RAEM - vinte anos depois os quintais estão de volta



A RAEM (Região Administrativa Especial de Macau) está à beira de completar vinte anos.
Uma bonita idade, a idade dos sonhos, dos desvarios, de uma fase que termina e de outra que está prestes a começar.
É assim connosco, humanos, mas será assim também com uma cidade que faz parte de um projecto único e inovador na História?
Quando os famosos “intes” estão ao virar da esquina, a RAEM mudou muito em relação à tímida cidade que era quando passou a ostentar o título de Região Administrativa Especial.
E mudou em tudo.
Até no que era então considerado fundamental.
Quantas vezes não ouvimos, os que cá estavam e têm memória, que a “política dos quintais” tinha acabado?
Curioso que esse desígnio tenha ficado perdido algures no caminho.
Se houvesse dúvidas acerca dessa alteração profunda, as notícias rocambolescas deste fim-de-semana teriam dissipado as mesmas.
Escolas que se queixam de barulho e poluição provocados por autocarros de turismo que servem um qualquer estabelecimento com aspecto manhoso e são aconselhadas oficialmente a fechar as janelas e comprar vidros duplos?
Normalíssimo porque são atribuições de duas entidades diferentes.
Por acaso pertencentes ao mesmo Executivo e à mesma Tutela...
Vinte anos depois a “política de quintais” está de volta e em força.`

Comentários

  1. Pedro,
    O tempo de existência de um
    lugar guardam muitas histórias
    e relevam a maturidade ou não de
    seus governantes.
    Lá no Espelhando as fotos
    da postagem são relativas a um
    espetáculo de uma professora de
    dança do ventre e sua turma.
    Eu conhecia a professora em questão
    e fui convidada para assistir, uma vez
    lá ela me surpreendeu com a honra
    do convite para integrar o espetáculo
    interpretando uma belíssima poesia.
    Foi uma linda experiência pois amo
    o palco.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela dança é super sexy.
      Já estes comportamentos são aberrantes e irritantes.
      Bjins

      Eliminar
  2. Quando se quer crescer mais do que é aceitável, há sempre um preço a pagar.
    Neste momento há uma feira do livro em Macau em que é homenageada a Sofia de Mello Breyner, a não perder meu amigo, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Festival Rota das Letras, Francisco.
      O Miguel Sousa Tavares foi embora ontem.
      Muito surpreendido com o que veio encontrar.
      Essa é a primeira razão para não deixar descambar Macau sem dizer nada.
      Macau deu-me tudo.
      Não sei onde será o meu futuro, tenho a certeza que nunca vou esquecer Macau.
      Aquele abraço

      Eliminar
  3. Gostei de ler:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  4. As promessas nem sempre se concretizam...

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Estão as duas intelejumências a conversar, João Paulo de Oliveira

      Eliminar
  6. Ao ler...este artigo, lembrei-me da canção:
    O Meu Primeiro Amor
    Amália Rodrigues

    Ai quem me dera
    Ter outra vez vinte anos
    Ai como eu era

    OK 20 é pedir muito
    mas gostaria de voltar aos 40 e mudar tudo
    se eu pudesse...

    Uma bonita idade, a idade dos sonhos, dos desvarios,
    de uma fase que termina e de outra que está prestes a começar.
    Podemos COMEÇAR SEMPRE
    mas depois dos 60 já não há muitas forças para começar tudo de novo!

    Amigo Pedro
    muito grata pelas visitas aos meus blogues
    e comentários
    acho que há um blogue meu que, o Pedro não visita
    será porque não sabe da sua existência?
    Aqui vai:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Boa semana para si
    bjs da Tulipa

    ResponderEliminar
  7. Um grande preço a pagar pela mudança e elo crescimento
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Toda a ajuda é necessária

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que crescimento, crescimento desordenado, Kique.
      Aquele abraço

      Eliminar
  8. 20 anos é um marco de vitalidade e aprendizagem.

    ResponderEliminar
  9. Uma grande interrogação, sem dúvida.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu quintal, no teu quintal, João Menéres.
      Precisamente o que nos diziam repetidamente que nem pensar.
      Aquele abraço

      Eliminar
  10. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    BORROWERS APPLICATION DETAILS


    1. Name Of Applicant in Full:……..
    2. Telephone Numbers:……….
    3. Address and Location:…….
    4. Amount in request………..
    5. Repayment Period:………..
    6. Purpose Of Loan………….
    7. country…………………
    8. phone…………………..
    9. occupation………………
    10.age/sex…………………
    11.Monthly Income…………..
    12.Email……………..

    Regards.
    Managements
    Email Kindly Contact: (urgentloan22@gmail.com)

    ResponderEliminar
  11. Meu amigo, todo crescimento tem seu preço.

    Abraço, meu querido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é demasiado elevado e desnecessário, Cleo Gomes.
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares