Vacinação em curso




Continuo a não perceber a política do Executivo de Macau.
Agora, e mais uma vez, na vacinação da Covid-19.
Já está disponível a quarta dose, o famoso booster, para os grupos mais vulneráveis.
E brevemente ficará disponível para todos.
Este foi o anúncio.
Acompanhado de mais um apelo à vacinação.
Seco, recorrendo às mesmas campanhas publicitárias, aos mesmos slogans imberbes.
O Executivo de Macau, na minha modesta opinião, não aprendeu a lição.
Quando há muitas pessoas não vacinadas, ou só com uma dose ou duas, falar assim numa dose de reforço é algo estranho e precipitado.
Desde cedo se percebeu que uma grande fatia da população de Macau era avessa às vacinas da Covid, tinha medo.
E desde cedo também ficou claro que o Executivo não iria tornar a vacinação obrigatória.
Directa ou indirectamente.
A alternativa seria oferecer algo em troca, dar um “rebuçado”.
Que passaria por uma maior liberdade de movimentos para os vacinados, estou em crer.
Mas que o Executivo não deu quando anunciou a dose de reforço.
O que é que mudou que possa levar os renitentes a quererem agora o que sempre recusaram?
O surto que afectou Macau??
Não creio que seja o suficiente para alterar a postura de quem recusa a vacinação.
Mas confesso que ficaria muito feliz se me provassem que estou errado.

Comentários

  1. Lembro-me de uma expressão que talvez se aplique... "não andam nem desandam".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo perceber, Catarina.
      Talvez o defeito seja meu...

      Eliminar
  2. Confesso que estou a apreciar este curto hiato em que não há vacinas em curso, pouco se vêem as máscaras e os media se calaram com o assunto (ainda que os fogos sejam de flagrante aflição e também de descrença nos homens e nas suas promessas). Lamento que não exista trégua em Macau. Ela é necessária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A política errática de Macau deixa-me revoltado e triste, bea.
      Não acertam UMA.

      Eliminar
  3. Deve ter muita vacina sobrando depois do alarde da ativação do vírus. Tomei a primeira dose por falta de opção e logo veio outra dose... Acostumada com vacinas anuais já achei demais ser picada à todo tempo, ainda mais quando o vírus mutou e se transformou em outra coisa. Enfim, agora só tomo vacinas não "emergenciais". Será que sou negacionista? Não. Acreditei até demais! Mas não sou uma pessoa que possa seguir pois a minha realidade é diferenciada de Macau. Como anda a endemia por aí?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A liberdade de escolha, desde que não afecte outros, é a minha bandeira.

      Eliminar
  4. Aqui as tres doses so foram obrigatorias para trabalhadores em certos ramos - educacao, viagens, saude, minas e restauracao. Quem nao se vacinou perdeu o emprego! Eu ja apanhei a quarta dose, porque ia viajar, mas mesmo assim apanhei Covid, mas so tive 2 ou 3 dias com dores garganta e nada mais.

    ResponderEliminar
  5. Continuamos basicamente fechados há quase três anos.
    E com muito poucos casos.
    Teimosia e ignorância.

    ResponderEliminar
  6. Por cá o cenário é bem diferente e a dita quarta dose já foi administrada aos mais vulneráveis e como tal a minha mãe que está num lar já a levou. Também decorre a vacinação também os imigrantes e ou emigrantes que procuram refúgio ou que venham trabalhar.
    Quando me chamarem eu irei sem reticências.
    Coitado de vocês e de facto não se entende essas políticas.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completo desnorte, Fatyly.
      Eu também vou levar a quarta vacina quando for a minha vez.
      Mas deviam estar preocupados com quem não tem nenhuma ou só uma.
      Beijos

      Eliminar
  7. Eu já fui informado para levar a 4ª. dose no dia 27 do mês em curso.
    Boa semana caro amigo Pedro Coimbra. Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Por aí paga o justo pelo pecador.
    Por cá desde que tenhamos os certificados de vacinação, podemos viajar.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era isso que devia acontecer, Manu.
      Com cabeças duras não dá.
      Beijos

      Eliminar
  9. Macau exagera, é um facto. Por causa do 'chefão' ou apenas porque sim?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque somos mais papistas que o Papa, António.
      Hong Kong propõe alternativas a Pequim, Macau segue cegamente o que Pequim recomenda.
      E vai para além disso.
      Abraço

      Eliminar
  10. Que vou dizer eu, que não quis vacinarme? Em boca fechada não entram moscas, e pide que não entrem virus.
    A saudade é muito comúm nos paises luxófonos. Galiza cuasevse considera.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Teresa Palmira Hoffbauer

    UM
    DOIS
    TRÊS
    Foi a conta que Deus fez!!

    Não tomo a quarta vacina.
    Não tenho medo do covid-19
    Tenho sim, de morrer de frio no inverno.
    O inverno alemão não é para brincadeiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser terrível é que o bandido russo faz chantagem com o fornecimento de gás, Teresa.

      Eliminar
  12. Ainda hão-de querer a vacina e hão de a pagar!
    -
    Beijos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nem à borla e com dispensa de trabalho a levam...
      Beijos

      Eliminar
  13. Tenho duas doses e duas infecções.
    Estou de férias no Algarve e é como se nunca tivesse havido pandemia.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mundo está a viver COM a pandemia.
      Excepto a China e Macau.
      Abraço

      Eliminar
  14. Infelizmente aí por Macau, mesmo que hajam muitos outros reforços da vacina, se houver 1 caso o governo fica em pânico e fecham tudo novamente. Penso que é um pouco difícil viver assim, sempre com receio que surjam novos casos e voltem a ficar ainda mais enclausurados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Vamos a ver se consigo que a minha mãe tome a quarta dose no mês que vem... sem sobressaltos, dado que ainda esta a deixar passar o intervalo após contágio... cada vez mais curto... de 6, passou para 4 meses.
    Mas uma coisa é certa... desde o começo do covid que as taxas de mortalidade em todas as faixas etárias continuam bem altas... e ainda não têm explicação para tal...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares