As ambições políticas de Prigozhin
Chama-se Yevgeni Prigozhin, é um oligarca russo, e é o líder de facto do Grupo Wagner, a força paramilitar que tem auxiliado Putin nos combates na Ucrânia.
Poderá ser ele afinal a chave deste conflito.
Porque os relatos de insatisfação de Prigozhin, e da sua alegada péssima relação pessoal com as elites do Kremlin, são cada vez mais frequentes.
Prigozhin tem contado com Putin como aliado, quer nos seus negócios brutalmente lucrativos, dentro e fora da Rússia, quer no auxílio ao recrutamento de membros para o seu bando de mercenários.
O campo de recrutamento de Prigozhin é quase unicamente um só - condenados russos que o regime perdoa com a condição de se entregarem a Prigozhin como carne para canhão.
Este imenso poder de facto que Prigozhin concentrou está no entanto a revelar-se um sério problema para Putin.
Porque criou grandes invejas dentro do Kremlin, e porque o próprio Prigozhin estará também interessado em ter muito mais influência política do que aquela de que agora desfruta.
Esta panela de pressão estará já a entrar em ebulição e poderá ser a sua explosão a afinal ditar a implosão do regime russo.
A ser assim estaria a acontecer mais uma vez um verdadeiro golpe palaciano e seriam mais uma vez os mais próximos aliados do ditador a gerar a sua queda.
Não estou bem informada para comentar.
ResponderEliminarO Grupo Wagner está presente em todos os conflitos.
EliminarE em tudo o que é actividade ilegal.
Assassinos a soldo.
Que Deus te oiça e aquilo tudo caia com estrondo!
ResponderEliminarAs notícias destas zangas palacianas avolumam-se...
EliminarQue a panela de pressão rebente de uma vez por todas - seja através de Prigozhin ou outro oligarca qualquer - e leve esses jarretas do Kremlin todos pelo ar...Já basta de mortandade de jovens de ambos os lados.
ResponderEliminarBeijinhos
Estão cada vez mais desesperados, Janita.
EliminarA retórica nuclear é disso prova.
Beijinhos
Geralmente , são sempre os mais próximos que acabam por fazer a mudança. Por vezes, para pior ainda.
ResponderEliminarEste tipo é um assassino impiedoso, São.
EliminarSe Putin o é este não lhe fica em nada atrás.
O grupo Wagner tem muito poder. Penso que esta devoção a Putin está a acabar e o senhor Prigozhin está a fartar-se. A panela de pressão vai rebentar em breve.
ResponderEliminarBeijos
O grupo Wagner tem devoção ao dinheiro, Manu.
EliminarÉ fiel a quem pagar mais.
Se puder controlar os fluxos de dinheiro então ainda melhor.
Beijos
No presente, estão a pensar reagrupar forças, para continuar a fazer o que sabem fazer melhor... desestabilizar países africanos para fomentar uma onda de emigração sem precedentes... esta é outra forma de atingir a Europa, que não tem capacidade de resposta para tal... na semana passada chegaram 4000 num só dia a Lampedusa...
ResponderEliminarAgora é o recrutamento feminino o próximo passo dos Kremelianos... já que os filhos dos das elites, não querem comparecer à chamada para o serviço militar... estão a começar pelas prisões femininas, segundo consta... Parece que o Vlad tem feito uma limpeza nos sistemas prisionais, que é obra... mandando-os para a guerra...
E ontem no Centro Ismaelita de Lisboa?... É só imigração recebida por toda a Europa, sem mais qualquer estrutura para serem recebidos e integrados... e o que fazem em desespero? Morrem ou matam por onde passam... se isto não é outra forma de guerra... não sei o que seja... toda a Europa está em convulsão pelos mais diversos motivos... e isto... dará muito bom humor a alguém, lá para o Leste... e os nossos barcos avariados em alto mar... idem! Se dependermos deles para nos defendermos... os países, estão nas últimas a financiar guerras, e acumulando reivindicações de toda a forma do que lhes falta em cada país... pelo que a minha perspetiva sobre quem está a ganhar com tudo isto... é um pouco diferente, infelizmente!
Beijinhos! Logo continuarei por aqui, espreitando o que se me escapou nos últimos dias...
Ana
Os países africanos são sobretudo um manancial de ouro, diamantes, para estes bandidos, Ana.
EliminarE Putin tem fechado os olhos a essa realidade.
E sim, é nas prisões que recrutam os seus elementos.
Conseguem a liberdade em troca do alistamento nas forças Wagner.
O que nos faz pensar o que será o sistema prisional russo…
O que se passou ontem em Lisboa é mais uma manifestação da tempestade perfeita - ódio e fanatismo religiosos, população migrante ainda não totalmente integrada, degradação das condições de vida.
Assustador.
Beijinhos
Quero acreditar que a sua vida não será (muito mais) longa. A justiça divina -caso não seja a dos homens - se encarregará de o julgar.
ResponderEliminar.
Saudações cordiais e poéticas
.
Poema: “” Mulher: O equilibro do mundo ””…
.
Gostava mais que fosse a Justiça terrena, Ryk@rdo.
EliminarPrigozhin ao poder, já! 😒
ResponderEliminarAbraço
Entre um e outro venha o Diabo e escolha, António.
EliminarAbraço
Olá, Pedro, gostei muito dessa postagem, pois a coisa estava meio confusa ultimamente. Muito difícil na vida é tomar decisões, e quando pensamos que a coisa tende a melhorar um pouquinho, novas notícias... Minha Mãe do Céu.
ResponderEliminarTerrível isso. Pobre Europa, pobre o mundo. Estamos no escuro.
Beijo
Enquanto Putin estiver vivo não vai haver sossego, Tais Luso.
EliminarBeijo
Gostei de ler, Pedro.
ResponderEliminarBom dia. Beijinhos.
~~~~~
Estamos na mão destes assassinos terroristas, Majo.
EliminarBeijinhos