UM DIA ESTA DOR VAI NOS SER ÚTIL (Tolentino Mendonça)




A FOME ESTÁ DE VOLTA À EUROPA E INSINUA-SE COMO UM FANTASMA JUNTO DE PESSOAS E FAMÍLIAS QUE, HÁ APENAS SEIS MESES, NÃO SE PENSARIAM JAMAIS EM SITUAÇÃO SEMELHANTE

Não saímos ainda da pandemia, a verdade é essa. E como não a podemos remover da história concreta deste nosso presente com a facilidade que desejaríamos, a tentação atual é a de a removermos dentro de nós, ensaiando uma espécie de negação. A realidade é o que é, sabemo-lo bem, mas passamos a interpretá-la de uma forma mais aceitável para nós. As imagens do formigueiro humano que desagua nas praias (se não numa zona do país, noutra) ou se estende prazenteiramente pelas esplanadas mostra essa necessidade irreprimível de consolação. Não se trata de negar os factos ou de distorcer os números. Trata-se sim de uma operação que pode parecer de pura sobrevivência interior: expostos por um tempo longo a uma dura prova, a dada altura preferimos simplesmente bloquear o impacto da situação externa no nosso mundo emocional. É um mecanismo recorrente de distanciamento do real, que permite um certo alívio. Não queremos ouvir falar do problema ou tentamos reorientar a ameaça que ele representa, convencendo-nos que os grupos de risco são sempre os outros. Em parte foi isso que aconteceu quando se dizia que as pessoas de risco eram unicamente os idosos ou que existiam regiões mais imunes do que outras.

As experiências dolorosas podem tornar-se oportunidades para redescobrir que a vulnerabilidade também nos ensina coisas de que precisamos. Mas é necessário que não enxotemos depressa demais essas experiências para debaixo do tapete. Mais do que fugas precisamos de resiliência, conscientes da gravidade desta hora. Mais do que nos precipitarmos numa mudança de assunto (porque coletivamente chegamos a uma exaustão psíquica provocada pelo mesmo martelar monotemático em todas as frentes), seria importante elaborá-lo em profundidade, e isso só acontece se tivermos a coragem de o fazer emergir. Mais do que nos escondermos uns dos outros, apostados numa gestão individualista da questão, torna-se indispensável que nos encontremos num discurso de comunidade.


Expostos por um tempo longo a uma dura prova, a dada altura preferimos simplesmente bloquear o impacto da situação externa no nosso mundo A pandemia não tem só vítimas diretas. A quantidade de vítimas secundárias não cessa de crescer numa crise que não é apenas sanitária, mas também económica e social. É cada vez emocional

A pandemia não tem só vítimas diretas. A quantidade de vítimas secundárias não cessa de crescer numa crise que não é apenas sanitária, mas também económica e social. É cada vez mais manifesto que a pandemia nos empobreceu terrivelmente. A fome está de volta à Europa e insinua-se como um fantasma junto de pessoas e famílias que, há apenas seis meses, não se pensariam jamais em situação semelhante. Os dados dos bancos alimentares, das Cáritas e das muitas associações que estão no terreno a distribuir bens de primeira necessidade, são clamorosos. Ouvi recentemente aos responsáveis de uma delas o seguinte testemunho: “As nossas previsões iniciais é que este socorro alimentar seria necessário até finais de abril ou até maio no máximo, e que os números começariam pouco a pouco a baixar. Ora, estamos em pleno verão e os números continuam a aumentar, o que nos deixa muito preocupados com o que virá aí no próximo outono.” Cresceram não só os indicadores de pobreza relativa mas também os de pobreza absoluta. Jovens e idosos, desempregados e trabalhadores precários, nacionais e imigrantes deixaram de poder fazer face às suas despesas essenciais.

Por isso, a pergunta mais urgente não é quanto tempo precisamos (um ano, dois anos, quatro anos?) para voltar à situação em que estávamos. A pergunta mais premente é: como é que esta dor nos pode ser útil? E a resposta é inequívoca: se redescobrirmos o sentido do próximo. Se este aluvião nos ensinar a nadar no campo da atenção solidária à vida frágil, tal como se declina em nós e nos outros.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ai Pedro, Pedro é tão bom escrever e Tolentino fá-lo muito bem e a dor que senti numa guerra civil estúpida onde havia apenas "solidariedade no repartir do pouco que tínhamos" foi uma mais valia na minha vida, porque se já o era passei a ser ainda mais.

    Mas nesta nova realidade que em nada é estranha para mim - excepção feita ao vírus - o comportamento humano dos gananciosos, utilizadores dos mais frágeis num tal trabalho precário numa "natação competitiva do mais e mais" num "aluvião" que metia dó é o que mais me incomodou e incomoda e a Igreja Católica tem estado muito mal daí eu ter deixado há muito de frequentar cerimónias e palestras que nada me dizem. Digo isto por ter vindo a descoberto o gamanço de bens essenciais para os que mais precisam, os dinheiros de todos desviados para os bolsos de quem mais tem e o aproveitamento dos que praticam a corrupção sem vergonha alguma.
    O Estado ajuda as Misericórdias e o que está a acontecer e ou aconteceu nos Lares, Centros de Dia e Infantários? E antes desta pandemia quem fazia os cabazes para os mais necessitados sobretudo na minha paróquia ...era uma vergonha assistir como eu assisti enquanto aguardava pelo atendimento ao casal que lá levava...ao gamanço. Poupem-me por favor em palavras solidárias num arranjo floral tão bonito mas olhando para o terreno há sim quem seja verdadeiramente solidário e que faz obra, mas há os tais...que...enfim!

    Esta dor que sinto não me faz pensar no futuro tal como fiz no passado, mas leva-me apenas a ser o que sou e não sei deixar de ser quem sou...no dia-a-dia não com palavras mas gestos, muitos gestos e aí talvez a dor abrande mas com receios de mais violência e corrupção, porque de facto o dinheiro está muito mal distribuido mas contra isso nada posso fazer.

    Não sei se me fiz entender porque tudo isto me incomoda e escrevi com os olhos marejados de lágrimas...e peço desculpa se houver erros.

    Beijos amigo e um bom dia extensível aos teus

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Papa Francisco tenta, como já tinha tentado João Paulo I, reverter essa ostentação da Igreja.
      Mas não consegue.
      Gente desprendida, que realmente auxilia o próximo, é uma honrosa excepção.
      Beijos

      Eliminar
  3. "As experiências dolorosas podem tornar-se oportunidades para redescobrir que a vulnerabilidade também nos ensina coisas de que precisamos. "
    Li a crónica no jornal e sublinhei quase tudo...
    Magnífica, como sempre!
    Beijo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares