"Não ao machismo", diz Francisco por ANSELMO BORGES DN 02MAIO2015


Celebra-se amanhã o Dia da Mãe. O que aí fica quereria ser uma homenagem às mulheres, mães ou não.
1 Discute-se sobre as razões do facto, mas o facto é que em quase toda a parte as mulheres foram inferiorizadas ao longo da história. Os homens ficaram hierarquicamente com o primeiro lugar.
As razões são muitas. Os homens dominaram por causa da força física, o que não significa que as mulheres não sejam mais resistentes. Por causa da maternidade e dos cuidados com as crianças, as mulheres ficaram mais dependentes. A menstruação e a impureza ritual acabaram por marginalizá-las. Paradoxalmente, a marginalização provinha também de algum ciúme da parte dos homens: afinal, da vida percebem elas, que a vivem no seu interior; como compensação, os homens foram para a exterioridade da guerra e dos grandes "feitos", de que fala a história, ignorando as mulheres. Até há línguas que subordinam as mulheres; no caso da língua portuguesa, o seu funcionamento sexista é claro: para acederem à sua identidade humana, as mulheres fazem-no pelo uso do genérico "homem"; a mulher é ser humano pela mediação do masculino. A socialização religiosa, com todas as suas consequências, faz-se no masculino: uma menina é baptizada em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e será confrontada com uma hierarquia masculina: o padre, o bispo, o cardeal, o papa. Também o desconhecimento científico contribuiu: a descoberta do óvulo feminino deu-se apenas em 1827, o que significou que a mulher era considerada passiva na geração, levando, por exemplo, São Tomás de Aquino a afirmar que a mulher não pode ter poder na Igreja nem pregar. Uma das razões da misogenia é, segundo F. Lenoir, o prazer feminino, "essa grande intriga para o homem": o homem tem "ciúme do gozo feminino, pois é infinito, enquanto que o do homem é finito. Há uma espécie de abismo do gozo sexual da mulher que mete medo ao homem e o contraria".
2 No século passado, deu-se uma revolução em ordem à emancipação e igualdade da mulher. Para isso, foram decisivas as duas guerras mundiais, pois fizeram que as mulheres ocupassem lugares profissionais até então reservados aos homens, que partiam para a guerra e, lentamente, conduziram ao acesso a todos os níveis de estudos e à autonomia económica. Igualmente importante foi a autonomia sexual proporcionada pelo que normalmente se chama "a pílula", um meio mais eficaz para a separação entre actividade sexual e gravidez. A emancipação feminina constituiu, no meu entender, uma das maiores transformações sociais dos finais do século passado, cujos efeitos nos vários domínios - compreensão da sexualidade, família, trabalho... - estão ainda em curso.
3 Foi neste contexto que começaram as justas reivindicações das mulheres também no domínio religioso, contra o modelo patriarcal discriminatório. A Igreja católica, contra a vontade de Jesus, não constituiu excepção e é actualmente uma das últimas grandes instituições machistas do Ocidente. Com o Papa Francisco, abrem-se algumas portas. Acaba de denunciar o machismo: "Pensemos nos excessos negativos da cultura patriarcal e nas múltiplas formas de machismo, onde a mulher é considerada de segunda classe." E: "Temos de fazer muito mais para que a voz da mulher tenha um peso real na sociedade e na Igreja." Tem-se desdobrado em discursos e actos a favor das mulheres, denunciando "a sua condição subalterna na Igreja". Com escândalo de muitos, lavou os pés a duas mulheres numa prisão, colocou uma mulher na presidência da Academia Pontifícia de Ciência Sociais, nomeou cinco para a Comissão Teológica Internacional, quer que se reflicta "sobre o possível papel da mulher nos lugares onde se tomam as decisões importantes", o que permite pensar na nomeação de mulheres para a presidência de alguns ministérios na Cúria Romana. Acaba de denunciar o "escândalo" de as mulheres ganharem menos: "Para trabalho igual salário igual."
Falta a abertura ao sacerdócio ordenado, a que nem a Bíblia nem o dogma se opõem. Karl Rahner, talvez o maior teólogo católico do século XX, escreveu: "A prática da Igreja católica de não ordenar mulheres para o sacerdócio não tem nenhum conteúdo teológico obrigatório. A prática actual não é um dogma." Foi seguido pelo cardeal Karl Lehmann, durante muito tempo presidente da Conferência Episcopal Alemã, e pelo cardeal José Policarpo, entre outros. O cardeal Carlo Martini visitou em 1990 o então arcebispo de Cantuária, George Carey, dizendo-lhe que a sua abertura ao sacerdócio feminino poderia ajudar os católicos a serem "mais justos com as mulheres"; por esse motivo e outros, "os homens da Igreja têm DE pedir perdão às mulheres". Uma questão de direitos humanos.

Comentários

  1. Um artigo interessante e gostei!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vindo de Anselmo Borges não é nada surpreendente, Fatyly.
      Beijocas

      Eliminar
  2. Enquanto o meu glorioso Benfica não tiver duas mães á defesa e três candidatas a mamã ao ataque todos estes argumentos, eclesiásticos ou outros, não deixam de valer mais que um traque, com que se premeiam as boas intenções deste reverendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aguerreiro,
      Procure no Youtube a intervenção de Emma Thompson na ONU.
      O tema é o feminismo (HeForShe).
      Vale a pena.

      Eliminar
  3. Anselmo Borges é um Homem e um Sacerdote que admiro e respeito , além de lhe estar grata pelas posições que toma.a favor da Mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um grande admirador de Anselmo Borges.
      que, como já aqui referi, espero conhecer pessoalmente, através do meu pai, numa próxima visita a Portugal.

      Eliminar
  4. ~~
    A crónica mais interessante que li nos últimos tempos!


    ~ Temos nuvens, novamente e ando adoentada...

    ~~~~~ Dias primaveris muito agradáveis. ~~~~~

    ~~~~~~~~ Beijinhos. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nuvens e esses problemas de saúde vão passar rapidinho, Majo.
      Pozinhos de perlimpimpim desde Macau.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Também li este texto no DN e achei o máximo!!
    Muito bem escrito - como é habitual no Pe Anselmo - e, desta vez, de mais fácil leitura já que não entra pela filosofia - disciplina que o autor versa com uma maestria que me deixa um bom bocado para trás...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anselmo Borges foi mestre do meu pai na Faculdade em Coimbra (o mau pai é mais velho que ele).
      Uma pessoa extraordinária que espero realmente ter o prazer de conhecer pessoalmente numa próxima visita a Portugal.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Um homem sem teias de aranha. Escreve sempre com muita objectividade sobre temas que a Igreja tradicional gosta de ver bem fechados no baú da peste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anselmo Borges é uma voz desempoeirada, atenta, livre.
      Aquilo que quero ver na Igreja, Agostinho.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares