O tolo no meio da ponte




Tenho de confessar que nunca como agora, e em matéria de leis de segurança nacional, me senti tanto como o tolo no meio da ponte.
Sempre estive convencido, e continuo a estar, que Macau é um local seguro e patriota.
Não conheço ninguém que ponha em dúvida a soberania da China, que ponha em causa o País, que queira subverter o sistema.
Até mesmo os mais críticos desse sistema, que dão a cara, que são conhecidos, são patriotas.
Alguns foram até causa de fortes dores de cabeça para a Administração no período anterior a 1999.
Essa característica de Macau reflecte-se no facto de a actual legislação relativa à segurança do Estado nunca ter sido aplicada.
Então porque é que se tem que rever esta legislação?
Respondem as autoridades que estamos perante novos perigos.
Quais?
Sinceramente não consigo perceber.
Tenho a felicidade de ter muitos amigos.
Das mais variadas nacionalidades e etnias.
Nunca passou pela cabeça de nenhum de nós iniciar um movimento de subversão, uma revolução.
Esses perigos estão escondidos?
Onde?
Como?
A população de Macau preocupa-se apenas em garantir uma vida tranquila e sossegada para a sua família.
E com questões de distribuição justa da muita riqueza existente.
Nada mais que isso.
As opiniões políticas são deixadas para tertúlias de mesas de café.
Porque, como escrevia o poeta, não há machado que corte a raiz ao pensamento.
Se estiver errado, se não for assim, por favor esclareçam-me para eu deixar de me sentir como o tolo no meio da ponte.

Comentários

  1. Embora a esta distância, não me parece que o Pedro Coimbra tenha razão para se sentir como o tolo no meio da ponte.

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    O pior é que o tolo já esta lá à uns bons tempos , e não sabe o que fazer .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tolo está pronto para tomar decisões.
      Chega de tanta espera.

      Eliminar
  3. Diz o ditado que não sei se se conjuga com o texto que acabei de ler: "" Numa casa onde não há pão ... todos ralham e ninguém tem razão ""
    .
    Um dia feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Pois eu acho-o iluminado.
    Gostei de o ler. Beijinhos
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não consegui perceber, Majo.
      Talvez as autoridades tenham informação que eu não tenho.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Teresa Palmira Hoffbauer


    Realmente “não há machado que corte a raiz ao pensamento.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Proibir as pessoas de se expressar é possível.
      De pensar é que não.

      Eliminar
  6. Quando leio o que o Pedro escrevoe acho. que sabe o que quer e que analisa muito bem todas as situações como é o caso desta. De modo nenhum o acho um tolo no meio da ponte.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não percebi esta pressa em rever uma lei que nunca foi aplicada.
      Beijos

      Eliminar
  7. Face ao que escreve, passa a haver também uma tola a meio da ponte : eu!

    ResponderEliminar
  8. Uma pessoa informada como você sente-se um tolo no meio da ponte, imagine aqueles são menos conhecedores dos problemas que os rodeiam..

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. O motivo dessa indecisão, que faz com que o Pedro não saiba bem se há-de avançar ou retroceder caminho, no seu conceito acerca dessas tomadas de posição que vão acontecendo em Macau, não tem nada a ver com os seus conhecimentos e saberes.
    Penso, pelo que li e reli, que essa confusão se deve à necessidade de rever a Legislação em vigor que, segundo diz quem manda e pode, é necessária devido aos novos 'perigos' que assolam esse território. Quais perigos e de que natureza, eis a questão. Sanitários, étnicos, políticos? Com tanta dúvida nâo admira que o 'tolo' não fique ainda mais indeciso. Haja cabecinha para entender tanta chinesice...
    E o raio da aposentadoria que não chega. Não é, Pedro? :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ficou-me uma afirmação lida em O ano do pensamento mágico (pouco guardo expressões de livros e até os enredos vou perdendo): o conhecimento é uma forma de poder.
    Acredito que se sinta no meio da ponte; não que se sinta tolo. A seta aponta para outro lado. E talvez importe conhecer a razão de. Há perplexidades com explicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero acreditar que haja informações que não conheço, bea.
      É a única explicação razoável.

      Eliminar
  11. O Pedro é uma Pessoa cautelosa...Que sabe bem o que a casa
    -
    Sentem-se os ventos de mudança

    Beijos
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Pedro. Espero que você possa tomar a melhor decisão. Grande abraço carioca.

    ResponderEliminar
  13. Podemos agradecer aos nossos "amigos" de HK e outros "democratas" histéricos de Macau. Como é óbvio, as duas RAEs não podiam ter leis diferentes. No meu caso, posso dizer que me fartei de avisar. Estava-se mesmo a ver.

    ResponderEliminar
  14. Pedro, só agora li este teu desabafo.
    Pelo que aqui vais divulgando, não deve ser fácil viver nesta altura em Macau.
    Calma, cabeça fria, um dia destes os senhores de olhinhos quase fechados algo dirão e farão. Para melhor? Logo verás e depois decidirás o que fazer.
    O tolo no meio da ponte, tu?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  15. Algo me diz, que a Terceira Guerra está eminente! Marcelo, diz que o que está para vir... é muito mau... e ele é um convicto optimista! E o discurso da Ursula da UE... já mete medo ao susto!... As Bolsas... estão num sobe e desce adoidado nos últimos dias... tudo muito maus indicadores! O Vlad... nas próximas semanas... irá dar notícias, que não queremos ouvir... é cá um palpite meu! Nós metemo-nos com quem não devíamos... aqui pela Europa, de parvos que fomos! Aí... podem respirar descansados... mas aqui... brilhar no escuro em tons de verde... é uma hipótese, cada ver com maior probabilidade!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares