Os amigos da blogosfera

Criei este blogue há relativamente pouco tempo.
Gosto de ler, gosto de escrever, gosto de comunicar.
Pouco a pouco, percebi que, mais do que ter o tal espaço de liberdade criativa que já aqui referi quando o Miguel Sousa Tavares resolveu (mais uma vez!) apoucar os blogues e a blogosfera, tinha entrado num espaço onde se vão forjando amizades de um modo natural.
Sem obrigações, sem compromissos, cria-se o hábito de "visitar os amigos", de entrar em contacto com eles, de receber as opiniões e as críticas que nos alegram e enriquecem.
E, sem que nada me obrigue a tal, diariamente, ou quase, lá vou visitar "a malta de Macau".
Os mais antigos, o Leocardo no Bairro do Oriente, o Arnaldo no Exílio de Andarilho, El Comandante no Hotel Macau, a minha amiga Smas nas Experiências na Cozinha, o João Botas no Macau Antigo, VICI no MACA(U)quices (o Nuno Lima Bastos e o José Carlos Matias estão preguiçosos!).
Recentemente, e graças a um artigo no "Ponto Final", descobri o Caderno do Oriente, o Chop Suey Macau, o Contemplando o Jazz, o Espaço Paramangas, o Macau Daziabao, o Macaulogia, The Real Macau Food Guide.
Ainda pelo Oriente, sempre que posso, dou uma saltada até à China, ao tinta da china da Isabel Castro (também está preguiçosa!), ao ruinix na república popular da china.
E ao Reino do Sião para ler o CombustõesO Mar do Poeta
Em Portugal não se dispensam o Delito de Opinião, o Jornal do Pau Para Toda a Obra, o Oeiras Local, o Crónicas do Rochedo, o Do miradouro, o 31 da Armada, o Arcebispo de Cantuária, o Bicho Carpinteiro, o Corta-fitas, o hoje há conqulihas, amanhã não sabemos, o manufacturas, o dono da loja, o Plomb du Cantal, Portistas de Bancada, portugal dos pequeninos, quando não souberes copia, Sem Pénis nem Inveja e Viagens Lacoste.
E ainda há o Glórias do Calhabé e o Pardalitos do Choupal da minha Coimbra.
E assim fui "conhecendo" o Pedro Correia e o  João Carvalho, o João Severino, a Isabel Magalhães, o Carlos Barbosa Oliveira, o João Soares, a Austeriana, o Francis, a Manufactura.
Contacto com eles regularmente, divertimo-nos com os mais variados temas, ouvimos boa música, vemos bons filmes, lemos bons livros, partilhamos umas anedotas e uns cartoons.
Mas também damos umas porradas, sem sermos caceteiros ou trauliteiros, na literatura de cordel, nos pasquins sensacionalistas, nos politiqueiros, nos "fazedores de opinião", seja lá essa porra o que for.
E já não imagino passar os meus dias sem estes meus amigos.
Creio que os Miguel Sousa Tavares deste Mundo ainda não tiveram esta experiência gratificante.
Se a tivessem tido, de certeza que não diziam aqueles disparates.
Em vez disso, criavam um blogue.

Comentários

  1. Com uma vantagem adicional. Basta um clique para dar lixo. Sem poluições atmosféricas ou mentais. Á boa maneira transmontana "entre quem é".

    ResponderEliminar
  2. Abaço e bem vindo ao mundo 'blogosférico'. João Botas do blog Macau Antigo

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, obrigado por me incluir no seu roteiro. Também já me habituei a vir aqui quase diariamente. Juntamente co o Exílio do Andarilho, são os dois blogs de Macau que visito de forma assídua.
    Quanto ao post, fez-me lembrar o Pedro Rolo Duarte que, tal como o MST dizia cobras e lagartos dos blogs e hoje, não só tem um blog, mas também faz um programa sobre blogs na Antena 1. Mudam-se os tempos...
    Um abraço e uma Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  4. O cronicasdorochedo é mesmo uma visita diária, Carlos.
    O blogue do Pedro Rolo Duarte também está na minha barra lateral mas não tenho o hábito de lá ir.
    Agora fiquei curioso...
    Um abraço e Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Pedro,

    Saudações de Portugal (neste momento, algures no Norte a repousar um pouco)! Bem gostaria de ir actualizando o meu "O Protesto", a que tantas horas dediquei ao longo de incontáveis serões, mas não tem havido, simplesmente, tempo para isso. Ainda estou a tentar reorganizar-me por estes lados e os assuntos para resolver e reaprender ao fim de quinze anos fora são tantos que mal sobra tempo para me lembrar que tenho um blogue, ainda que as saudades de Macau estejam sempre presentes.

    Boa Páscoa e continuação de bons "Devaneios"!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Um abraço Nuno e uma Santa Páscoa.
    Fico à espera de actualizações n'O Protesto.
    Votos de que tudo corra pelo melhor aí em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Boa Páscoa e um abraço, Pedro.

    J.C. (DELITO DE OPINIÃO)

    ResponderEliminar
  8. O seu blogue é obrigatório. Há coisas que acontecem em Macau que só podem ser lidas num blogue sério como este. Agradeço a referência ao PPTAO, que infelizmente está cada vez mais desinteressante porque eu começo a não ter forças para aturar a imbecilidade e os filhos da fruta.
    Grande abraço e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  9. Não está desinteressante coisa nenhuma João!
    Vou lá todos os dias e dá-me um grande gozo.
    Um abraço e Santa Páscoa

    ResponderEliminar
  10. ...gracia e boa páscoa...manda notícias de como aí se festeja...

    ResponderEliminar
  11. Caro Pedro Coimbra;

    Creia-me sensibilizada e agradecida com a menção ao Oeiras Local. Não apenas pelo O.L. mas pela tal empatia que vai nascendo - e crescendo - entre blogAmigos.

    renovo os votos de uma Santa Páscoa.

    Bj. pascal.

    IM

    ResponderEliminar
  12. Um Abraço, Pedro. Agradeço a generosidade da referência! Subscrevo a sua apreciação quanto às trocas de ideias na blogosfera! :)))
    Excelente Páscoa!

    ResponderEliminar
  13. Um Santa Páscoa para todos.
    Os festejos aqui são iguais aos festejos em Portugal.
    Estou a referir-me à comunidade católica, que é grande, e, curiosamente, crescente.

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigado pela referência, Pedro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares