O que é o Fórum Boao?

Por estes dias, todos temos ouvido, e lido, notícias acerca da reunião anual do Fórum Boao na Ilha de Hainão, na Repúbica Popular da China.
Mas, afinal, o que é exactamente o Fórum Boao?
O Fórum Boao, Boao Forum for Asia na designação em língua inglesa, conhecido normalmente pela abreviatura BFA, é uma organização internacional, não-governamental, não-lucrativa, de modelo clássico, que foi buscar a sua inspiração ao World Economic Forum (Fórum Económico Mundial), de Davos, Suíça.
O Fórum é, sobretudo, um espaço de discussão que agrupa líderes de governo, da indústria e do mundo académico, um think-tank, que tem como objectivos alcançar um maior nível de desenvolvimento e integração na vertente económica na grande região da Australásia.
Teve o seu início em 1998, sob o impulso do antigo Presidente filipino Fidel Ramos, do antigo Primeiro-Ministro autraliano Bob Hawke, e do antigo Primeiro-Ministro japonês Morihiro Hosokawa.
No entanto, só seria formalmente inaugurado em 27 de Fevereiro de 2001, agrupando 26 estados da região da Australásia.
A primeira reunião teve lugar nos dias 12 e 13 de Abril de 2002, em Hainão, República Popular da China, desde então sede da organização, apesar de o Secretariado se situar em Pequim.
O Fórum Boao reúne anualmente, com uma agenda que abrange tópicos como a cooperação e integração económica, a segurança e o ambiente.
Acima de tudo, é uma oportunidade para, de modo algo informal, reunir num mesmo local personalidades de diferentes quadrantes (políticos, economistas, académicos, empresários) e de, com esse carácter informal, conseguir alguns avanços que, de outro modo, seriam muito pouco prováveis.
Foi o que aconteceu em 2008, no momento mais marcante do Fórum até à data, com o encontro do Vice-Presidente de Taiwan, Vincent Siew, com o Presidente da República Popular da China, Hu Jintao.
A agenda da reunião de 2010 abrange os tópicos clássicos, ou seja, a protecção ambiental, a eficiência energética (o tema do fórum deste ano denuncia claramente essa intenção - "green recovery"), e a cooperação económica inter-governamental, aspectos devidamente sublinhados no discurso do Vice-Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

Comentários

Mensagens populares