Relojoaria de luxo (13)
Uma marca que todos conhecem hoje em destaque - Cartier.
Símbolo de luxo e sofisticação, a Cartier foi fundada em Paris por Louis-François Cartier em 1847.
Seriam os seus netos (Louis, Pierre e Jacques, filhos de Alfred, que herdara a empresa em 1874) que a levariam à fama que ainda hoje patenteia.
Em 1904, Louis Cartier inspirou-se no aviador brasileiro Alberto Santos-Dumont, seu amigo pessoal, para criar um dos modelos mais famosos da marca, sujeito a grandes variações e interpretações ao longo dos anos, mas que ainda hoje se produz - o Cartier Santos, o primeiro relógio de pulso masculino.
Em 1907, a Cartier assinou um contrato com Edmond Jaeger, o qual passou a conceber os movimentos para os relógios Cartier.
A Cartier lança então os modelos Baignoire e Tortue (1912) e o mais conhecido modelo da marca o Tank, cujo nome deriva das máquinas de guerra a época (1917) produzidas.
Em 1932, especialmente desenhado para o Paxá de Marraquexe, surge o modelo Pasha.
Relógios eternos, que ainda se produzem, tal como os relógios da linha "Les Must de Cartier", um conceito criado por Robert Hocq nos anos 70 do século passado.
O Tank Louis Cartier, na sua versão actual, aqui em platina, movimento manual, e um preço a rondar os 17 000 Us dólares.
O Santos 100, movimento automático, aqui em aço, é um dos meus favoritos actualemente.
Preço de venda a ao público a rondar os 4 500 Us dólares.
Comentários
Enviar um comentário