Ching Ming (Qingming Festival)

Celebra-se hoje o Ching Ming (cantonense), ou Qingming (mandarim), em chinês 清明節, também conhecido por Festival da Claridade, ou Dia da Claridade, Dia dos Antepassados, ou Dia de Limpeza dos Túmulos.
O Ching Ming é uma festividade tradicional chinesa que se celebra no 104º dia após o solstício de Inverno, que coincide com o 15º dia do equinócio da Primavera, e que acontece normalmente no quarto ou quinto dia do mês de Abril do calendário gregoriano.
No calendário lunar, o Ching Ming marca o primeiro dia do quinto período, e é tradicionalmente um dia indicado para as pessoas saírem à rua, celebrarem a Primavera e cuidarem dos túmulos dos antepassados.
O Ching Ming é uma festividade cujas origens remontam  há 2500 anos, na Dinastia Tang, com o Imperador Xuanzong, no ano 732, a instituir as celebração oficial da data como consequência do facto de se vir detectando que os cidadãos mais ricos, como meio de ostentação dessa riqueza, virem, cada vez com maior frequência, a celebrar de forma extravagante, com grandes festas e dispendiosas oferendas, a memória dos seus antepassados.
Tentando refrear esses ímpetos, o Imperador ordenou que a memória dos antepassados seria formalmente evocada no festival do Ching Ming.
Esta tradição enraízou-se na cultura chinesa e foi observada ininterruptamente durante dois mil anos.
Em 1949, com a ascenção do Partido Comunista ao poder na China, a festividade foi interrompida na China Continental, continuando as suas celebrações apenas em Taiwan, Hong Kong Kong e Macau.
Em 2008, a festividade do Ching Ming foi retomada também na China Continental por ordem governamental, e é feriado oficial na China Continental e nas Regiões Administrativa Especiais.
No Ching Ming é celebrada a memória dos antepassados, com os descendentes a deslocarem-se aos túmulos dos seus ascendentes para rezarem, limparem os túmulos, oferecer comida e chá, queimarem papéis votivos (muitas vezes em forma de notas), podendo ser também queimado incenso e pequenos fogos de artíficio.
Acredita-se que esta é uma forma de apaziguar os espíritos dos antepassados, assegurar-lhes paz e bem-estar, para além de afastar os maus espíritos da proximidade dos seus túmulos.
Na literatura chinesa, é frequentemente citado o poema de Du Mu, precisamente com o título Qinming, e o verso "Uma chuva intensa cai como lágrimas no Dia dos Antepassados" (清明時節雨紛紛), pensamento que se pode explicar por ser esta uma época por tradição particularmente húmida e chuvosa, para ilustrar o significado do Ching Ming.

Comentários

Mensagens populares