulher'...
    .
    Beijo, e um excelente dia... (Da Mulher🌹)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante o comportamento da Igreja em todo este processo, Cidália :(
      Beijo

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares