Mourinho (sempre!) polémico

Um excelente exemplo que prova que vários tópicos, ainda que polémicos e sumarentos, não dão necessariamente origem a uma boa notícia.
Mourinho entrou em polémica (qual é a novidade?), desta vez num "chat" de adeptos do Inter,  (1)quando deixou claro que o Inter luta sozinho contra várias forças (já o tinha dito antes); (2) quando reforçou que não gosta do futebol italiano (a sério?!); (3)quando criticou o Calcio («Luta pelo título não é a três, é de uma equipa contra muitas outras coisas»); (4)quando demonstrou, pela enésima vez, a sua teimosia e dificuldade em admitir erros (está-lhe no DNA); (5)quando "namorou" o futebol inglês ("quando é que despedem o Benitez para eu ir treinar o Liverpool?").
(1) É evidente que os italianos não gostam de Mourinho e que Mourinho não gosta de Itália e dos italianos.
Mourinho afirma que gosta do Inter (só faltava dizer que não gosta de quem lhe paga principescamente!), mas, na verdade, nem do Inter gosta.
Gosta de alguns jogadores do Inter (Sneijder, Milito, Eto'o), mas não gosta do conjunto, e tem ali muitos jogadores que não são nada o seu género.
Balotelli é só o exemplo mais flagrante.
(2) O futebol italiano, depois do Calciocaos transformou-se na antítese do que Mourinho quer neste momento da sua carreira.
Sempre foi um futebol calculista.
A esse calculismo, junta-se agora uma ausência de génios, uma enorme sensaboria, um arrastar da competição, pouca emoção e polémica.
Estão ausentes os nutrientes que o treinador José Mourinho considera essenciais à sua sobrevivência e felicidade.
(3) Marcello Lippi será a voz que exterioriza de modo mais veemente o sentimento anti-Mourinho e anti-Inter.
Os italianos estão fartos de ver o Inter ganhar, e não estão a gostar nada de ver um treinador estrangeiro ganhar em Itália e, ainda por cima, menosprezar o campeonato e os adversários.
Mas o que é que esperam se as principais figuras das grandes equipas, potencialmente concorrentes do Inter, são veteranos em final de carreira (Totti, Ronaldinho, Del Piero), com o rabo pesado?
(4) Contra todas as evidências, Mourinho recusa-se a admitir que ter contratado Quaresma foi um erro tremendo (só o fez uma vez, e foi para espicaçar o "Mustang", algo que também não aconteceu).
Quaresma, desde que abandonou o Porto, nunca mais fez um bom jogo.
E oportunidades não lhe faltaram.
Falta-lhe garra, vontade, juízo, capacidade.
Mourinho diz que Quaresma faz grandes treinos.
Não interessa nada fazer grandes treinos se depois faz jogos miseráveis.
Ao ler as declarações de Mourinho, fiquei com a sensação que ele tem andado a escutar Jesualdo quando o treinador do Porto fala de Mariano!
(5) Sem novidades também o facto de Mourinho querer voltar à Premiership.
Ali sim há emoção a rodos, polémica, adrenalina, golos, grandes craques, uma imprensa terrível, grandes treinadores, um público vibrante.
Não pode, nem quer!, voltar para o Chlesea, com Abramovich à frente do clube, porque o excêntrico milionário russo não percebe que, com Mourinho, só está ali para passar cheques gordos.
A mesma coisa com os árabes no Manchester City.
Não pode ir para o United e para o Arsenal porque Sir Alex e Wenger só sairão se, e quando, quiserem (realmente, é outra cultura...).
Resta o Liverpool, porque Mourinho também não quer uma equipa do meio da tabela.
Benitez já anda ligado às máquinas há algum tempo.
O Benfica pode ajudar a desligá-las, e Mourinho estará a torcer para que isso aconteça.
Já Espanha não lhe agrada muito.
Em Espanha, só o Real ou o Barcelona.
Com o Barcelona, ainda há pormenores mal contados e por resolver.
E há Guardiola em estado de graça.
Com o Real, há dois problemas - Florentino Pérez, e, sobretudo, Valdano.
Mourinho ter estes dois "tutores" é impensável.
Com Florentino Pérez a escolher jogadores (galácticos) e Valdano a mandar no clube, mais do que o treinador, não há espaço para Mourinho.
E José Mourinho, infeliz em Itália, de quando em vez, desabafa.
E agita as águas, como tanto gosta e necessita.
Ao mesmo tempo que chama por Inglaterra, para ver se Inglaterra chama por ele.
Nada de novo, não é notícia, mas é matéria suficiente para escrever este post, com este tamanhão.
Este Mourinho é um génio!!

Comentários

Mensagens populares