Macau está doente



Macau está doente, muito doente.
E a enfermidade é bem mais profunda e grave que a Covid-19.
Macau perdeu a alma e o coração.
Só uma cidade sem alma e coração protesta contra a possibilidade de distribuir umas migalhas a quem delas mais necessita.
E recusa essas migalhas com o pretexto de o destinatário não possuir um cartão.
Quem aqui trabalha, quem faz o que nós não queremos fazer, é abandonado nos momentos de maior necessidade e aflição.
Muito mais do que com o Executivo e a Assembleia Legislativa estou triste e zangado com a população de Macau.
O Executivo e a Assembleia Legislativa limitaram-se a fazer o que fez Pôncio Pilatos, lavar as mãos.
O alarido contra a possibilidade de matar a fome aos que aqui trabalham veio da sociedade.
A Macau que acolheu e alimentou os refugiados de tantas guerras, com muita dificuldade, deu lugar a uma cidade sôfrega na busca de mais e mais dinheiro.
Para mim, só para mim.
O outro está cá por favor para me servir.
O egoísmo, o ser humano empedernido, tomaram conta da que já foi Cidade do Santo Nome de Deus.
Estou triste, revoltado e apreensivo.
Triste e revoltado porque esta não é a Macau que eu tanto amei.
Apreensivo porque esta Macau, longe da retórica vazia, segue o caminho oposto a uma sociedade harmoniosa.
A harmonia só se alcança com solidariedade, quando todos vêem as suas necessidades mais básicas satisfeitas, quando há justiça na repartição da riqueza.
Macau está doente.
E este sim é um vírus letal.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. É de lamentar profundamente que os menos privilegiados – numa altura de maior carência, como diz – sejam abandonados pela população residente.
    A solidariedade só se pratica – no caso de alguns - quando é conveniente, quando está ao serviço dos seus próprios interesses.
    Compreendo o seu desalento e por estar tão dececionado com uma cidade que tanto engrandecia no passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta não é a mesma cidade, Catarina.
      Mudou tudo em tão pouco tempo.
      Deprimente o que vou vendo.
      Isto não é Macau já é outra coisa qualquer.

      Eliminar
  3. Não tenho palavras para comentar tanta desilusão.
    Sobre Macau, diga-se a propósito: 'quem te viu e quem te vê'.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Não é só Macau que está doente o rasto do mundo também, infelizmente.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Bom dia amigo
    Talvez haja ainda uma réstia esperança de salvar Macau e o mundo .
    Vamos ter fé .

    JR

    ResponderEliminar
  6. Fiquei triste ao ler o seu desabafo, já que também eu tive uma óptima impressão dessa terra quando aí estive e agora ler sobre a doença que sofre, deixa-me constrangida.
    Haja fé, dias melhores virão.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente tenho sérias dúvidas que melhores dias venham, Manu.
      Beijos

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Chegámos a um ponto de insensibilidade que me choca, bea.

      Eliminar
  8. Bem, eu penso que começa a ser um mal geral.
    Fiquei emocionada com o seu texto! :/
    -
    "Sem querer dizer adeus.."

    Beijos__________Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhar só para o nosso umbigo é a pior forma de egoísmo.
      Beijos

      Eliminar
  9. Olá Pedro,
    Se as cidades mais ricas do mundo perdem a sua alma,
    que nos resta acreditar em quê? ou seja tanto dinheiro não compra valores humanos
    alguém gostará de ver este filme de
    1958 quando Macau acolhia refugiados chineses:
    https://
    www.youtube.com/watch?v=_k0wgfYT_B0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Macau sempre foi porto de abrigo, Angela.
      Sempre teve as portas abertas.
      É esse o significado do nome (Ou Mun) e dos caracteres que o identificam.
      Agora é esta coisa estranha.

      Eliminar
  10. O virus da desumanidade é bem mais grave e mortal do que outro qualquer!!

    ResponderEliminar
  11. Faço votos que a grave doença por que está passar Macau ainda tenha salvação.

    ResponderEliminar
  12. admit Pedro that Macau might caught this disease from world who carrying it since ages . don't you feel world has been divided into two parts one is priviliged and other is fuel to keep it this way

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares